sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fait divers


O caso do dia…

Seria fantástico poder dizer que cá pelo norte acontece diariamente algo realmente importante, que justifique uma nota a propósito. Lamentavelmente não é o caso, mas felizmente há exceções que confirmam a regra.

O caso do dia corresponde ao achado de uma âncora, por uma embarcação de pesca, em local não especificado, que pelo aspecto aparenta ter pertencido a uma nau ou galeão com origem nos séculos XVI ou XVII. Não é a primeira âncora que acidentalmente cai nas redes de pesca e muito provavelmente não será a última, contudo nesta circunstancia o estado de conservação é notável, como se demonstra através das imagens abaixo publicadas.





Pelo interesse que os achados deste tipo despertam, para além da cobiça de muitos colecionadores, as autoridades competentes já fizeram a respectiva participação do achado ao Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), pelo que é esperada a vinda de Lisboa do arqueólogo Dr. Adolfo Martins, cuja competência na análise de peças semelhantes certamente permitirá adiantar mais pormenores sobre o achado.
Seria porventura relevante ser traçada uma linha de pesquisa, no local onde foi encontrada esta âncora, na perspetiva futura de vir a ser possível identificar o correspondente destroço.

Sem comentários: