terça-feira, 19 de outubro de 2010

Porto de Leixões (1931)


Ver passar o comboio!

O navio Norueguês “Belnor” sob o comando do capitão Syvertsen, atracou no cais do Molhe Sul (único cais disponível na época, porque as docas foram somente inauguradas nos anos 40), pelas 12.00 horas do dia 17 de Setembro de 1931, procedente de Nápoles, para descarregar 16 carruagens de 1ª classe e 2 furgões, com destino à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte.
O equipamento descarregado foi colocado nos carris do cais, utilizados no serviço de transporte portuário, seguindo acto contínuo rebocados para a estação de caminho de ferro de Matosinhos. O navio chegou consignado à firma Wall, Westrey & Cª., Lda., com sede na cidade do Porto, cabendo as manobras de acostagem e largada aos pilotos da Corporação do Douro e Leixões Srs. Alfredo Pereira Franco e Manuel Pinto da Costa.

Descarga das carruagens

O n/m “Belnor”
1926 - 1956
Armador : Rederi Belnor A/S, Oslo, Norueguesa
Operador : Christen Smith, Oslo, Noruega

Imagem do navio "Belnor"

Nº Oficial : -?- > Iic.: L.F.K.W. > Porto de registo : Oslo
Cttor.: Armstrong Whitworth & Co., Ltd., Newcastle, 01.1926
Arqueação : Tab 2.871,00 tons > Tal 1.673,00 tons
Dimensões : Pp 94,18 mtrs > Boca 14,08 mtrs > Pontal 6,31 mtrs
Máq.: Do construtor, 1925 > 1:Di > 4:Ci > 387 Nhp > 10 m/h
dp "Lise", A. Vollmond, Oslo, Noruega, 1956-1959
dp "Ioanna", G. Goulandris. Piréu, Grécia, 1959-1966
O navio perde-se por motivo de explosão seguida de incêndio, quando se encontrava no porto de Arzew, na Argélia, a 20.09.1966. Tendo ficado irrecuperável, o navio foi afundado 5 milhas a norte das instalações portuárias em 22.09.1966

Estação de caminho de ferro de Matosinhos

Este navio e outros similares foram pensados para o transporte de volumes pesados e de grandes dimensões, tais como locomotivas, carruagens e barcaças, etc. Foram largamente utilizados durante o período de hostilidades correspondente à IIª Grande Guerra Mundial, no transporte de lanchas de desembarque e veículos militares, desde as bases militares Inglesas até aos teatros de guerra no Mediterrâneo e no norte de África, carregando minério nas viagens de regresso ao norte da Europa.
(Apoio informativo e imagens: Nelson Carrera, Santos, Brasil)

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