domingo, 21 de fevereiro de 2010

Navios mercantes Italianos


Navigazione Generale Italiana
1901 - 1931
Génova - Itália

A «N.G.I.» foi uma empresa fundada em 1882, resultante da fusão das companhias proprietárias das linhas Florio, Rubattino e Lloyd Italiano. Abriu sede em Génova, de onde saíam navios de carreira regular com destino ao leste da Europa, pelo menos até Fevereiro de 1901, período em que foi posicionado o vapor misto “Liguria”, a navegar numa linha directa para Nova Iorque, via Nápoles. Foi então estabelecido para este tráfego uma operação conjunta com a linha La Veloce, que viria também a ser absorvida por volta de 1912, permitindo em simultâneo escalar portos na América do Norte, Central e do Sul. Com o aumento da emigração, logo após o armistício da Iª Grande Guerra Mundial, a companhia em pleno auge, passa a utilizar grandes paquetes, contudo devido ao abrandamento da actividade no final dos anos 30, entra em rotura financeira, obrigando à sua integração na companhia estatal “Itália Line”, em 1932.

Apresentação do paquete "Colombo" - postal da Companhia

nm “ Liguria “
1901 - 1912

Cttor.: G. Ansaldo & Co., Sestri Ponent, Itália, 02.1901
Arqueação : Tab 5.127,00 to > Tal 3.127,00 to
Cptms.: Pp 123,17 mt > Boca 14,05 mt > Pontal 8,44 mt
Máq.: G. Ansaldo & Co., 1901 > 1:Te > 439 Nhp > 14 m/h
dp “Affon”, Russian Steam Navigation, Odessa, 1912-1925
dp “Affon”, Cie. Russe Naveg Vapeur, Marselha, 1925-1928
Vendido para demolição em finais de 1928.

Navios de passageiros da carreira para a América do Norte
(base em Nova Iorque)

nm “ Giulio Cesare “
(Júlio César, Imperador Romano)
1921 - 1932

O paquete "Giulio Cesare" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.111 > Iic.: N.S.G.I. > Registo : La Spezia
Cttor.: Swan, Hunter & W. Richardson, Ltd., Newcastle, 11.1921
Arqueação : Tab 21.848,00 to > Tal 13.483,00 to
Cptms.: Pp 183,61 mt > Boca 23,32 mt > Pontal 15,25 mt
Máq.: Wallsend & Co., 1921 > 4:Tv > 3.620 Nhp > 19,5 m/h
dp “Giulio Cesare”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1944
Severamente danificado após o bombardeamento por aviões dos países aliados, em raid sobre Triestre, Itália, a 11.09.1944. Mandado demolir durante o ano de 1949.

nm “ Duilio “
(Caius Duilios, Almirante Romano que derrotou a armada Cartaginesa ao largo de Mylae, uma das primeiras vitórias navais romanas)
1923 - 1932

O paquete "Duilio" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.184 > Iic.: N.L.C.P. > Registo : Génova
Construtor : G. Ansaldo & Co., Sestri Ponent, Itália, 10.1923
Arqueação : Tab 24.281,00 to > Tal 14.657,00 to
Cptms.: Pp 183,31 mt > Boca 23,13 mt > Pontal 15,27 mt
Máq.: G. Ansaldo & Co., 1923 > 4:Tv > 4.297 Nhp > 19,5 m/h
dp “Duilio”, Italia Flotte Reunitti, Génova, 1932-1944
Em 1933 o comprimento do navio foi aumentado em cerca de 10 metros, passando o Pp para 193,73 mts. Apesar do alongamento, baixou a arqueação para Tab 23.636,00 to e a Tal para 14.103,00 to. Operou sobre fretamento à Cruz Vermelha Internacional, durante o ano de 1942. Após finalizado o contrato, em 1943, amarrou no porto de Triestre, Itália. Ficou severamente danificado após o bombardeamento por aviões dos países aliados, num raid sobre San Sabbia, Baía de Muggia, Itália, a 10.07.1944. Mandado demolir em Itália, durante o ano de 1948.

nm “ Roma “
1926 - 1932

O paquete "Roma" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.407 > Iic.: P.E.U.S. > Registo : Génova
Construtor : G. Ansaldo & Co., Sestri Ponent, Itália, 09.1926
Arqueação : Tab 32.583,00 to > Tal 19.358,00 to
Cptms.: Pp 215,07 mt > Boca 25,24 mt > Pontal 11,86 mt
Máq.: G. Ansaldo & Co., 1926 > 4:Tv > 5.553 Nhp > 20,5 m/h
dp “Roma”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1945
Requisitado pela Marinha Italiana, foi reconstruído em 1940 como porta-aviões. Sob operação militar, em 1943, mudou o nome para “Aquila”, ano em que foi capturado pela Marinha Alemã. Severamente danificado após o bombardeamento por aviões dos países aliados, em raid sobre o porto de Génova, em 20.06.1944. Afundado com torpedos-mina, por marinheiros Italianos em Génova a 19.04.1945, para evitar nova captura pelas armadas dos países aliados. Recuperado e entregue para demolição.

nm “ Augustus “
(Cesare Augustus, Imperador Romano)
1927 - 1932

O paquete "Augustus" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.485 > Iic.: N.F.I.U. > Registo : Génova
Construtor : G. Ansaldo & Co., Sestri Ponent, Itália, 11.1927
Arqueação : Tab 32.650,00 to > Tal 19.513,00 to
Cptms.: Pp 216,68 mt > Boca 25,24 mt > Pontal 14,17 mt
Máq.: G. Ansaldo & Co., 1927 > 4:Di > 6.368 Nhp > 18,5 m/h
dp “Augustus”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1944
O maior navio do mundo no seu tempo, foi requisitado pela Marinha Italiana, para ser reconstruído como porta-aviões, em 1942. Sob operação militar, em 1943, mudou o nome para “Sparviero”, ano em que foi capturado pela Marinha Alemã. Afundado pela Marinha Italiana em Génova a 25.09.1944, para evitar ser capturado pelas armadas dos países aliados. Recuperado e entregue para demolir em 1951.

Navios mistos da carreira para a América Central e do Sul
(com base em Buenos Aires)

nm “ Re Vittorio “
(Vittorio Emanuelle II, Rei de Itália)
1907 - 1928

O paquete "Re Vittorio" - postal da Companhia

Nº Oficial : 392 > Iic.: R.P.L.C. > Registo : Génova
Construtor : N. Odero & Co., Génova, Itália, 24.11.1907
Arqueação : Tab 7.977,00 to > Tal 4.363,00 to
Cptms.: Pp 145,30 mt > Boca 16,25 mt > Pontal 9,24 mt
Máq.: N. Odero & Co., 1907 > 2:Qe > 759 Nhp > 16 m/h
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 15.06.1928

nm “ Colombo “
(Cristóvão Colombo, Navegador)
1921 - 1932

O paquete "Colombo" - postal da Companhia

Nº Oficial : 163 > Iic.: S.B.K.M. > Registo : Nápoles
Cttor.: Palmers Co. Ltd., Newcastle, Inglaterra, 1917
ex “San Gennaro”, Cia. Sicula Americana, Génova, 1917-1921
Arqueação : Tab 10.917,00 to > Tal 6.882,00 to
Cptms.: Pp 157,89 mt > Boca 19,51 mt > Pontal 7,38 mt
Máq.: Palmers Co. Ltd., 1917 > 2:Qe > 1.826 Nhp > 16,5 m/h
dp “Colombo”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1944
Afundado pela tripulação em Massawa, Etiópia, a 08.04.1941, para evitar a sua eventual captura pelas marinhas dos países aliados. Recuperado, foi vendido para demolição durante o ano de 1949.

nm “ Orazio “
(Quintus Horatius Flaccus, Poeta)
1927 - 1932

O paquete "Orazio" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.481 > Iic.: P.B.G.X. > Registo : Génova
Cttor.: Cantieri ed Officine Meridionali, Baia, Itália, 10.1927
Arqueação : Tab 11.669,00 to > Tal 6.779,00 to
Cptms.: Pp 147,16 mt > Boca 18,84 mt > Pontal 12,37 mt
Máq.: Stabilimento Tecnico, 1927 > 2:Di > 1.312 Nhp > 14 m/h
dp “Orazio”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1940
Naufragou em consequência de explosão seguida de incêndio, na posição 42º33’N 05º30’E ocorrido em 21.01.1940, motivando o seu afundamento a 22.01.1940.

nm “ Virgilio “
(Publius Vergilius Maro, Poeta)
1928 - 1932

O paquete "Virgilio" - postal da Companhia

Nº Oficial : 1.534 > Iic.: P.L.Q.N. > Registo : Génova
Cttor.: Cantieri ed Officine Meridionali, Baia, Itália, 04.1928
Arqueação : Tab 11.718,00 to > Tal 6.750,00 to
Cptms.: Pp 154,26 mt > Boca 18,84 mt > Pontal 9,88 mt
Máq.: Stabilimento Tecnico, 1928 > 2:Di > 1.312 Nhp > 14 m/h
dp “Virgilio”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1940
Severamente danificado após o bombardeamento por aviões dos países aliados, em raid sobre Toulon, França, a 06.12.1943. Foi posteriormente afundado pela tripulação, a fim de evitar ser capturado pelas marinhas aliadas, em Junho de 1944.

Navios da carreira do Mediterrâneo para a Austrália

nm “ Viminale “
(A mais pequena das 7 colinas de Roma)
1925 - 1932

O navio "Viminale" - postal da Companhia

Nº Oficial : 246 > Iic.: P.L.H.Z. > Registo : Triestre
Cttor.: Cantieri San Rocco S.A., Triestre, Itália, 10.1925
Arqueação : Tab 8.657,00 to > Tal 5.355,00 to
Cptms.: Pp 142,49 mt > Boca 17,43 mt > Pontal 9,60 mt
Máq.: Stabilimento Tecnico, 1925 > 2:Di > 984 Nhp > 12 m/h
dp “Viminale”, Itália Flotte Reunitti, Génova, 1932-1940
dp “Viminale”, Lloyd Triestrino, Trieste, Itália, 1937-1943
Naufragou após torpedeamento por aviões das forças aliadas, quando seguia a reboque a cerca de 12 milhas a Sul do Cabo Vaticano, Itália, em 25.07.1943

nm “ Caserta “
(Província no Sul de Itália, na região de Campania)
1914 - 1923

O navio "Caserta" - postal da Companhia

Nº Oficial : 300 > Iic.: N.L.K.P. > Registo : Génova
Cttor.: Armstrong Whitworth & Co., Newcastle, 11.1904
ex “Maritzburg”, Bucknall Brothers, Inglaterra, 1904-1904
ex “Mendoza”, Lloyd Italiano, Génova, Itália, 1904-1914
Arqueação : Tab 7.028,00 to > Tal 4.175,00 to
Cptms.: Pp 128,02 mt > Boca 15,73 mt > Pontal 8,44 mt
Máq.: Wallsend & Co., 1904 > 2:Te > 851 Nhp > 15 m/h
dp “Venezuela”, La Veloce Italiana, Triestre, 1923-1924
dp “Venezuela”, Navegazione Generale Italiana, 1924-1928
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 08.03.1928

Sem comentários: