sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Os meus postais de navios...


…da United States Lines
Nova Iorque, Estados Unidos
(IIª parte)

nm “ President Roosevelt “
1922 – 1940
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "President Roosevelt"


Cttor.: Staten Island Ship Building Co., St. Island, N.Y., 1921
ex “Peninsula State” (Florida), Gov. Estados Unidos, 1921-1922
ex “President Pierce”, Gov. Estados Unidos, 1922-1922
Arqueação : Tab 2.481,00 to > Tal 1.687,00 to
Comprimentos : Pp 138,78 mt > Boca 16,83 mt > Pontal 10,33 mt
Máq.: Staten Island Co., N.Y., 1921 > 2:Tv > 18 m/h

Mandado construir pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, para transporte de tropas e mercadorias. Propriedade da U.S.L. dispunha de acomodações para 320 passageiros em “Cabin class” e 324 passageiros em 3ª classe, suspendeu as operações de trafego comercial em Setembro de 1939. Novamente requisitado pelo Dept. de Guerra (Exército) em 1940, durante a IIª Grande Guerra Mundial, foi o transporte de tropas “Joseph T. Dickman”. Amarrado no rio Hudson, Nova Iorque, nos dois anos seguintes, termina vendido para demolição, no decorrer do ano de 1948.

nm “ President Harding “
1922 - 1940
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "President Harding"


Cttor.: New York Ship Building Co., Camden, N.J., 12.1921
ex “Lone Star State” (Texas), Gov. dos Estados Unidos, 1921-1922
ex “President Taft”, Gov. Estados Unidos, 1922-1922
Arqueação : Tab 13.869,00 to > Tal 8.171,00 to
Comprimentos : Pp 157,43 mt > Boca 22,01 mt > Pontal 8,47 mt
Máq.: Bethlehem, Ltd, Massachusets, 1921 > 2:Tv > 18 m/h

Mandado construir pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, para transporte de tropas e mercadorias. Em 1940 foi transferido para a Sté. Maritime Anversois, da Bélgica, alterando o nome para “Ville de Bruges”. Nesse mesmo ano de 1940, foi destruído por bombardeamento da aviação Alemã, próximo a Doel, no rio Scheldt, Bélgica, a 14 de Maio, sendo considerado perda total.

nm “ President van Buren “
1922 - 1940
Porto de registo : São Francisco, Estados Unidos

O nm "President van Buren"

Cttor.: Newport News Ship Building Co., Camden, N.J., 10.1920
ex “Old North State” ( W. Virginia), U.S. Mail Co., N.Y., 1920-1922
Arqueação : Tab 10.553,00 to > Tal 6.195,00 to
Comprimentos : Pp 128,35 mt > Boca 21,25 mt > Pontal 10,21 mt
Máq.: Newport News Co., N.J., 1920 > 2:Qe > 1.416 Nhp > 14 m/h

Mandado construir pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, para transporte de tropas e mercadorias. Propriedade da U.S.L. em 1922, foi transferido para a Dollar Line em 1924, continuando a navegar com o mesmo nome. Novamente requisitado pelo Dept. de Guerra (Exército) em 1940, durante a IIª Grande Guerra Mundial, para ser utilizado como transporte de tropas, recebeu o nome de “President Fillmore”. Em 1944 mudou o nome para “Marigold”. Em 1946 é novamente rebaptizado como “President Fillmore”, nome que manteve durante os dois anos seguintes. Foi posteriormente vendido para demolição em Oakland, Estados Unidos, durante o ano de 1948.

nm “ Manhattan “
1932 - 1941
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "Manhattan"

Cttor.: New York Ship Building Co., Camden, N.J., 07.1932
Arqueação : Tab 24.289,00 to > Tal 13.924,00 to
Comprimentos : Pp 203,73 mt > Boca 26,30 mt > Pontal 10,15 mt
Máq.: New York S.B. Co., Camden, 1932 > 2:Tv > 20 m/h

Este paquete representa a primeira construção americana de navios de passageiros, desde 1902, para operar no atlântico, num trafego até então dominado pelas grandes companhias europeias. Entrou ao serviço em Agosto de 1932, com capacidade para transportar 580 passageiros “cabin class”, 400 passageiros em classe turística e 150 passageiros em 3ª classe. Presença regular em alguns dos principais portos na Europa, interrompeu as escalas em Hamburgo, devido à guerra da Alemanha, desde o início de 1940, período em que visita Génova, com bastante regularidade.
Requisitado pelo Dept. de Guerra (Exército) em 1941, durante a IIª Grande Guerra Mundial, foi o transporte de tropas “Wakefield”. Depois de encalhar na costa da Florida, em Janeiro de 1941, que obrigou a uma paralização de 22 dias, regista-se numa das viagens com um considerável contingente militar, a 3 de Setembro de 1942, um violento fogo a bordo, obrigando à total evacuação do navio. Extinto o incêndio, que lhe provocou graves avarias, o paquete foi rebocado até Halifax e posteriormente reconstruído em Boston. Devolvido à companhia em 1946, recuperou o nome “Manhattan”, continuando no serviço de transporte de passageiros efectuando cruzeiros ocasionais. Amarrou no rio Hudson, em Nova Iorque, durante o ano de 1951. Sem posterior utilização, foi vendido para demolição em Kearny, N.J., Estados Unidos, a 5 de Março de 1965.

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