quinta-feira, 5 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado

Transportes Marítimos do Estado
(continuação)

" DIU "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.D.I.U. > Registo: Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alem., 08.1901
ex “Marienfels” - D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1901/1916
Tonelagens: Tab 5.683,00 to > Tal 3,509,00 to
Comprimentos: Pp 127,40 mt > Boca 16,70 mt > Pontal 6,22 mt
Máquina: Flensburger S.G, 1901 > 1:Qe > Veloc. 12 m/h
08.1914 - Amarrou em Mormugão.
03.1916 - Requisitado na India para os TME, seguiu viagem para Bombaim sendo entregue localmente à Furness, onde embarcou tripulação inglesa.
12.1916 - Entra pela 1ª vez em Lisboa sob contrato da Furness.
13.10.1917 - Torpedeado por submarino Austriaco 4m a Sul de Tuskar Rock, na costa SW da Irlanda.


" ESPINHO "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.E.S.I. > Registo: Lisboa
Cttor.: W.G. Armstrong, Mitchell & Co., Newcastle, Esc., 1897
ex “Energie” - Badische Schrauben D.G., Colónia, 1897/1916
Tonelagens: Tab 739,00 to > Tal 452 to
Comprimentos: Pp 71,60 mt > Boca 9,20 mt > Pontal 3,38 mt
Máquina: Wallsend Slipway Co., 1897 > 2:Te > Veloc. 9 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisitado para os TME. Permanece ancorado cerca de 10 meses para grande reparação da máquina, por motivo de sabotagem.
01.1917 - Viaja para Inglaterra sob contrato da Furness.
15.06.1917 - Torpedeado pelo submarino U-39 8m ao largo da costa no Norte de Espanha, quando em viagem para Lisboa.


" ESPOZENDE "

1916/1924 > Nº Oficial: 374-E > Iic.: H.F.V.E. > Registo: Lisboa
Construtor: G. Seebeck A.G., Bremerhaven, Alemanha, 04.1906
ex “Arkadia” - Bremer Dampfer Linie Atlas mbH., 1906/1916
Tonelagens: Tab 1.781,32 to > Tal 1.106,09 to
Comprimentos: Pp 79,48 mt > Boca 17,35 mt > Pontal 6,52 mt
Máq.: G. Seebeck A.G., 1906 > 1:Te > 1.100 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
08.1914 > Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisitado para os TME. Manteve-se ao serviço da companhia, com excepção de algumas (poucas) viagens singelas com contrato da Furness.
1921 - Posicionado pela companhia no tráfego costeiro entre Moçambique e a África do Sul.
1924 - Vendido à Comp. Naveg. Carregadores Açoreanos. Alterou o nome para “Villa Franca”.

" ESTREMADURA"

1916/1925 > Nº Oficial: 357-E > Iic.: H.E.X.T. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 28.05.1908
ex “Santa Ursula” - Hamburg-Sudamerikanische D.G., 1908/1916
Tonelagens: Tab 3.770,74 to > Tal 2.340,29 to
Comprimentos: Pp 107,20 mt > Boca 15,31 mt > Pontal 7,13 mt
Máquina: Neptun A.G., 1908 > 1:Te > 350 Nhp > Veloc. 10 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa
02.1916 - Requisitado para os TME entrou acto continuo em fretamento com a Furness, tendo sido devolvido em 1921.
1925 - Vendido a W. Schuchmann, Bremerhaven. Alterou o nome para “Nordsee”

" FARO "

1916/1925 > Nº Oficial: 402-F > Iic.: H.F.A.R. > Registo: Lisboa
ex “Bardistan” - La Commerciale S.N. Co., Swansea, 1905/1906
ex “Woglinde” - D.R. Union, Inglaterra, 1906/1912
ex ”Mansfeld” - Continentale Co., Hamburgo, Alem., 1912/1913
ex “Galata” – Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1913/1916
Cttor.: William Hamilton & Co., Port Glasgow, Escócia, 1905
Tonelagens: Tab 4.044,00 to > Tal 2.580,00 to
Comprimentos: Pp 109,75 mt > Boca 15,33 mt > Pontal 5,18 mt
Máq.: D. Rowan & Co., 1905 > 1:Te > 1.500 Ihp > Veloc. 10 m/h
Vendido à Empresa Nacional de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Benguela”

" FERNÃO VELOSO "

1916/1925 > Nº Oficial 374-E > Iic.: H.F.V.E. > Registo: Lisboa
ex “Khalif” – Deutsche Ost-Afrika Linie, Hamburgo, 1906/1916
Construtor : Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alemanha, 1906
Tonelagens: Tab 5.104,55 to > Tal 3.243,72 to
Comprimentos: Pp 124,80 mt > Boca 16,08 mt > Pontal 8,53 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1906 > 1:Qe > 3.200 Ihp > Veloc. 12 m/h
Vendido à Sociedade Geral em 1925. Alterou o nome para “Mirandela”

" FIGUEIRA "

Nº Oficial: 359-E > Iic.: H.F.I.G. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Henry Koch A.G., Lubeca, Alemanha, 05.1905
ex “Rotterdam” – O.P.D.R., Oldenburgo, Alemanha, 1905/1916
Tonelagens: Tab 2.168,00 to > Tal 1.385,00 to
Comprimentos: Pp 79,50 mt > Boca 11,80 mt > Pontal 5,22 mt
Máquina: J,F. Ahrens, 1905 > 1:Te > 900 Ihp > Veloc. 10 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Req. para os TME.
10.1916 - Entra em contrato de fretamento com a Furness.
12.1916 - Entra em contrato de fretamento com a firma Armstrong, Lord & Co., de Newcastle, no transporte de fruta de Valencia para Inglaterra.
1921 - De regresso à companhia foi colocado no tráfego costeiro entre as ilhas do arquipelago de Cabo Verde.
1925 - Já prócximo do final do ano, por ter necessidade de uma máquina nova foi vendido para demolição em Lisboa.

" FLORES "

1916/1924 > Nº Oficial: 356-E > Iic.: H.F.L.O. > Registo: Lisboa
ex "Rickmer Riclmers" - Rickmer Reismuehlen, 1896/1912
ex “Max” – Krabbenhoeft Reederei, Hamburgo, 1912/1916
Construtor: Rickmer C. Rickmers, Geestemunde, Alemanha, 1896
Tonelagens: Tab 1.980,39 to > Tal 1.828,50 to
Comprimentos: Pp 80,13 mt > Boca 12,28 mt > Pontal 7,37 mt
1924 - Transferido para a Armada. Alterou o nome para “Sagres”

1 comentário:

Jose Angelo Gomes disse...

Fantástico. Não consigo dizer mais.