quarta-feira, 23 de abril de 2008

Companhias Holandesas - Rotterdamsche Lloyd


Koninklijke Rotterdamsche Lloyd
Roterdão

Os postais - 1ª Parte

Os navios desta companhia correram o mundo. Foram vistos em Leixões, como certamente terão sido vistos em Lisboa e em muitos outros portos europeus, num transito muito específico com destino ao extremo-oriente. Como prova a escolha dos nomes dos navios, compreende-se da forte ligação que a empresa mantinha comercialmente com a Indonésia, Egipto, Ceilão, Sumatra, Singapura e Java. Esteve no mar cerca de um século, até à decisão de reunir várias grandes empresas por volta de 1970, para formar uma única, com muitos navios ainda a operar, que dá pelo nome de Nedlloyd.


Postal da companhia


" Baloeran "
Porto de registo: Roterdão
1930 - 1940

O "Baloeran" - postal da companhia

Cttor.: 1. Estal. Fejenoord, Roterdão (Início construção, 1929)
Cttor.: 2. Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, 22.03.1930
Tonelagens: Tab 16.981 to
Comprimentos: Pp 167,90 mt > Boca 21,50 mt
Máquina: 2:Di > Velocidade 18 m/h
----------
O navio foi capturado em 1940 pela Marinha Alemã em Roterdão e adaptado a navio hospital, navegando com o nome "Strassburg". Foi minado pelas tropas aliadas, na posição 52º30'05''N 04º36N, obrigando ao seu encalhe próximo a Ijmuiden. Foi acto contínuo destruído por torpedeiros ingleses em 1 de Setembro de 1943.


" Dempo "
Porto de registo: Roterdão
1928 - 1944

O "Dempo" - postal da companhia

Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Fevereiro, 1931
Tonelagens: Tab 16.979 to
Comprimentos: Pp 167,90 mt > Boca 21,50 mt
Máquina: 2:Di > Velocidade 18 m/h
----------
Requisitado pela Marinha de Guerra Inglesa para transporte de tropas, em 1941. Foi torpedeado e afundado por submarino desconhecido, próximo a Algiers, na posição 37º08'N 05º27'E, em 17 de Março de 1944.


" Indrapoera "
Porto de registo: Roterdão
1926 - 1956

O "Indrapoera" - postal da companhia

Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Fevereiro, 1926
Tonelagens: Tab 10.772 to
Comprimentos: Pp 146,10 mt > Boca 18,40 mt
Máquina: 2:Di > Velocidade 17 m/h
----------
Requisitado pela Marinha de Guerra Inglesa para transporte de tropas, em 1940. Foi devolvido à companhia em 1948. Continuou no serviço comercial até 1956.
----------
dp "Assuncion" - Rizutto Bros., Itália, 1956-1957
dp "Bianca C" - Linhas Costa, Génova, Itália, 1957-1958
dp "Melanesian" - Linhas Costa, Génova, Itália, 1958-1963
Vendido para demolição em La Spezia, Outubro de 1963


" Insulinde "
Porto de registo: Roterdão
1914 - 1933

O "Insulinde" - postal da companhia

Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Fevereiro, 1914
Tonelagens: Tab 9.615 to
Comprimentos: Pp 146,30 mt > Boca 17,40 mt
Máquina: 2:Te > Velocidade 15 m/h
dp "Banfora" - Cyprien Fabre Line, Chipre, 1933-1957
dp "Banfora Maru" - Amakasu Sangyo, Japão, 1957-1957
Vendido para demolição em Yokohama, 25.08.1957

Sem comentários: