O encalhe do lanchão “Eduardo Xisto” nas Berlengas
Um lanchão da praça do Porto embateu nuns rochedos nas
Berlengas, tendo sofrido um rombo de grandes dimensões
Um lanchão da praça do Porto embateu nuns rochedos nas
Berlengas, tendo sofrido um rombo de grandes dimensões
Peniche, 7 - Entrou esta madrugada, neste porto, com um rombo na proa, o lanchão “Eduardo Xisto”, da praça do Porto, que, devido ao nevoeiro, embateu nuns rochedos nas Berlengas.
O navio que seguia de Setúbal para o Porto com um carregamento de 160 toneladas de cimento, dirigiu-se imediatamente para este porto pelos seus próprios meios, enquanto a tripulação tentava estancar a água, chegando a Peniche ligeiramente afundado de proa, pelo que procederam desde logo à descarga de parte da carga.
O navio que seguia de Setúbal para o Porto com um carregamento de 160 toneladas de cimento, dirigiu-se imediatamente para este porto pelos seus próprios meios, enquanto a tripulação tentava estancar a água, chegando a Peniche ligeiramente afundado de proa, pelo que procederam desde logo à descarga de parte da carga.
Foto do lanchão em Peniche
Características do lanchão “Eduardo Xisto”
Características do lanchão “Eduardo Xisto”
Armador: Eduardo Beltrão, Lda., Porto
Nº Oficial: C-137 - Iic.: C.S.N.Q. - Registo: Porto, 6.6.1947
Construtor: Tomaz Francisco Lapa, V. Nova de Gaia, 1947
dp “Carlos Augusto”, Casimiro Augusto Tavares, Setúbal
Arqueação: Tab 107,49 tons - Tal 67,65 tons - Pm 176 tons
Dimensões: Ff 29,67 mt - Pp 26,40 mt - Bc 6,75 mt - Ptl 2,62 mt
Propulsão: M.A.N., 1936 - 1:Di - 3:Ci - 150 Bhp - 6 nós
Nº Oficial: C-137 - Iic.: C.S.N.Q. - Registo: Porto, 6.6.1947
Construtor: Tomaz Francisco Lapa, V. Nova de Gaia, 1947
dp “Carlos Augusto”, Casimiro Augusto Tavares, Setúbal
Arqueação: Tab 107,49 tons - Tal 67,65 tons - Pm 176 tons
Dimensões: Ff 29,67 mt - Pp 26,40 mt - Bc 6,75 mt - Ptl 2,62 mt
Propulsão: M.A.N., 1936 - 1:Di - 3:Ci - 150 Bhp - 6 nós
O mestre José Cadilha, já em Outubro de 1947 tinha encalhado junto ao farol do Cabo Carvoeiro, também devido ao nevoeiro, a bordo do lugre “Santa Madalena”, que se perdeu, pelo que considera fatídica a sua passagem pelo canal das Berlengas, sempre que o faz com nevoeiro.
A situação do “Eduardo Xisto”, que é propriedade da firma Eduardo Beltrão, Lda., é melindrosa, porque o rombo é de grandes dimensões, tornando difícil a sua reparação neste porto.
A carga não se considera perdida, aguardando-se a vinda de peritos da companhia de seguros e de representantes do armador.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 9 de Outubro de 1952
A situação do “Eduardo Xisto”, que é propriedade da firma Eduardo Beltrão, Lda., é melindrosa, porque o rombo é de grandes dimensões, tornando difícil a sua reparação neste porto.
A carga não se considera perdida, aguardando-se a vinda de peritos da companhia de seguros e de representantes do armador.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 9 de Outubro de 1952
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