Um novo barco vai ser lançado ao Tejo mandado construir
pelos pilotos da barra em homenagem ao contra-almirante
Pedro Rodrigues
pelos pilotos da barra em homenagem ao contra-almirante
Pedro Rodrigues
Os estaleiros da Administração Geral do porto de Lisboa estão a preparar para lançar ao Tejo, no dia 14, o rebocador “Comandante Pedro Rodrigues”, mandado construir pela Corporação dos Pilotos da barra, em homenagem ao sr. contra-almirante reformado Pedro Rodrigues, que ainda há pouco exerceu os cargos de comandante do Departamento Marítimo do Centro e capitão do porto de Lisboa. Para a cerimónia vão ser convidadas várias entidades oficiais e particulares.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 5 de Abril de 1938
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 5 de Abril de 1938
Pilotos do rio e barra de Lisboa
Lançamento à água do “Pedro Rodrigues”
Lançamento à água do “Pedro Rodrigues”
No estaleiro naval da Administração Geral do porto de Lisboa, actualmente explorado pela Companhia União Fabril, realiza-se quinta-feira, pelas 15 e 45 horas, a cerimónia do lançamento do rebocador “Pedro Rodrigues”, destinado à Corporação dos Pilotos do rio e barra de Lisboa. A cerimónia será presidida pelo sr. engº. Salvador Sá Nogueira, administrador-geral do porto de Lisboa.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 13 de Abril de 1938
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 13 de Abril de 1938
Foto do rebocador "Pedro Rodrigues"
Características do “Pedro Rodrigues”
Armador: Corporação dos Pilotos do rio e barra de Lisboa
Nº. Oficial: G-385 - Iic: C.S.H.J. - Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 441,66 tons - Tal 76,01 tons
Dimensões: Ff 43,48 mt - Pp 40,78 mt - Bc 7,74 mt - Ptl 3,99 mts
Propulsão: Holanda, 1:Te - 3:Ci - 66º Ihp
Nº. Oficial: G-385 - Iic: C.S.H.J. - Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 441,66 tons - Tal 76,01 tons
Dimensões: Ff 43,48 mt - Pp 40,78 mt - Bc 7,74 mt - Ptl 3,99 mts
Propulsão: Holanda, 1:Te - 3:Ci - 66º Ihp
Pilotos da barra do Douro e Leixões
A convite da Corporação dos Pilotos de Lisboa partiram, ontem, no rápido da manhã, para a capital, os srs. Francisco Brandão, piloto-mor, e José Fernandes Tato, cabo-de-pilotos, como representantes da Corporação de Pilotos da barra do Douro e Leixões, no lançamento à água do novo rebocador “Pedro Rodrigues”, que se destina aos serviços daquela corporação. A cerimónia daquele lançamento, deve efectuar-se, hoje, pelas 16 horas.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 14 de Abril de 1938
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 14 de Abril de 1938
O “Pedro Rodrigues”, novo rebocador dos pilotos de Lisboa,
foi hoje lançado à água
foi hoje lançado à água
Nos estaleiros da Administração Geral do porto de Lisboa, actualmente confiados à Companhia União Fabril, efectuou-se esta tarde a cerimónia do lançamento à água do novo rebocador dos pilotos “Pedro Rodrigues”, que ali foi construído em 43 dias úteis de trabalho, o que representa uma actividade interessante, apesar de se tratar de uma pequena embarcação de 40 metros de comprimento e 651 toneladas de deslocamento.
Compareceram, além de muitas senhoras, os srs. engº. Sá Nogueira, administrador-geral do porto de Lisboa; capitão de mar-e-guerra Carlos de Sousa Coutinho, chefe do Departamento Marítimo do Centro, e Peres Murinelo, chefe dos Serviços Marítimos; Jaime Thompson e Bernardino Correia, representando respectivamente as Companhias Nacional e Colonial de Navegação; muitos outros oficiais da Armada; o piloto-mor aposentado Eduardo Florêncio; deputações de pilotos de Lisboa, Leixões e Setúbal; e muitos outros convidados, os quais eram aguardados pelo sr. Manuel de Melo, administrador da C.U.F., e pelos engenheiros que ali prestam serviço.
Pouco depois das 15 e 45 horas, procedeu-se à cerimónia. O sr. engº. Sá Nogueira quebrou uma garrafa de champanhe na proa do “Pedro Rodrigues”, o qual, pintado de zarcão, começou a descer lentamente pela carreira, por entre salvas de palmas de toda a assistência. No rio, diversos barcos embandeirados e cheios de gente, silvaram festivamente produzindo novas e alegres manifestações.
O “Pedro Rodrigues” entrou elegantemente nas águas do Tejo demonstrando tratar-se de uma construção segura e cuidada. A assistência, antes de se retirar, felicitou os dirigentes da C.U.F. e o sr. capitão-de-fragata engenheiro construtor naval Sousa Mendes, que dirigiu técnicamente a construção do novo rebocador.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 15 de Abril de 1938
Compareceram, além de muitas senhoras, os srs. engº. Sá Nogueira, administrador-geral do porto de Lisboa; capitão de mar-e-guerra Carlos de Sousa Coutinho, chefe do Departamento Marítimo do Centro, e Peres Murinelo, chefe dos Serviços Marítimos; Jaime Thompson e Bernardino Correia, representando respectivamente as Companhias Nacional e Colonial de Navegação; muitos outros oficiais da Armada; o piloto-mor aposentado Eduardo Florêncio; deputações de pilotos de Lisboa, Leixões e Setúbal; e muitos outros convidados, os quais eram aguardados pelo sr. Manuel de Melo, administrador da C.U.F., e pelos engenheiros que ali prestam serviço.
Pouco depois das 15 e 45 horas, procedeu-se à cerimónia. O sr. engº. Sá Nogueira quebrou uma garrafa de champanhe na proa do “Pedro Rodrigues”, o qual, pintado de zarcão, começou a descer lentamente pela carreira, por entre salvas de palmas de toda a assistência. No rio, diversos barcos embandeirados e cheios de gente, silvaram festivamente produzindo novas e alegres manifestações.
O “Pedro Rodrigues” entrou elegantemente nas águas do Tejo demonstrando tratar-se de uma construção segura e cuidada. A assistência, antes de se retirar, felicitou os dirigentes da C.U.F. e o sr. capitão-de-fragata engenheiro construtor naval Sousa Mendes, que dirigiu técnicamente a construção do novo rebocador.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 15 de Abril de 1938
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