Marinha Mercante
Construção de novas unidades em Inglaterra
Construção de novas unidades em Inglaterra
De avião seguiram ontem para Inglaterra os srs. dr. José Gonçalves e comandante Luís Noronha de Andrade, administradores da Companhia Nacional de Navegação, que vão assistir à nova fase de construção dos navios “India” e “Timor”, de 7.000 toneladas, cada um, mandados construir naquele país e que devem chegar ao Tejo entre Novembro deste ano e Janeiro de 1951.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, seg.-feira, 27 de Novembro de 1950
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, seg.-feira, 27 de Novembro de 1950
Foto do navio "India, em Leixões
O novo paquete “India”, entrou, ontem, em Leixões,
vindo do porto de Antuérpia
O novo paquete “India”, entrou, ontem, em Leixões,
vindo do porto de Antuérpia
O “India” - nova unidade da frota da Companhia Nacional de Navegação – entrou, ontem, ao início da manhã, festivamente embandeirado, no porto de Leixões. De linhas modernas, o novo navio, que vem procedente de Antuérpia, foi saudado pelo “Rovuma” e pelo “S. Tomé”, da mesma empresa, que, também embandeiraram.
Para verem o moderno navio, que desloca cerca de 7.600 toneladas e se destina ao transporte de passageiros e carga, acorreram ao interior da doca Nº 1, onde amarrou, pouco depois, algumas centenas de pessoas. O “India”, que vem carregado, demorar-se-á dois ou três dias em porto, seguindo, depois, para Lisboa. A bordo e desde Antuérpia, viaja um dos administradores da empresa armadora.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, qta.-feira, 28 de Fevereiro de 1951
Para verem o moderno navio, que desloca cerca de 7.600 toneladas e se destina ao transporte de passageiros e carga, acorreram ao interior da doca Nº 1, onde amarrou, pouco depois, algumas centenas de pessoas. O “India”, que vem carregado, demorar-se-á dois ou três dias em porto, seguindo, depois, para Lisboa. A bordo e desde Antuérpia, viaja um dos administradores da empresa armadora.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, qta.-feira, 28 de Fevereiro de 1951
O novo paquete “India” entra hoje no Tejo e será visitado
por membros do Governo
por membros do Governo
Entra hoje no Tejo o novo paquete “India”, da Companhia Nacional de Navegação. A magnífica unidade, que vem enriquecer a frota mercante, será visitada por alguns membros do Governo, que embarcarão às 11 horas no rebocador “Aveiro”, no cais da Alfândega, e entrarão a bordo do “India”, quando estiver fundeado em frente a Belém.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 2 de Março de 1951
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 2 de Março de 1951
Foto do vapor "India"
Características do paquete “India”
Características do paquete “India”
Armador: Companhia Nacional de Navegação, Lisboa
Nº Oficial: H-396 - Iic: C.S.K.K. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, Inglaterra, 1950
Arqueação: Tab 7.619,82 tons - Tal 4.145,84 tons
Dimensões: Ff 131,78 mt - Pp 125,26 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 10,33 mt
Propulsão: Richardson & Westgarth - 2:Di - 8:Ci - 5.000 Bhp
Nº Oficial: H-396 - Iic: C.S.K.K. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, Inglaterra, 1950
Arqueação: Tab 7.619,82 tons - Tal 4.145,84 tons
Dimensões: Ff 131,78 mt - Pp 125,26 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 10,33 mt
Propulsão: Richardson & Westgarth - 2:Di - 8:Ci - 5.000 Bhp
O novo paquete “India” foi ontem visitado pelos ministros da
Marinha e das Colónias
Marinha e das Colónias
Chegou, ontem, a Lisboa, o paquete “India”, da Companhia Nacional de Navegação, que se destina ao serviço de passageiros e carga, até aos portos daquela longínqua possessão. Para ir ao encontro do navio os srs. ministro da Marinha e das Colónias embarcaram, às 11 horas, na ponte da Alfândega, a bordo do rebocador “Aveiro”, que os conduziu até próximo da Torre do Bugio, onde o navio “India” os aguardava. No rebocador seguiam, também, várias individualidades.
A bordo do “India” receberam-nos os srs. comandante Luís Noronha de Andrade e engº Vasco Taborda Ferreira, da Companhia Nacional de Navegação, a quem o navio foi entregue em Sunderland, Inglaterra, local da sua construção; e o comandante do navio, sr. capitão José de Sousa Contreiras, que antes comandava o “Cubango”.
A visita a todas as dependências foi demorada, enquanto o navio navegava Tejo acima, até ao cais da companhia. O “India”, construído para viajar em regiões quentes, oferece excelentes comodidades; tem 131 metros de comprimento, comporta 6.600 toneladas de carga, tendo quatro porões frigoríficos e acomoda 56 passageiros em 1ª classe e 16 em 3ª, podendo, em caso de necessidade, transportar 300 nas cobertas. A sua velocidade é de 14,5 milhas horárias.
No final da visita foi oferecida uma merenda aos visitantes. O sr. comandante Jaime Thompson pronunciou palavras de agradecimento pela comparência a bordo dos membros do Governo, dizendo que ela constituía uma compensação à frota que a companhia vem fazendo.
O sr. ministro da Marinha agradeceu os cumprimentos e felicitou a Companhia pela aquisição de mais uma unidade, que tivera o prazer de visitar e formulou votos para que ela não fosse desviada do serviço a que se destina.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 3 de Março de 1951
A bordo do “India” receberam-nos os srs. comandante Luís Noronha de Andrade e engº Vasco Taborda Ferreira, da Companhia Nacional de Navegação, a quem o navio foi entregue em Sunderland, Inglaterra, local da sua construção; e o comandante do navio, sr. capitão José de Sousa Contreiras, que antes comandava o “Cubango”.
A visita a todas as dependências foi demorada, enquanto o navio navegava Tejo acima, até ao cais da companhia. O “India”, construído para viajar em regiões quentes, oferece excelentes comodidades; tem 131 metros de comprimento, comporta 6.600 toneladas de carga, tendo quatro porões frigoríficos e acomoda 56 passageiros em 1ª classe e 16 em 3ª, podendo, em caso de necessidade, transportar 300 nas cobertas. A sua velocidade é de 14,5 milhas horárias.
No final da visita foi oferecida uma merenda aos visitantes. O sr. comandante Jaime Thompson pronunciou palavras de agradecimento pela comparência a bordo dos membros do Governo, dizendo que ela constituía uma compensação à frota que a companhia vem fazendo.
O sr. ministro da Marinha agradeceu os cumprimentos e felicitou a Companhia pela aquisição de mais uma unidade, que tivera o prazer de visitar e formulou votos para que ela não fosse desviada do serviço a que se destina.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 3 de Março de 1951
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Vindo directamente da Inglaterra, onde acaba de ser
construído, entrou em Leixões o novo paquete “Timor”
construído, entrou em Leixões o novo paquete “Timor”
Matosinhos, 24 - Pelas 20 horas de ontem, entrou no porto de Leixões, o paquete “Timor”, da Companhia Nacional de Navegação, procedente de Sundeland, na Inglaterra, em cujos estaleiros navais foi construído.
Esta nova unidade, idêntica ao paquete “India”, era aguardado por inúmeras pessoas e à sua chegada provocou grande entusiasmo. Ao seu encontro, foram os rebocadores da Administração dos portos do Douro e Leixões, que lhe deram as boas vindas.
Após a chegada o “Timor” entrou directamente na doca Nº 1, atracando do lado Sul, tendo sido, durante o dia de hoje muito visitado.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, segunda-feira, 25 de Junho de 1951
Esta nova unidade, idêntica ao paquete “India”, era aguardado por inúmeras pessoas e à sua chegada provocou grande entusiasmo. Ao seu encontro, foram os rebocadores da Administração dos portos do Douro e Leixões, que lhe deram as boas vindas.
Após a chegada o “Timor” entrou directamente na doca Nº 1, atracando do lado Sul, tendo sido, durante o dia de hoje muito visitado.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, segunda-feira, 25 de Junho de 1951
Foto do navio "Timor", em Leixões
Características do paquete “Timor”
Características do paquete “Timor”
Armador: Companhia Nacional de Navegação, Lisboa
Nº Oficial: H-399 - Iic: C.S.K.N. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, Inglaterra, 1950
Arqueação: Tab 7.649,99 tons - Tal 4.193,06 tons
Dimensões: Ff 131,42 mt - Pp 124,91 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 10,33 mt
Propulsão: Richardson & Westgarth - 2:Di - 8:Ci - 5.000 Bhp
Arqueação: Tab 7.649,99 tons - Tal 4.193,06 tons
Dimensões: Ff 131,42 mt - Pp 124,91 mt - Bc 17,98 mt - Ptl 10,33 mt
Propulsão: Richardson & Westgarth - 2:Di - 8:Ci - 5.000 Bhp
Foto do navio "Timor"
O ministro da Marinha visitou o paquete “Timor”
O ministro da Marinha visitou o paquete “Timor”
Na sua primeira viagem, fundeou ontem no Tejo vindo de Leixões, o paquete “Timor”, destinado à Companhia Nacional de Navegação. Cerca das 8 e 30, no cais da Rocha do Conde de Óbidos embarcou a bordo do rebocador “Aveiro”, daquela companhia, o sr. ministro da Marinha, que foi ali recebido pelos directores daquela empresa e pelos srs. almirante Pereira da Fonseca, Director-geral da Marinha; comandante Pereira Viana, presidente da Junta Nacional da Marinha Mercante; comandante João Fialho, capitão do porto de Lisboa; Melo e Silva, em representação do sr. D. Manuel José de Melo, administrador da Sociedade Geral, etc.
O rebocador foi ao encontro do “Timor” até Belém, onde ambos os navios trocaram saudações. O sr. comandante Américo Tomás e as entidades que o acompanhavam subiram, então, a bordo da nova unidade, onde foram recebidos pelos srs. comandante Noronha de Andrade e engº. Vasco Taborda Ferreira, respectivamente, administrador e consultor técnico da companhia, e pelo comandante do “Timor”, sr. capitão Filipe freire.
Aquele membro do Governo com os demais visitantes, percorreu demoradamente o novo navio, admirando as suas excelentes instalações e tendo manifestado a mais viva satisfação por a nossa Marinha Mercante ser enriquecida com esta magnífica unidade. Entretanto, o “Timor” subia o Tejo indo atracar ao cais da Fundição, onde o sr. ministro da Marinha e a comitiva que o acompanhava abandonaram o navio.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 30 de Junho de 1951
O rebocador foi ao encontro do “Timor” até Belém, onde ambos os navios trocaram saudações. O sr. comandante Américo Tomás e as entidades que o acompanhavam subiram, então, a bordo da nova unidade, onde foram recebidos pelos srs. comandante Noronha de Andrade e engº. Vasco Taborda Ferreira, respectivamente, administrador e consultor técnico da companhia, e pelo comandante do “Timor”, sr. capitão Filipe freire.
Aquele membro do Governo com os demais visitantes, percorreu demoradamente o novo navio, admirando as suas excelentes instalações e tendo manifestado a mais viva satisfação por a nossa Marinha Mercante ser enriquecida com esta magnífica unidade. Entretanto, o “Timor” subia o Tejo indo atracar ao cais da Fundição, onde o sr. ministro da Marinha e a comitiva que o acompanhava abandonaram o navio.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 30 de Junho de 1951
Companhia Nacional de Navegação
Outras unidades previstas construir para a empresa
Outras unidades previstas construir para a empresa
Em Setembro próximo será entregue à companhia outro navio, que está a ser construído em Inglaterra, e que vai ser denominado “Save”, de 1.800 toneladas, destinado ao serviço de cabotagem na África Oriental, para substituir o “Inharrime”, que entretanto se afundou.
Ainda, dentro do programa de renovação da Marinha Mercante, o sr. ministro da Marinha autorizou a companhia a construir mais um navio misto, para o transporte de carga e passageiros, com um peso morto na ordem das 10.000 toneladas, e 16 nós de velocidade, que irá ser denominado “Niassa”.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 30 de Junho de 1951
Ainda, dentro do programa de renovação da Marinha Mercante, o sr. ministro da Marinha autorizou a companhia a construir mais um navio misto, para o transporte de carga e passageiros, com um peso morto na ordem das 10.000 toneladas, e 16 nós de velocidade, que irá ser denominado “Niassa”.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 30 de Junho de 1951
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