sexta-feira, 6 de julho de 2018

História trágico-marítima (CCLVII)


Porto, 1900
O temporal e a cheia no Douro
4ª Parte

A cheia
Diminuíram bastante as águas, do que derivou o regresso ao trabalho a bordo, nos navios mais próximos dos cais e das barcaças de carga que também se encontram junto ou pousadas neles. Tratavam de afastar os barcos, para evitar que fiquem em seco, caso se dê um rápido decrescimento das águas, como se espera, visto que o dia de ontem esteve verdadeiramente primaveril, cheio de sol quente e brilhante.
Esta circunstância, junta à diminuição do rio, permitiu que efectuassem trabalhos de descarga, principalmente do carvão que abarrotam as barcaças fundeadas próximo ao cais da Estiva e Postigo dos Banhos, e que tanta falta faz aos caminhos-de-ferro do Minho e Douro, estabelecimentos fabris, etc.
Muito daquele combustível tem sido depositado no cais da estação Porto-A, onde existe um gradeamento, que foi em parte derrubado em consequência do peso do carvão. Foram tomadas as necessárias providências, segurando-se aquela vedação com algumas antenas.
Ontem estavam as águas do rio em 2 metros acima do nível ordinário, sendo a corrente de 11 milhas por hora, isto é, houve um decrescimento de 50 centímetros na altura da água e o aumento na intensidade da corrente de 1 milha.
Hoje, por certo, se registarão novas diminuições, voltando o rio à situação normal dentro em breve, se não sobrevierem novos temporais.

A situação das embarcações
Não mudou ainda, por não ter chegado a oportunidade de procederem à deslocação das embarcações dos locais onde permanecem.
Na Ribeira, o iate “Flor de Setúbal” descaiu um pouco mais para oeste, bem como o iate “Valladares”, que assim conseguiu posição mais desafogada, se bem que tenha ainda a proa entre a barca “Albatroz” e o patacho “Robin”. Este tem uma forte antena na proa para evitar que venha sobre o cais.
No Postigo dos Banhos mantém-se por igual a mesma situação. O vapor “Sir Walter” mergulhado completamente e pousado no banco de areia do sítio, e o “H. Wicander”, direito, junto deste, bem como o rebocador e a infinidade de barcaças que ali se reúnem em posição desordenada. Como acima foi deixado transparecer, tanto ali, como mais adiante, junto à Alfândega, vai bastante azáfama nas descargas e demais trabalhos fluviais. Admite-se, porém, que o “H. Wicander” possa estar encalhado no aludido banco.
No lado de Gaia, os seis iates que lá estão fundeados, bem como o lugre “Hossana”, fundeado próximo ao estaleiro, não correm agora perigo. Ontem desenrolaram todo o velame encharcado das chuvas anteriores. O dia calmo e de sol intenso veio em ocasião propícia para tal efeito.
Em Massarelos continuaram ontem os trabalhos de protecção nos navios que ali se encontram em situação critica. A barca “Glama” foi reforçada com mais amarras, sendo conseguido de manhã endireitar o navio, que, como foi dito, estava muito adernado para estibordo.
À noite, porém, o navio voltou a adernar um pouco para estibordo, em virtude de se terem desprendido alguns cabos. Entre a barca “Glama” e o cais estão o lugre “Costa Lobo” e a barca “Ligeira”. Esta última, que é bastante velha, está muito adernada sobre o cais, não sendo das melhores situadas, pois que corre o risco de ficar em seco.
Relativamente à galera “América” é bastante má a sua situação. Às 8 horas da manhã um numeroso troço de trabalhadores, sob a direcção do sr. António Ribeiro dos Santos, procurou mudar-lhe a posição que havia tomado, para mais tarde facilitar o processo de lançá-la à água, pois que a “América” encontra-se sobre a areia da praia.
Os trabalhadores conseguiram desviar um pouco o navio que, como é sabido, tinha a proa sobre o cais. Além de fortes amarras que lhe lançaram, foram-lhe colocadas duas potentes antenas, ambas na proa. Durante a noite, porém, o navio descaiu bastante para terra, sendo impotentes as antenas que o seguravam. Os trabalhos continuam na madrugada de hoje, sendo empregues todos os esforços para que o magnifico navio volte a ser posto a nado.
Em Massarelos juntou-se muito povo a presenciar os trabalhos, tomando a polícia da esquadra daquele local as providências necessárias, não só para evitar algum acidente, mas também para que os trabalhadores manobrassem livremente.
No Ouro encontram-se bem as embarcações que para ali garraram; apenas tem sido reforçada uma ou outra amarra. A barca “Douro” que se perdeu naquele sítio, mostrava ontem, de tarde, metade da coberta, por motivo das águas terem descido.
Na Cantareira encontra-se em boa situação a barca “Maria Emília”, que na noite de ante-ontem havia garrado um pouco. Agora está em melhor água, próximo ao molhe da Cantareira, e julga-se salva.
Ante-ontem, na ocasião em que aquele navio garrou, saíram de bordo os tripulantes António dos Santos e Guilherme José Loureiro, que foram dali retirados numa catraia pelos barqueiros Inácio Fernandes, António Carola e José Ferreira. Os pilotos da barra ainda lançaram à água o barco salva-vidas, mas não largou, visto os homens terem saído de bordo sem dificuldade. Ontem já a tripulação estava a bordo.
À polícia constou que dera causa à “Maria Emília” garrar por alguns malfeitores lhe haverem partido uma amarra. Os agentes da autoridade procederam a várias diligências, mas nada apuraram que indicasse crime, pelo que só presume que a amarra quebrara pela força da água.

O “Sir Walter”
Não se considera inteiramente perdido este vapor, que, como se sabe, está no fundo do rio entre os Banhos e a Porta Nobre. Pelo contrário, há todas as esperanças de o pôr a nado, logo que o volume das águas volte ao seu estado normal. Para o conseguir, começarão por estancá-lo, com o auxílio de poderosas máquinas de esgoto, e vedar-se-lhe os rombos, sendo todos os trabalhos feitos por pessoal ao serviço da casa dos consignatários daquele vapor, os srs. C. Coverley & Cª., sob a direcção do engenheiro sr. Charles J. Ennor.
Presume-se que o “Sir Walter”, além das avarias produzidas pelo abalroamento da fragata “Dª. Anna”, pouco mais dano terá sofrido.
Os 13 tripulantes do vapor, em cujo número se conta o capitão, sr. Henderson, estão hospedados no hotel Malhão. A todos eles foram fornecidos fatos novos pelo atrás citado consignatário do navio.

Os salvados
Tendo constado ao sr. administrador de Vila Nova de Gaia, por ofício do sr. director da Alfândega do Porto, que alguns salvados arrojados às margens do rio e às praias do mar têm sido sonegados e até vendidos por diversas pessoas, ordenou aquele funcionário aos respectivos regedores que empreguem todos os meios, não esquecendo a prevenção especial aos cabos de polícia, designadamente aos que residem mais próximo das margens e praias do concelho, para que se evitem furtos que nenhuma disposição legal autoriza, sendo, portanto, intolerável que esses agentes ou auxiliares da autoridade sejam neles coniventes.
Sabe-se que do lado do Porto a policia tem tomado todas as providências indispensáveis em tais casos. Desde a Cantareira até ao molhe de Carreiros, à Foz, especialmente, o mar tem arrojado à praia muita aduela, fragmentos de embarcações, barris, etc., sendo tudo apanhado e levado para lugar seguro, onde é guardado pela polícia do posto da Foz e por soldados da guarda-fiscal.

Notas diversas
- Conquanto seja muito avultado o número de barcaças de carga que a força da corrente levou rio abaixo ou meteu a pique, calcula-se que não excederão a 25 as que se tenham perdido completamente. Baseia-se este cálculo no facto de irem aparecendo nas praias da costa algumas dessas barcaças, tendo sofrido apenas ligeira avaria, e na probabilidade de se retirarem do fundo do rio bastantes outras, quando o Douro voltar ao seu leito ordinário.
- Entre os navios que ante-ontem correram sério risco, contou-se a escuna “Britannia”, fundeada junto do cais do Terreiro da Alfândega. Reforçada, porém, rapidamente a amarração, pôde o elegante navio, que é novo, pois há apenas 9 meses que encetou as suas viagens, resistir aos puxões da corrente.
(Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 15 de Fevereiro de 1900)

Desenho de navio do tipo escuna, sem correspondência ao texto

Características da escuna inglesa “Britannia”
Armador: Veloaga Slate Co., Ltd., Londres
Nº Oficial: N/d - Iic: N/d - Porto de registo: Londres
Construtor: W.H. Skileton, Plymouth, Abril de 1899
Arqueação: Tab 106,00 tons - Tal 93,00 tons
Dimensões: Pp 28,04 mts - Boca 6,43 mts - Pontal 3,15 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 13 tripulantes

O temporal - Sinistros no rio
O dia de ontem apareceu com o céu encarvoado. Apresentou-se tão sorumbático, tão triste, quanto o anterior fôra alegre, cheio de sol radiante. De manhã caíram ligeiros chuviscos, conservando-se o vento das bandas do sul. Se ronda um pouco mais para oeste haverá novo escarcéu, mas nada faz supôr que isso aconteça.
Pouco há a acrescentar ao que ontem foi dito sobre a inundação no Douro e acerca da situação dos navios nele ancorados.

A cheia
Não houve mudança para pior, nem melhoria alguma, quanto à inundação. As águas têm vindo em quantidade razoável, mas como encontram fácil e ampla saída para o mar, não engrossaram o rio em frente da cidade, conservando-se na mesma situação de ante-ontem, isto é, 2 metros de altura acima do nível ordinário e uma intensidade na corrente de 11 milhas por hora. Estão ainda inundados todos os locais das margens. Apesar disso trabalham afincadamente, como ante-ontem, na descarga das barcaças em toda a margem.

A situação das embarcações
Na Ribeira há a registar apenas que o iate “Flor de Setúbal” se desviou um pouco mais para o largo, a fim de não ficar em seco sobre o cais. Foi-lhe colocada uma antena para não chocar contra ele. As embarcações ancoradas mais abaixo, a “Albatroz”, o “Valladares” e o “Robin”, mantém-se na situação anterior de maior desafogo do que na segunda-feira.
O “Britannia”, no cais do Terreiro; o “Sir Walter”, o “H. Wicander” e o rebocador “Lynce”, no Postigo dos Banhos; o “Bella Rosa”, no quadro da Alfandega; conservam-se precisamente na situação do dia anterior e a que foi oportunamente feita prévia referência.
Em Massarelos a barca “Glama” continuava na mesma posição de ante-ontem, isto é. um pouco adernada por estibordo.
Ontem, depois das 2 horas da madrugada, um grupo de trabalhadores fluviais voltou a entregar-se aos serviços, que tinham encetado no intuito de salvar a galera “América”. As duas antenas colocadas na quarta-feira na proa do navio, foram impelidas contra o casco, conseguindo os trabalhadores desviá-la um pouco do cais.
De manhã, aproveitando a baixa-mar, trabalharam alguns homens a estibordo da galera, procurando tapar-lhe um rombo que tinha um pouco abaixo da linha de flutuação, por onde tem metido bastante água. O navio continua em situação crítica, havendo ainda receio de não se poder salvar. De Massarelos até à Cantareira, os navios mantém-se na mesma situação, não se tendo dado acidente algum digno de registo.

Notas diversas
- Na Porta Nobre, junto à linha férrea, está depositada grande porção de fardos de algodão, que têm sido retirados das fragatas fundeadas ali próximo. Ontem, dois dos oleados, que os cobriam principiaram a arder, parece que motivado por alguma ponta de cigarro, que lançaram da rua da Nova Alfandega. Diversos indivíduos que ali estão de guarda, evitaram que fosse ateado fogo ao algodão.
- Na Afurada a guarda-fiscal tem tomado rigorosas providências tendentes a evitar que a população daquele lugar conserve em seus poder quaisquer objectos que sejam arrojados à praia. São de certa importância os salvados arrecadados ali.
- De Viana do Castelo foi recebida uma relação dos objectos arrojados às praias do norte e sul desta cidade, até ontem (dia 14), à tarde, provenientes dos sinistros ocorridos no Douro, como segue:
Em Fão e recolhidos nos armazéns da delegação de Esposende:- 1 caixa com 5 relógios de mesa, 140 aduelas de carvalho do norte, 4 vigas de Flandres e 2 barris de petróleo.
Na Praia de Anha:- 2 vigas de Flandres
Em Castelo de Neiva:- 2 fardos de algodão e 9 vigas de Flandres.
Na barra:- 1 viga de Flandres
Em Montedor:- 4 fardos de algodão, 2 barris de vinho verde (marca S.C.C.- Rio) e 3 vigas de Flandres
Em Afife:- 1 barril de vinho verde (marca S.C.C.- Rio), 3 vigas de Flandres e alguns fardos de algodão incompletos.
Resumo:- 1 caixa com 5 relógios de mesa, 6 fardos de algodão, 3 barris de vinho verde, 140 aduelas de carvalho do norte, 21 vigas de Flandres e 2 barris de petróleo.
(Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 16 de Fevereiro de 1900)

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