O encalhe do vapor “Mecklenburg”, na barra do rio Tejo
Sinistro marítimo
O vapor inglês “Mecklenburg” quando saía hoje a barra, ao anoitecer, encalhou perto do forte de S. Julião da Barra.
Tem água aberta. Pediu socorro, seguindo logo para ali o vapor da Alfândega. Não há mais pormenores.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 24 de Agosto de 1919)
Tem água aberta. Pediu socorro, seguindo logo para ali o vapor da Alfândega. Não há mais pormenores.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 24 de Agosto de 1919)
Notícia do encalhe do vapor "Mecklenburg"
(In Ilustração Portuguesa Nº 707, de 8 de Setembro de 1919)
(In Ilustração Portuguesa Nº 707, de 8 de Setembro de 1919)
Características do vapor “Mecklenburg”
1919-1920
1919-1920
Armador: Governo Inglês, Londres
Nº Oficial: N/s - Iic: K.F.B.L. - Porto de registo: Londres
Construtor: A.G. “Neptun”, Rostock, Alemanha, 1907
ex “Mecklenburg”, Heinrich Podeus, Wismar, Alemanha, 1907-1913
ex “Mecklenburg”, Aug. Bolten, Hamburgo, Alemanha, 1913-1919
Arqueação: Tab 2.695,00 tons - Tal 1.709,00 tons
Dimensões: Pp 88,82 mts - Boca 13,41 mts - Pontal 7,82 mts
Propulsão: Do construtor - 1:Te - 3:Ci - 192 Nhp - 9 m/h
dp “Mecklenburg”, S.H. Biscoe, Londres, Inglaterra, 1920-1922
dp “Mecklenburg”, Mosa S/s Co., Londres, Inglaterra, 1922-1927
dp “Maid of Corfu”, Byron S/s Co., Londres, Inglaterra, 1927-1931
dp “Brita”, Lovisa Rederi Ab., Lovisa, Finlandia, 1931-1932
dp “Brita”, Lovisa Fiskeri Ab., Lovisa, Finlandia, 1932-1937
dp “Brita”, Suomen Kalastus Oy, Lovisa, Finlandia, 1937-1944
dp “Fero”, Governo Alemão, Hamburgo, Alemanha, 1944-1946
dp “Brita”, Suomen Kalastus Oy, Lovisa, Finlandia, 1946-1961
Nº Oficial: N/s - Iic: K.F.B.L. - Porto de registo: Londres
Construtor: A.G. “Neptun”, Rostock, Alemanha, 1907
ex “Mecklenburg”, Heinrich Podeus, Wismar, Alemanha, 1907-1913
ex “Mecklenburg”, Aug. Bolten, Hamburgo, Alemanha, 1913-1919
Arqueação: Tab 2.695,00 tons - Tal 1.709,00 tons
Dimensões: Pp 88,82 mts - Boca 13,41 mts - Pontal 7,82 mts
Propulsão: Do construtor - 1:Te - 3:Ci - 192 Nhp - 9 m/h
dp “Mecklenburg”, S.H. Biscoe, Londres, Inglaterra, 1920-1922
dp “Mecklenburg”, Mosa S/s Co., Londres, Inglaterra, 1922-1927
dp “Maid of Corfu”, Byron S/s Co., Londres, Inglaterra, 1927-1931
dp “Brita”, Lovisa Rederi Ab., Lovisa, Finlandia, 1931-1932
dp “Brita”, Lovisa Fiskeri Ab., Lovisa, Finlandia, 1932-1937
dp “Brita”, Suomen Kalastus Oy, Lovisa, Finlandia, 1937-1944
dp “Fero”, Governo Alemão, Hamburgo, Alemanha, 1944-1946
dp “Brita”, Suomen Kalastus Oy, Lovisa, Finlandia, 1946-1961
Vendido em Bruges, Bélgica, à empresa Brugse Scheepssloperij, para demolir, em 15 de Setembro de 1961
Foto do vapor "Brita" ex "Mecklenburg"
Imagem da Photoship.Uk
Imagem da Photoship.Uk
O vapor “Mecklenburg”
Parece que o “Mecklenburg” está completamente perdido, a não ser que vapores de alto mar, com poderosas bombas de esgotamento, consigam remover uma parte da água aliviando o navio para facilitar o desencalhe.
Apesar disso, já não serão evitados consideráveis prejuízos. Navio e carga estão no seguro.
Às praias próximas da Ponta da Lage, tem acorrido muita gente a assistir às peripécias do salvamento.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 26 de Agosto de 1919)
Apesar disso, já não serão evitados consideráveis prejuízos. Navio e carga estão no seguro.
Às praias próximas da Ponta da Lage, tem acorrido muita gente a assistir às peripécias do salvamento.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 26 de Agosto de 1919)
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