segunda-feira, 4 de julho de 2016

Construção naval


O novo paquete “África Ocidental” é lançado, amanhã, à água
Amanhã, às 16 horas, no estaleiro da Companhia União Fabril, realiza-se o lançamento à água do novo paquete na Marinha Mercante “África Ocidental”. Assistirão o Chefe do Estado e outras entidades oficiais. A guarda de honra é feita por uma companhia de Marinha.
(In jornal “Comercio do Porto”, segunda, 30 de Maio de 1938)

Foto do navio "África Ocidental" a chegar a Leixões
Imagem da Fotomar, Matosinhos

Características do navio “África Ocidental“
13.01.1939 - 1971
Armador: Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa
Nº Oficial: G-389 - Iic: C.S.A.B. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mts - Pp 68,06 mts - Bc 10,48 mts - Ptl 4,60 mts
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
Vendido em 1971, mudou o nome para “Zoe”.
dp "Zoe", Ermioni Shipping Co. S.A., Piréu, Grécia, 1971-1979.
Vendido para demolir à firma de S.M. Sadiq & Co., de Gadani Beach, Paquistão, em 17 de Fevereiro de 1979.

Marinha Mercante
Depois do lançamento à água do paquete “África Ocidental”, que se efectuou, ontem, vai iniciar-se a construção de um novo navio a motor, de 3.000 toneladas de carga, que se denominará “Alexandre Silva”.
O navio, destinado à frota mercante da Sociedade Geral de C.I.T., terá as seguintes características: comprimento entre particulares, 86 m.; comprimento de fora a fora, 93,307 m.; boca máxima, 12,800 m.; pontal, 8 m.; tonelagem bruta, 1.695 t.; velocidade, 12 nós.
Será esta a maior unidade da marinha mercante que se tem construído, até agora, em estaleiros nacionais.
(In jornal “Comercio do Porto”, quarta, 1 de Junho de 1938)

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