O novo paquete “África Ocidental” é lançado, amanhã, à água
Amanhã, às 16 horas, no estaleiro da Companhia União Fabril, realiza-se o lançamento à água do novo paquete na Marinha Mercante “África Ocidental”. Assistirão o Chefe do Estado e outras entidades oficiais. A guarda de honra é feita por uma companhia de Marinha.
(In jornal “Comercio do Porto”, segunda, 30 de Maio de 1938)
(In jornal “Comercio do Porto”, segunda, 30 de Maio de 1938)
Foto do navio "África Ocidental" a chegar a Leixões
Imagem da Fotomar, Matosinhos
Imagem da Fotomar, Matosinhos
Características do navio “África Ocidental“
13.01.1939 - 1971
13.01.1939 - 1971
Armador: Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa
Nº Oficial: G-389 - Iic: C.S.A.B. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mts - Pp 68,06 mts - Bc 10,48 mts - Ptl 4,60 mts
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
Vendido em 1971, mudou o nome para “Zoe”.
dp "Zoe", Ermioni Shipping Co. S.A., Piréu, Grécia, 1971-1979.
Nº Oficial: G-389 - Iic: C.S.A.B. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mts - Pp 68,06 mts - Bc 10,48 mts - Ptl 4,60 mts
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
Vendido em 1971, mudou o nome para “Zoe”.
dp "Zoe", Ermioni Shipping Co. S.A., Piréu, Grécia, 1971-1979.
Vendido para demolir à firma de S.M. Sadiq & Co., de Gadani Beach, Paquistão, em 17 de Fevereiro de 1979.
Marinha Mercante
Depois do lançamento à água do paquete “África Ocidental”, que se efectuou, ontem, vai iniciar-se a construção de um novo navio a motor, de 3.000 toneladas de carga, que se denominará “Alexandre Silva”.
O navio, destinado à frota mercante da Sociedade Geral de C.I.T., terá as seguintes características: comprimento entre particulares, 86 m.; comprimento de fora a fora, 93,307 m.; boca máxima, 12,800 m.; pontal, 8 m.; tonelagem bruta, 1.695 t.; velocidade, 12 nós.
Será esta a maior unidade da marinha mercante que se tem construído, até agora, em estaleiros nacionais.
(In jornal “Comercio do Porto”, quarta, 1 de Junho de 1938)
O navio, destinado à frota mercante da Sociedade Geral de C.I.T., terá as seguintes características: comprimento entre particulares, 86 m.; comprimento de fora a fora, 93,307 m.; boca máxima, 12,800 m.; pontal, 8 m.; tonelagem bruta, 1.695 t.; velocidade, 12 nós.
Será esta a maior unidade da marinha mercante que se tem construído, até agora, em estaleiros nacionais.
(In jornal “Comercio do Porto”, quarta, 1 de Junho de 1938)
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