quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Visita surpresa…


O lugre “Santa Maria Manuela” no rio Douro

Chegada ao canal de navegação
À passagem pela barra

Na data em que se celebra o 75º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo e cuja comemoração se estende até ao próximo dia 12, foi igualmente dia para dar as boas vindas ao “Santa Maria Manuela”, que pela 1ª vez faz escala no rio Douro.

À passagem passagem pela Afurada
Em frente ao Ouro

O lugre que conforme noticiamos esteve presente no Festival Marítimo de Ílhavo, saiu na última segunda-feira com destino ao porto de Vigo, para efectuar uma curta viagem, estando já de regresso. Esta tarde à passagem pelo Porto, deu entrada no Douro, pelas 17.50 horas, seguindo rio acima para atracar no Cais da Estiva, bem próximo do coração da cidade, onde vai permanecer até amanhã de manhã. Está previsto sair cerca das 09.00 horas, provavelmente com destino a Aveiro.

Depois da passar pela Ponte da Arrábida
Durante a manobra de atracação

Na oportunidade, porque é cada vez mais raro ver veleiros a navegar nas águas tranquilas do rio, registamos estas imagens.

Prestes a atracar no Cais da Estiva
O encontro a bordo de dois amigos Ílhavenses; os capitães António São Marcos e David Calão, que teve a seu cargo a manobra de entrada do navio no rio Douro. Por estes e outros motivos, seria bom ver o navio no Porto em muitas outras ocasiões.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Ahoy
Na verdade foi a primeira vez que o SMM se fez à barra do Douro e subiu o rio até ao cais do Terreiro, ali junto à ponte D. Luis, passando diante do centro piscatório da Afurada, com o seu bairro dos Pescadores lá no cimo, onde residiam tantos e tantos homens do "one man dory", e alguns deles devem ter embarcado no SMM.
Nem no tempo em que pertenceu à Empresa de Pesca de Viana veio ao Douro, pois transbordava o produto das suas capturas na bacia ou na doca de Leixões, a fim de aliviar carga para ter água suficiente para demandar a doca de Viana.
O único navio daquela empresa que escalou o Douro, foi o VASCO D' OREY que descarregou para o cais de Gaia.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro