sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novo terminal de Leixões


Inauguração

O paquete "Boudicca" em Leixões
Foto de José Modesto

O paquete “Boudicca”, da companhia norueguesa Fred Olsen Cruises, que é à algum tempo visita regular no porto, ficará para sempre referenciado como tendo sido o primeiro navio de passageiros, a atracar no novo terminal de Leixões, ontem inaugurado pelo Ministro das Obras Públicas.

O novo cais de acostagem, que visa essencialmente permitir escalas a embarcações a operar no turismo internacional, tem um comprimento de 343 metros, pelo que Leixões poderá receber a visita de navios até 300 metros, assegurando igualmente fundos até 10 metros.

A obra em curso, que foi terminada dentro do prazo acordado, orçou em cerca de 21 milhões de euros. A nova infra-estrutura portuária, será continuada com os necessários arruamentos, parques e um excelente edifício para gare marítima, cuja conclusão está prevista para o decorrer do ano de 2013.

Está portanto de parabéns, a pessoa ou grupo de pessoas, que numa primeira fase idealizou ser possível melhorar as condições do exíguo recinto portuário, com esta construção. Paralelamente estão também de parabéns a administração portuária, por ter concretizado o projecto, o sr. ministro das Obras Públicas por convencer o digníssimo chefe de governo, que o trabalho ora parcialmente finalizado é uma mais valia para o norte do país e o primeiro ministro por ter acedido libertar a verba necessária aos trabalhos.

Espero desde já poder antecipar o regresso dos navios a Leixões, dos paquetes da mais prestigiada companhia de navegação inglesa, a Cunard de Londres, que tudo indica poderá trazer a Leixões uma das suas principais unidades, o “Queen Elizabeth”, ainda no decorrer deste ano, ao qual seguramente se seguirão outros colossos do mercado turístico.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Aproveito para felicitar a APDL pela obra há tanto tempo esperada, se bem que na doca nº 1 seria mais abrigado dos ventos do quadrante norte mas também o espaço e água é mais exíguo, contudo houve um excelente aproveitamento daquele espaço do molhe Sul, outrora parcialmente pouco utilizável, e que até inclui uma doca de recreio tão desejada.
Agora levar os navios hotéis do Douro para Leixões, certamente os operadores irão sofrer desgostos. É que a nova barra do Douro, ainda tem muitas contingências, e para navios fluviais nem é bom falar! É que na saída do Douro o mar poderá estar chão mas no regresso, devido à agitação marítima se deteriorar a embarcação fica impossibilitada de a demandar, e talvez por vários dias, e então ou haverá um navio de recurso disponível em Gaia ou turistas vão andar em cruzeiro pela bacia e docas de Leixões.
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Pois é verdade, o novo terminal de cruzeiros irá receber o novo QUEEN ELIZABETH, o que será motivo de regozijo para o porto de Leixões e para a região norte.
Já na década de 80, o QUEEN ELIZABETH 2 esteve programada a sua vinda ao Douro/Leixões, fundearia junto a uma das barras, e as lanchas de bordo fariam ligação a terra, transportando os turistas. Infelizmente ficou tudo em "águas de bacalhau" por ser em Junho, haver receio de nevoeiros, aliás como funcionário dos agentes consignatários, nunca cheguei a entender, pois se assim fosse e em alternativa o navio em poucas horas atracaria ao porto de Vigo, como alternativa.
Saudações marítimo-entusiásticas.
Rui Amaro