O nm “ Cecília A “
2010 - (em serviço)
Empresa de Barcos do Pico, Madalena, Ilha do Pico
2010 - (em serviço)
Empresa de Barcos do Pico, Madalena, Ilha do Pico
O "Cecília A" no porto da Madalena, ilha do Pico
Outra embarcação que se encontra a operar na cabotagem local, com escalas relâmpago nas ilhas do grupo central, tem-se revelado insubstituível pela sua utilidade, apesar de já contar mais de 40 anos de serviço activo. Com uma construção pensada para navegar entre os pequenos portos Noruegueses, tem a necessária solidez que lhe permitia enfrentar situações de mar bonançoso e simultaneamente resistir às condições de clima adversos, nos mares do norte.
Nº Oficial: H-231-TL - Iic.: -?- - Registo: Horta (02.12.2010)
Construtor.: Mandals Slip & M/V., Mandal, Noruega, 1968
ex “Gullfjord”, (proprietário desconhecido), 1968-1973
ex “Solvstjernen”, Harry J. Teigland, Sandnessjoen, 1973-1983
ex “Terningen”, Kristoffer Saeternes, Trondheim, 1983-1994
ex “Gullfjell”, Jan Saevroy, Bergen, Noruega, 1994-1997
ex “Gullfjord”, (proprietário desconhecido), 1997-2010
Arqueação: Tab 383,00 tons - Tal 219,00 tons
Dim.: Ff 40,38 mts - Pp 36,86 mts - Bc 8,20 mts - Ptl 5,00 mts
Propulsão: Caterpillar, 1998 - 1:Di - 6:Ci - 448 Bhp - 11 m/h
Construtor.: Mandals Slip & M/V., Mandal, Noruega, 1968
ex “Gullfjord”, (proprietário desconhecido), 1968-1973
ex “Solvstjernen”, Harry J. Teigland, Sandnessjoen, 1973-1983
ex “Terningen”, Kristoffer Saeternes, Trondheim, 1983-1994
ex “Gullfjell”, Jan Saevroy, Bergen, Noruega, 1994-1997
ex “Gullfjord”, (proprietário desconhecido), 1997-2010
Arqueação: Tab 383,00 tons - Tal 219,00 tons
Dim.: Ff 40,38 mts - Pp 36,86 mts - Bc 8,20 mts - Ptl 5,00 mts
Propulsão: Caterpillar, 1998 - 1:Di - 6:Ci - 448 Bhp - 11 m/h
O navio ainda na versão original como "Gullfjell"
Imagem Photoship.Uk
Imagem Photoship.Uk
O navio apresenta o formato típico das embarcações nórdicas, dos anos sessenta, muitas vezes utilizados no transporte de bacalhau fresco para os portos do continente. De regresso à Escandinávia, carregavam pequenas parcelas de granito a granel, com destino a portos na Noruega e Dinamarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário