sexta-feira, 11 de junho de 2010

Desta vez acho que acertei...


O lugre mistério do blog “Navios à vista”

O amigo Rui Amaro publicou no blog supra mencionado, a foto dum lugre de 4 mastros, ancorado no rio Douro, que havia sido encontrada nos arquivos da Empresa de Pesca de Viana, merecendo diversos comentários, entre os quais eu mesmo dizia poder tratar-se do lugre “Luzitania”, construído e registado no porto de Viana do Castelo.
A falta de elementos, quer nas listas nacionais, quer no Lloyds Register of Shipping de 1922, contribuiu para um erro de julgamento, que agora espero possa ser corrigido. No anúncio que abaixo transcrevo, é sugerida outra hipótese, permitindo-nos imaginar poder tratar-se do recém construído lugre “Venturoso”, à chegada ao rio Douro em Novembro de 1919.
Só que a mesma falta de elementos e devido aos poucos anos de existência do navio, não nos deixa muito para informar, além das características disponíveis abaixo mencionadas.

O anúncio do lugre "Venturoso", agora descoberto

Lugre “ Venturoso “
1919 - 1923
Sociedade Comercial de Navegação, Lda.
Porto

A foto préviamente apresentada no blog "Navios à vista"

Construtor : Jeremias Martins Novais, Vila do Conde, 10.1919
Arqueação : Tab -?- > Tal 413,00 to
Capitães embarcados : José Cachim (1919 a 1921) e José Ançã (1922 e 1923). Naufragou quando em viagem de Belém do Pará para o Porto, em 1923

3 comentários:

Historias da minha familia disse...

ID Nº: 5356143
Year: 1919
Name: LUSITANIA
Keel:
Type: Cargo ship
Launch Date:
Flag: PRT
Date of completion:
Tons: 366
Link:
DWT:
Yard No:
Length overall: Ship Design:
LPP: 42.0
Country of build: VNM
Beam:9.0
Builder: da Silva Lapa, J.
Material of build: w
Location of yard: Villa Nova Gaya
Number of screws/Mchy/
Speed(kn): 1D-
Naval or paramilitary marking:
A: *
End: 1977

Rui Amaro disse...

caro Reinaldo
Talvez tEnhas acertado não no Euromilhões mas na raspadinha. È Pena assim não ter sido!
Pois tudo leva a crer que a foto seja do lugre VENTUROSO.
Vendo o porto de Vila do Conde, até parece inacreditável navios daquele porte, tal como o VIANNA,mesmo deslastrados e nas marés grandes navegarem naquele rio, não só pelo porte como pelo calado de água, por pouco que fosse.
Quanto ao LUSITANIA do Blogue HISTÓRIAS DA MINHA FAMILIA, esse é outro, que mais tarde foi transformado no n/m TERRA NOVA e terMinou os seus dias como SILVAMAR.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

reimar disse...

Caros amigos,
Antes de mais dou as boas vindas ao sr Arnaldo Salgado, que muito oportunamente participou no blog com a sua opinião, que agradeço.
Na realidade tanto eu como o Rui Amaro, em função da imagem publicada, partimos do princípio que o navio não apresenta sinais de ter sido motorizado, pelo que não poderia ser o "Lusitânia", de Viana do Castelo, como inicialmente admitimos. Continuei a pesquisar e apresenta-se muito óbvio poder tratar-se do lugre "Venturoso", que tenho identificado, conforme se encontra publicado no blog.
Quanto ao navio que refere, construído por José da Silva Lapa, em V.N. de Gaia, com bota-abaixo a 20 de Novembro de 1918, julgo tratar-se dum lugre de 3 mastros, razão pela qual não pode ser o navio em questão.
Um grande abraço para ambos,
Reinaldo Delgado