O peso duma boa imagem
Um dos aspectos interessantes quanto à procura de informação sobre navios antigos, acontece muitas vezes devido às imagens soberbas, que vamos encontrando num ou outro sítio da net. Pela capacidade de nos transportar ao local, inegável curiosidade e prazer da descoberta. A pesquisa revela-se tarefa complicada, mas a sorte favorece a teimosia. O texto que adicionamos às imagens, legenda explicativa de um momento, relata uma história. Como no caso deste cargueiro, vencido pela força da natureza…
O nm "Iano" - imagem Photoship.Uk
nm “ Iano “
E. Balducci, Itália
1949 – 1958
E. Balducci, Itália
1949 – 1958
O nm "Iano" - imagem Photoship.Uk
Construtor : George Brown & Co., Greenock, Escócia, 03.1922
ex “Terneuzen”, A.C. Lensen, Terneuzen, Holanda, 1922- 1935
ex ”Terneuzen”, A.H. Smith, Londres, Inglaterra, 1935-1938
ex “Alresford”, Sea & Land Securities Ltd., Londres, 1938-1949
Arqueação : Tab 2.488 to > Tal 1.482 to
Comprimentos : Pp 88,45 mt > Boca 13,44 mt > Pontal 6,37 mt
Máq.: J.G. Kincaid, Greenock, 1922 > 1:Te > 258 Nhp > 9 m/h
ex “Terneuzen”, A.C. Lensen, Terneuzen, Holanda, 1922- 1935
ex ”Terneuzen”, A.H. Smith, Londres, Inglaterra, 1935-1938
ex “Alresford”, Sea & Land Securities Ltd., Londres, 1938-1949
Arqueação : Tab 2.488 to > Tal 1.482 to
Comprimentos : Pp 88,45 mt > Boca 13,44 mt > Pontal 6,37 mt
Máq.: J.G. Kincaid, Greenock, 1922 > 1:Te > 258 Nhp > 9 m/h
O nm "Iano" - imagem Photoship.Uk
No dia 4 de Novembro de 1957, quando em viagem no canal de Inglaterra, o navio foi apanhado a meio dum violento ciclone, pelo que por decisão do capitão, a opção foi de resguardar a embarcação na baía de Sandown, na Ilha de Wight. Ainda por acção do vento e da forte agitação do mar, as ancoras garraram, levando o navio a encalhar na costa, em Yaverland, próximo a Culver Cliff. A difícil situação em que o navio se encontrava, levou ao imediato desembarque de 26 dos seus 30 tripulantes, mantendo-se os 4 restantes a bordo para reparar eventuais avarias e para preparar a reflutuação. Após diversas manobras efectuadas, sem resultado, foram chamados bulldozers, para colaborar na remoção de grande quantidade de areia e pedregulhos. Por fim desencalhado, foram constatadas avarias no casco de vária ordem, pelo que o navio seguiu viagem para o porto Belga de Zeebrugge, onde foi demolido, a 25 de Fevereiro de 1958.
1 comentário:
Amigo vamos começar a pensar no almoço do SHIPPING.
Esta mensagem vai ser postada em todos os blogues na nossa área.
Temos que nos encontrar, temos que marcar um almoço de confraternização, as nossas esposas estarão presentes,(opcional) afinal elas aturam-nos todos os dias e o nosso tempo livre na blogosfera elas estão sempre presentes.
Vamos começar a pensar nisto.
Saudações Marítimas
José Modesto
Enviar um comentário