24 de Abril de 1922
Nesta data, pelas 6 horas e meia da manhã, entrou em Leixões o vapor Inglês “Rossmore”, vindo arribado, por ter batido 3 vezes no fundo à saída da barra de Viana do Castelo, obrigando à utilização exaustiva das bombas de escoamento de água, para manter o navio a navegar. Este vapor que esteve no Porto, saiu do rio Douro em lastro, no passado dia 16, com destino a Viana do Castelo, onde carregou uma partida de toros de pinheiro, com destino a Cardiff, na Inglaterra.
A colisão com pedras submersas, que danificaram o casco do navio, teve lugar na véspera, à saída da barra de Viana, na maré da tarde, ainda com o piloto a bordo. Por dificuldade de manobra, o vapor acabou por colidir com uma embarcação de pesca, provocando-lhe o afundamento.
Já fora da barra o vapor emitiu sinais de perigo para terra, optando por seguir para Leixões, onde procedeu à necessária vistoria das avarias e respectiva reparação. Como resultado do inquérito levantado sobre a causa do sinistro, os responsáveis da Capitania do porto de Viana, apuraram ter havido negligência por parte dos pescadores, motivo pelo qual foram severamente punidos e penalizados.
A colisão com pedras submersas, que danificaram o casco do navio, teve lugar na véspera, à saída da barra de Viana, na maré da tarde, ainda com o piloto a bordo. Por dificuldade de manobra, o vapor acabou por colidir com uma embarcação de pesca, provocando-lhe o afundamento.
Já fora da barra o vapor emitiu sinais de perigo para terra, optando por seguir para Leixões, onde procedeu à necessária vistoria das avarias e respectiva reparação. Como resultado do inquérito levantado sobre a causa do sinistro, os responsáveis da Capitania do porto de Viana, apuraram ter havido negligência por parte dos pescadores, motivo pelo qual foram severamente punidos e penalizados.
O nm “Rossmore”
1907-1941
Nacionalidade : Cardiff, Inglaterra
1907-1941
Nacionalidade : Cardiff, Inglaterra
Armador : Fort Shipping Co., Cardiff, Inglaterra
Cttor.: Murdock & Murray, Port Glasgow, Escócia, 03.1907
Arqueação : Tab 627,00 to > Tal 253,00 to
Cpmts.: Pp 54,92 mt > Boca 8,41 mt > Pontal 3,35 mt
Máq.: Ross & Duncan, Glasgow, 1907 > 1:Cp > 80 Rhp > 10 m/h
Cttor.: Murdock & Murray, Port Glasgow, Escócia, 03.1907
Arqueação : Tab 627,00 to > Tal 253,00 to
Cpmts.: Pp 54,92 mt > Boca 8,41 mt > Pontal 3,35 mt
Máq.: Ross & Duncan, Glasgow, 1907 > 1:Cp > 80 Rhp > 10 m/h
Afundado durante bombardeamento da aviação Alemã, a cerca de 12 milhas de Godrevy, Cornualha, País de Gales, a 25 de Março de 1941.
No mesmo dia, pelas 5 horas e meia da tarde, o vapor Dinamarquês “E.M. Dalgas”, saído do rio Douro, onde esteve a descarregar carvão, seguindo para Barry, na Inglaterra, como não pudesse desembarcar o piloto, por força do vento que se fazia sentir, foi a Leixões desembarcá-lo. Já com o piloto a caminho de terra, a embarcação ao sair do porto, próximo da barra, foi de encontro à ponta do Molhe Norte, sofrendo grave rombo na proa. Escoltado por rebocadores, voltou a entrar no porto para reparar. O molhe ficou igualmente danificado.
O nm “E.M. Dalgas”
1898-1928
Nacionalidade : Copenhaga, Dinamarca
1898-1928
Nacionalidade : Copenhaga, Dinamarca
Armador : Dampskibselskab Vendila, Copenhaga, Dinamarca
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co., Grangemouth, Ing., 05.1898
dp “Bravo”, Rederi A/B Brantevik, Brantevik, Suécia, 1928-1934
dp “Frode”, Rederi A/B Frode, Estocolmo, Suécia, 1934-1952
Arqueação : Tab 1.554,00 to > Tal 915,00 to
Cpmts.: Pp 77,42 mt > Boca 11,22 mt > Pontal 5,52 mt
Máq.: Hutson & Son, Glasgow, 1898 > 1:Te > 160 Nhp > 12 m/h
Vendido para demolição em Grays, Essex, Inglaterra, em Dezembro de 1952.
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co., Grangemouth, Ing., 05.1898
dp “Bravo”, Rederi A/B Brantevik, Brantevik, Suécia, 1928-1934
dp “Frode”, Rederi A/B Frode, Estocolmo, Suécia, 1934-1952
Arqueação : Tab 1.554,00 to > Tal 915,00 to
Cpmts.: Pp 77,42 mt > Boca 11,22 mt > Pontal 5,52 mt
Máq.: Hutson & Son, Glasgow, 1898 > 1:Te > 160 Nhp > 12 m/h
Vendido para demolição em Grays, Essex, Inglaterra, em Dezembro de 1952.
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