…da Atlantic Transport Line
Nova Iorque, Estados Unidos (sob operação Inglesa)
Nova Iorque, Estados Unidos (sob operação Inglesa)
nm “ Minnetonka “ (I)
1902-1918
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
1902-1918
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
O " Minnetonka " (I)
Construtor : Harland & Wolff Ltd., Belfast, Escócia, 17.05.1902
Arqueação : Tab 13.397 to > Tal -?- to
Comprimentos : Pp 183,10 mt > Boca 20,00 mt > Pontal -?- mt
Máq.: Harland & Wolff, 1902 > 2:Qe > -?- Nhp > Veloc. 16 m/h
Arqueação : Tab 13.397 to > Tal -?- to
Comprimentos : Pp 183,10 mt > Boca 20,00 mt > Pontal -?- mt
Máq.: Harland & Wolff, 1902 > 2:Qe > -?- Nhp > Veloc. 16 m/h
Torpedeado e afundado pelo submarino Alemão U.66 a cerca de 40 milhas de Malta, na posição 36º12’N 14º55’E, a 30 de Janeiro de 1918, contabilizou 4 vitimas mortais, resultantes desse acto de guerra.
Fez parte duma série de 4 navios idênticos, construídos entre 1900 e 1909. Foram baptizados “Minneapolis”, Minnehaha”, Minnetonka” e “Minnewaska”. Tinham uma enorme capacidade para carga, limitada oferta de 1ªs classes, mas dispondo de excelentes condições em alargada classe turística. Todos eles acabaram torpedeados por submarinos Alemães, durante a Iª Grande Guerra Mundial, sendo que no caso do “Minnehaha”, atacado durante a travessia do Atlântico, a 7 de Setembro de 1917, vitimou 43 dos seus ocupantes.
Fez parte duma série de 4 navios idênticos, construídos entre 1900 e 1909. Foram baptizados “Minneapolis”, Minnehaha”, Minnetonka” e “Minnewaska”. Tinham uma enorme capacidade para carga, limitada oferta de 1ªs classes, mas dispondo de excelentes condições em alargada classe turística. Todos eles acabaram torpedeados por submarinos Alemães, durante a Iª Grande Guerra Mundial, sendo que no caso do “Minnehaha”, atacado durante a travessia do Atlântico, a 7 de Setembro de 1917, vitimou 43 dos seus ocupantes.
nm “ Minnekahda “ (II)
1918-1936
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
1918-1936
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
O " Minnekahda " (II)
Construtor : Harland & Wolff Ltd., Belfast, Escócia, 21.03.1918
Arqueação : Tab 17.281 to > Tal 10.208 to
Comprimentos : Pp 189,13 mt > Boca 20,24 mt > Pontal 14,42 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1918 > 4:St > 11.250 Nhp > Veloc. 16 m/h
Findas as operações da companhia, amarrou desde 1931 até 1936.
Vendido para demolir em Dalmuir, Escócia, a 29 de Abril de 1936
Arqueação : Tab 17.281 to > Tal 10.208 to
Comprimentos : Pp 189,13 mt > Boca 20,24 mt > Pontal 14,42 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1918 > 4:St > 11.250 Nhp > Veloc. 16 m/h
Findas as operações da companhia, amarrou desde 1931 até 1936.
Vendido para demolir em Dalmuir, Escócia, a 29 de Abril de 1936
nm “ Minnewaska “ (IV)
1923-1934
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
1923-1934
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
O " Minnewaska " (IV)
Construtor : Harland & Wolff Ltd., Belfast, Escócia, 25.08.1923
Arqueação : Tab 21.716 to > Tal 13.418 to
Comprimentos : Pp 183,13 mt > Boca 24,51 mt > Pontal 15,06 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1923 > 4:St > -?- Nhp > Veloc. 16,5 m/h
Transferido para a Red Star Line em 1932, conservou o nome.
Vendido para demolição em Port Glasgow, Escócia, a 2 de Dezembro de 1934
Arqueação : Tab 21.716 to > Tal 13.418 to
Comprimentos : Pp 183,13 mt > Boca 24,51 mt > Pontal 15,06 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1923 > 4:St > -?- Nhp > Veloc. 16,5 m/h
Transferido para a Red Star Line em 1932, conservou o nome.
Vendido para demolição em Port Glasgow, Escócia, a 2 de Dezembro de 1934
nm “ Minnetonka “ (II)
1924-1934
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
1924-1934
Porto de registo : Belfast, Inglaterra
O " Minnetonka " (II)
Construtor : Harland & Wolff Ltd., Belfast, Escócia, 24.04.1924
Arqueação : Tab 21.998 to > Tal 13.526 to
Comprimentos.: Pp 183,13 mt > Boca 24,51 mt > Pontal 15,06 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1924 > 4:St > -?- Nhp > Veloc. 16,5 m/h
Transferido para a Red Star Line em 1932, conservou o nome.
Vendido para demolição em Borrowstounness, Escócia, a 8 de Dezembro de 1934
Arqueação : Tab 21.998 to > Tal 13.526 to
Comprimentos.: Pp 183,13 mt > Boca 24,51 mt > Pontal 15,06 mt
Máq.: Harland & Wolff, 1924 > 4:St > -?- Nhp > Veloc. 16,5 m/h
Transferido para a Red Star Line em 1932, conservou o nome.
Vendido para demolição em Borrowstounness, Escócia, a 8 de Dezembro de 1934
Se por um lado a construção do “Minnekahda” foi pensada para melhorar as condições a bordo para os passageiros, relativamente aos navios anteriores, a requisição do navio pelo Governo Inglês para operá-lo como transporte de tropas, sendo-lhe colocadas 2.000 camas, alterou-lhe completamente os planos. Recuperado a partir de 1920, foi remodelado mas não foi possível conseguir melhor do que 750 leitos, para classe turística, de fraca qualidade, num nível ligeiramente superior à oferta de camarotes de 3ª classe. Parte da solução foi fretar o navio à United States Lines, que o operou durante 4 anos no trafego entre Nova Iorque e Danzig, na Alemanha, seguindo-se novo fretamento à Panamá Pacific Line, até 1931, ano em que acontece o colapso da empresa. Na falta de comprador interessado no navio, a opção final foi a venda para demolição em 1936.
Quanto aos gémeos “Minnewaska” e “Minnetonka”, ambos construídos consoante os planos originais, revelaram-se gigantes face à capacidade para transportar 20.000 toneladas de carga, sendo por isso considerados à época, os maiores cargueiros do mundo. Em paralelo, ofereciam ainda condições para alojar 368 passageiros em 1ª classe.
O fim da companhia obrigou à reconversão de ambos os navios, para o transporte de passageiros em classe turística, a custos reduzidos, sob operação da Red Star Line, no tráfego entre Antuérpia e Nova Iorque. Por volta de 1933, a falta de mercadoria e de passageiros leva os navios a amarrar, sendo colocados à venda. Sem compradores interessados, foram ambos demolidos prematuramente, durante o ano de 1934.
Quanto aos gémeos “Minnewaska” e “Minnetonka”, ambos construídos consoante os planos originais, revelaram-se gigantes face à capacidade para transportar 20.000 toneladas de carga, sendo por isso considerados à época, os maiores cargueiros do mundo. Em paralelo, ofereciam ainda condições para alojar 368 passageiros em 1ª classe.
O fim da companhia obrigou à reconversão de ambos os navios, para o transporte de passageiros em classe turística, a custos reduzidos, sob operação da Red Star Line, no tráfego entre Antuérpia e Nova Iorque. Por volta de 1933, a falta de mercadoria e de passageiros leva os navios a amarrar, sendo colocados à venda. Sem compradores interessados, foram ambos demolidos prematuramente, durante o ano de 1934.
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