Nm “ Iberia “ (2)
1954 – 1972
Peninsular & Oriental Lines, Londres, Inglaterra
1954 – 1972
Peninsular & Oriental Lines, Londres, Inglaterra
O "Iberia" junto ao Cabo S. Vicente
Cttor.: Harland & Wolff, Belfast, Escócia, 10.09.1954
Arqueação : Tab 29.614 to > Porte 9.035 to
Cpmts.: Ff 219,00 mt > Pp 203,60 mt > Boca 27,7 mt
Maquina : 1954 > 2:St > 22 m/h
Arqueação : Tab 29.614 to > Porte 9.035 to
Cpmts.: Ff 219,00 mt > Pp 203,60 mt > Boca 27,7 mt
Maquina : 1954 > 2:St > 22 m/h
O "Iberia" - postal da Companhia
Também este navio aparece visto a passar próximo ao Cabo de São Vicente, contemplando o mais que provável regresso a casa. De navegar instável, esteve colocado a operar no serviço de ligação entre o Reino Unido e a Austrália, efectuando em simultâneo larga quantidade de viagens de cruzeiro.
Em 1956, foi vitima duma colisão com o tanque “Stanvac Pretoria”, ao largo de Colombo, no Sri-Lanka. Como o navio tanque se encontrava sem carga, as avarias verificaram-se acima da linha de água. Pode por esse motivo navegar para a Austrália, sendo reparado no estaleiro Cockatoo, em Sidney.
Decorridos 18 anos de serviço, foi retirado da frota e vendido para demolição em Kaohsiung, Formosa, a 5 de Setembro de 1972.
Em 1956, foi vitima duma colisão com o tanque “Stanvac Pretoria”, ao largo de Colombo, no Sri-Lanka. Como o navio tanque se encontrava sem carga, as avarias verificaram-se acima da linha de água. Pode por esse motivo navegar para a Austrália, sendo reparado no estaleiro Cockatoo, em Sidney.
Decorridos 18 anos de serviço, foi retirado da frota e vendido para demolição em Kaohsiung, Formosa, a 5 de Setembro de 1972.
1 comentário:
Magnifico lugarejo para excelentes fotos de navios em navegação, mas foi chão que deu uvas, porque agora passam a milhas do Cabo de S. Vicente, o que é pena.
Algumas vezes presenciei a passagem "southbound" muito fechados com a costa, junto da barra do Douro, do Ibéria e seu gémeo Arcadia, e ainda do Himalaya, Chusan, Strathmore e outos transatlanticos, possivelmente em viagens de cruzeiro.
Enviar um comentário