O chefe do distrito assistiu às experiências do novo rebocador
para os serviços da Administração dos portos do Douro e Leixões
para os serviços da Administração dos portos do Douro e Leixões
Entrou, ontem, ao serviço da Administração dos portos do Douro e Leixões, o novo rebocador “Vandoma”. Para festejar este facto, o rebocador largou do cais da Estiva às 15 horas, levando a bordo os srs. dr. Antão Santos da Cunha, Governador Cívil do Porto, dr. Alexandre Alberto de Sousa Pinto, e engenheiros Nogueia Soares e Henrique Schreck, respectivamente, presidente, vogal, e director-geral da Administração dos portos do Douro e Leixões; os srs. comandantes Raúl Ventura e António da Silva Braga, representantes dos capitães dos portos do Douro e de Leixões; engenheiro construtor naval Raúl da Costa; srs. chefe dos Serviços Marítimos da A.P.D.L., tenente José António da Costa, patrão-mor da capitania do porto do Douro, José Fernandes Tato, piloto-mor da barra do Douro, Joel Monteiro da Cunha, sota-piloto da secção de Leixões, António Vieira, gerente da Sociedade Continental de Representações, etc.
Foto com o rebocador "Vandoma"
Características
Características
Armador: Administração dos portos do Douro e Leixões
Nº Oficial: L276-EST - Iic: C.S.K.U. - Porto de registo: Leixões
Construtor: Tampa Shipbuilding Co., Estados Unidos, 1944
Arqueação: Tab 154,89 tons - Tal 37,71 tons
Dimensões: Pp 24,95 mts - Boca 6,99 mts - Pontal 3,02 mts
Propulsão: Fairbanks, Morse & Co. - 1:Di - 690 Hp - 309 Rpm
Nº Oficial: L276-EST - Iic: C.S.K.U. - Porto de registo: Leixões
Construtor: Tampa Shipbuilding Co., Estados Unidos, 1944
Arqueação: Tab 154,89 tons - Tal 37,71 tons
Dimensões: Pp 24,95 mts - Boca 6,99 mts - Pontal 3,02 mts
Propulsão: Fairbanks, Morse & Co. - 1:Di - 690 Hp - 309 Rpm
Depois de algumas evoluções no rio Douro, provas de velocidade, manobras de leme e de máquina, o “Vandoma” atravessou a barra e navegou para Leixões onde era esperado e foi saudado com os cumprimentos de boas-vindas do estilo pelas unidades da A.P.D.L. e pelos navios ancorados no porto.
A bordo, o sr. presidente do conselho de Administração dos portos do Douro e Leixões, agradeceu a presença do sr. Governador Cívil e das restantes pessoas presentes, que quiseram associar-se à pequena festa, destacando o enorme interesse que tem para os serviços dos portos do Douro e Leixões a entrada em serviço desta bela unidade moderna e potente, e anunciou a próxima vinda de dois outros rebocadores, que com este renovam por completo a antiga frota da Administração e garantem serviço muito mais eficiente, que o enorme desenvolvimento de Leixões reclama.
Falou depois o sr. António Vieira e por último, o sr. Governador Cívil do Porto, que num improviso brilhante manifestou a sua satisfação pelo progresso evendiciado em todos os aspectos da exploração portuária de Leixões, instrumento poderoso do progresso económico do norte do País, fazendo os seus melhores votos de boa fortuna à nova unidade da A.P.D.L.
O novo rebocador tem 700 Hp de força, é equipado com moderna aparelhagem de navegação e destina-se, especialmente, às manobras dos grandes navios na doca de Leixões. É a unidade mais potente de todas quantas, até hoje, tem estado ao serviço dos dois portos.
Fonte: Jornal "Comércio do Porto", quinta-feira, 5 de Maio de 1948
A bordo, o sr. presidente do conselho de Administração dos portos do Douro e Leixões, agradeceu a presença do sr. Governador Cívil e das restantes pessoas presentes, que quiseram associar-se à pequena festa, destacando o enorme interesse que tem para os serviços dos portos do Douro e Leixões a entrada em serviço desta bela unidade moderna e potente, e anunciou a próxima vinda de dois outros rebocadores, que com este renovam por completo a antiga frota da Administração e garantem serviço muito mais eficiente, que o enorme desenvolvimento de Leixões reclama.
Falou depois o sr. António Vieira e por último, o sr. Governador Cívil do Porto, que num improviso brilhante manifestou a sua satisfação pelo progresso evendiciado em todos os aspectos da exploração portuária de Leixões, instrumento poderoso do progresso económico do norte do País, fazendo os seus melhores votos de boa fortuna à nova unidade da A.P.D.L.
O novo rebocador tem 700 Hp de força, é equipado com moderna aparelhagem de navegação e destina-se, especialmente, às manobras dos grandes navios na doca de Leixões. É a unidade mais potente de todas quantas, até hoje, tem estado ao serviço dos dois portos.
Fonte: Jornal "Comércio do Porto", quinta-feira, 5 de Maio de 1948
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