sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

História trágico-marítima (CCCII)


Ocorrência marítima

O encalhe do vapor francês “Margaux” (1)
Ontem, cerca das 7 horas e meia da manhã, quando o vapor francês “Margaux” seguia rio abaixo para sair a barra, pilotado pelo piloto Sr. Francisco Melo, devido ao nevoeiro, desviou-se um pouco do canal, indo encalhar num baixo de areia existente em frente ao Ouro e próximo do lugar denominado Ínsua do Ouro.
Logo que deram conta do sinistro, de bordo trataram de providenciar de maneira a retirar o vapor daquela situação, esforços que foram baldados, por motivo da maré já ter principiado a vazante.
Assim, os pilotos da barra, com o auxílio de uma lancha-motor, trataram, imediatamente, de espiar convenientemente o “Margaux”, pela popa, a fim de ser mantido numa posição certa, até à preamar da noite, para, então, iniciarem novas tentativas.

Desenho de vapor de tipo idêntico ao referido no texto

Características do vapor “Margaux”
Armador: Worms & Cie., Nantes, França
Nº Oficial: N/d - Iic: O.M.K.N. - Porto de matrícula: Le Havre
Construtor: Ateliers & Chantiers de France, Dunquerque, 1912
Arqueação: Tab 1.463,00 tons – Tal 671,00 tons
Dimensões: Pp 73,53 mts – Boca 10,57 mts – Pontal 5,67 mts
Propulsão: Do construtor, 1:Te - 3:Ci - 156 Nhp

Estes novos trabalhos principiaram às 19 horas, tendo o rebocador “Lusitânia” passado um cabo de reboque à proa do “Margaux”, puxando por ele até às 19 e 35, hora a que o conseguiu desencalhar, seguindo depois o navio, auxiliado pelo mesmo rebocador, até sair a barra, o que se verificou as 20 horas e 5 minutos, sem mais novidade.
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O vapor “Margaux” que é de 671 toneladas de registo, pertence aos Srs. Worms & Cie., de Nantes, e tem andado fretado à Soc. Anonime des Charguers de l’Oeste, fazendo carreira regular entre os portos de Nantes e Marrocos, com escalas por Lisboa e Porto.
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Os trabalhos de desencalhe do vapor, foram superiormente dirigidos pelo patrão-mor da Capitania do Porto, Sr. António Rodrigues, pelo sota-piloto-mor Sr. António de Matos, coadjuvados por alguns pilotos.

Notícia publicada no jornal “Comércio do Porto”, em:
(1) Sexta-feira, 10 de Novembro de 1933

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