quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

História trágico-marítima (CCXXXIX)


O encalhe do vapor “Porto Alexandre”
O vapor “Porto Alexandre”, desatendendo as formais prescrições que actualmente são impostas a todos os navios nacionais ou estrangeiros para poderem demandar a barra, tentou hoje de madrugada entrar sem piloto e sem ir a Cascais receber instruções, resultando encalhar num dos bancos da barra.
Como o mar está chão, esperam que seja safo na maré ainda hoje.
Todos os elementos disponíveis da divisão naval e da exploração do porto acudiram imediatamente ao local.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 23 de Outubro de 1917)

O encalhe do vapor “Porto Alexandre”
Continua encalhado na barra do Tejo o antigo vapor alemão “Porto Alexandre”. Transporta um carregamento consignado ao Estado, no total de 6.000 toneladas, sendo 2.500 de trigo, que um navio de vela norte-americano levou da América do Norte para os Açores.
Deste arquipélago também trás o “Porto Alexandre” grande quantidade de bois, cujo desembarque para fragatas está a ser efectuado para aliviar o navio.
Embora tenha batido em pedra, parece que o vapor não abriu água, sendo esperado que nas grandes marés o navio seja posto a flutuar.
O desembarque do gado, devido à rebentação junto do vapor, está a ser feito com grande dificuldade, havendo necessidade de passar às fragatas fortes espias para elas se não virarem. Após o desembarque do gado, o navio começará a ser aliviado das outras mercadorias.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 24 de Outubro de 1917)

Imagem do vapor “Porto Alexandre”
Desenho de Luís Filipe Silva

Características do vapor “Porto Alexandre”
1916 - 1924
Armador: Transportes Marítimos do Estado, Lisboa
Nº Oficial: 384-E - Iic: H.P.A.L. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Eiderwerft A.G., Tonning, Alemanha, 05.1906
ex “Thora Menzell” - A.G. Chinesische Kst. Menzell, 1906-1907
ex “Ingbert” - Hamburg-Bremer Linie A.G., Hamburgo, 1907-1916
Arqueação: Tab 2.699,11 tons - Tal 1.680,56 tons
Dimensões: Pp 89,27 mts - Boca 13,32 mts - Pontal 7,35 mts
Propulsão: Eiderwerft A.G., 1906 - 1:Te - 3.200 Ihp - Veloc. 10 m/h
Comprado pela Comp. Colonial em 1924. Mudou o nome para “Lobito”

O encalhe do vapor “Porto Alexandre”
O mar piorou hoje de tal forma que dificultou a permanência do pessoal a bordo do vapor “Porto Alexandre”, encalhado, como é sabido, à entrada da barra de Lisboa.
Os barcos patrulha, no entanto, conseguiram deslocá-lo para melhor posição, sendo de esperar que amanhã, já muito aliviado da carga, caía na parte mais funda do canal.
Os trabalhos continuam a cargo dos funcionários a que já aludimos, empregando ainda nesse serviço outro pessoal da divisão naval, que tem sido incansável.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 26 de Outubro de 1917)

O desencalhe do vapor “Porto Alexandre”
O vapor “Porto Alexandre” já desencalhou, entrando a reboque, escoltado por três torpedeiros, indo encostar ao cais do posto de desinfecção, onde está a descarregar o trigo.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 27 de Outubro de 1917)

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