domingo, 11 de fevereiro de 2018

História trágico-marítima (CCXLI)


O encalhe do vapor “Alejandro Nº 3”
Ao sair a barra de Viana do Castelo, o vapor espanhol “Alejandro Nº 3”,
encalhou na praia do Cabedelo
Viana do Castelo, 2 – Cerca das 20 horas, quando saia a barra o vapor espanhol “Alejandro Nº 3”, da praça de Bilbao, devido à violência da ondulação, rebentou a espia do barco dos pilotos, por meio da qual era rebocado, indo encalhar nas areias da praia do Cabedelo.
O “Alejandro Nº 3” seguia com carregamento de 1.500 toneladas de toros de pinheiro para Bilbao.
A situação do navio é bastante crítica, esperando-se, porém, que depois de aliviado de parte da carga, se possa safar na maré da madrugada.
Está no local um carro pronto-socorro dos Serviços a Náufragos, para auxiliar a tripulação a abandonar o navio, caso seja necessário.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 3 de Setembro de 1942)

Navio encalhado na barra de Viana
Viana do Castelo, 3 – Encalhou, ontem, pelas 21 horas, quando saia a barra do porto, com destino a Bilbao, o vapor espanhol “Alejandro Nº 3”, que havia entrado em 28 de Agosto.
O navio era rebocado pelo vapor “Gaspar Teixeira de Queiroz”, da Junta Autónoma das obras do porto de Viana. A espia rebentou e o “Alejandro Nº 3” descaindo para bombordo, foi encalhar na ponta do Cabedelo, lugar conhecido por cemitério de navios, por ali já terem encalhado alguns barcos, de onde não mais puderam sair.
O capitão do vapor, sr. Julian Borda, pediu socorro por sinais de sirene, avançando para a praia do Cabedelo o pessoal dos Bombeiros Voluntários, com um pronto-socorro e o aparelho porta-cabos, sob a direcção dos respectivos comandantes srs. Manuel Couto Viana e Leite Feijó, e do 1º patrão sr. Melo Sárrea.
Foi estabelecido o cabo de vai-vem para qualquer eventualidade. No vapor, aliviado da carga que levava no convés, trabalham para o seu desencalhe, talvez no próximo sábado.
No Cabedelo, além de muitas outras pessoas, compareceram o sr. capitão do porto e engenheiro Alberto Vilaça, director das obras do porto e barra.
O “Alejandro Nº 3” transportava 1.200 toneladas de toros de pinheiro destinados ao fabrico de papel.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 4 de Setembro de 1942)

Características do navio “Alejandro Nº 3”
Armador: Alejandro Bengochea y Cia., Lda., Bilbao
Nº Oficial: N/d - Iic: N/d - Porto de registo: Bilbao
Construtor: Alejandro Bengochea y Cia., Lda., Bilbao, 1936
Arqueação: Tab 1.050,00 tons - Tal 550,00 tons
Dimensões: Pp 59,82 mts - Boca 9,78 mts - Pontal 4,70 mts
Propulsão: Espanhola de Construções, Bilbao - 1:Te - 75 Nhp

O “Alejandro Nº 3”
Viana do Castelo, 4 – Continuaram a trabalhar para pôr a flutuar o vapor “Alejandro Nº 3”, ante-ontem encalhado na ponta da Tornada, quando saía a barra com destino a Bilbao, o que foi conseguido hoje, devido aos bons serviços empregados para tal fim.
O vapor ancorou na doca.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 5 de Setembro de 1942)

Sem comentários: