sábado, 8 de outubro de 2016

Lloyd Brasileiro


Visita do paquete “Curvello” a Leixões

Entrou no Domingo de manhã em Leixões o paquete “Curvello”, do Lloyd Brasileiro, um dos magníficos e mais luxuosos vapores da importante frota desta companhia.
Procedente do Havre, o “Curvello” transporta a bordo alguns dos membros da embaixada brasileira à Conferencia da Paz, constituída pelos mais ilustres e notáveis diplomatas de carreira, do país irmão, e representantes dessa plêiade brilhante de estadistas e homens de letras de que justamente se orgulha o Brasil pensante dos nossos dias.
Os nossos ilustres hóspedes desembarcaram e acompanhados pelos srs. Alípio Moutinho e Manoel Pereira Serrão, representantes dos srs. Henry Burnay & C.ª, visitaram a linda praia da Granja e estiveram ontem nos formosos jardins do Palácio de Cristal, almoçando no luxuoso restaurante.
Visitaram também alguns dos armazéns das principais firmas exportadoras de vinho do Porto, em Gaia, sendo recebidos com as mais cativantes demonstrações de apreço e amabilidade.
Os aludidos diplomatas acompanharam a bordo do mesmo vapor o actual presidente dos Estados Unidos do Brasil, dr. Epitácio Pessoa, quando este ilustre homem público visitou a Europa.

Postal ilustrado com imagem do paquete "Curvello"

Características do vapor “Curvello”
1925-1927
Armador: Companhia Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
Nº Oficial: N/s - Iic: N/s - Porto de registo: Rio de Janeiro
Construtor: Reiherstiegwerft, Hamburgo, 28.08.1907
ex “Gertrud Woermann”, Woermann Line, Hamburgo, 1907-1917
ex “Curvello”, Governo brasileiro, Rio de Janeiro, 1917-1925
(O navio amarrou no porto do Rio de Janeiro em Agosto de 1914. Foi requisitado pelo governo brasileiro à Alemanha, em 1 de Junho de 1917, entrando em serviço sob operação do Lloyd. Passou a integrar a frota do Lloyd Brasileiro em 1925).
Arqueação: Tab 6.456,00 tons – Tal 3.967,00 tons
Dimensões: Pp 126,64 mts - Boca 15,42 mts - Pontal 8,69 mts
Propulsão: Do construtor - 1:Te - 6:Ci - 528 Nhp
Quando em viagem de Recife para Fortaleza, comboiado por navios militares, foi abalroado pelo paquete "Cuyabá", abrindo rombo em resultado dessa colisão, em 24-25.08.1943. Foi posteriormente levado a encalhar na praia de Caponga (Aruarú), e considerado perda total, pelo que foi abandonado para demolição.


É capitão do “Curvello” o nosso compatriota e filho desta terra, sr. Reis Júnior, que, sendo um verdadeiro homem do mar, tem o raro condão de radicar fundas simpatias em todas as pessoas que dele se aproximam, mercê da afabilidade do seu fino trato e da gentileza das suas maneiras. É por isso que em cada um dos seus conhecidos, o comandante do “Curvello” conquista um dedicado amigo.
O “Curvello” transporta para os portos do Brasil avultada quantidade de carga e conduz nas suas cabines de luxo de 1ª classe, nos camarotes de 2ª classe, na intermediária e beliches de 3ª classe, numerosos passageiros, tendo saído ontem à tarde de Leixões.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 19 de Agosto de 1919)

1 comentário:

Berzelai Saraiva de Albuquerque disse...

Segundo uma relação de tripulantes que tenho, meu pai embarcou no navio Curvello no porto do Rio de Janeiro em 24/04/1.921, com destino a New York- Estados Unidos. Ele era taifeiro, tinha apenas 19 anos, o comandante segundo a relação era Sr. Antônio Reis Junior. Portanto, agradeço aos administradores da página, pois me ajudou a descobrir sobre o navio bem como sua ultima viagem. Não sei se meu pai estava nessa viagem do acidente, porém segundo suas informações estava embargado durante a 2ª Guerra; que depois da guerra deixou o serviço marítimo.