sexta-feira, 28 de outubro de 2016

História trágico-marítima (CC)


Ecos da Iª Grande Guerra
O afundamento do vapor “Lilly”

Na tarde de Domingo, a umas três milhas do farol de Montedor, adiante de Viana do Castelo, o submarino alemão UC-53, sob o comando do capitão Kurt Albrecht, afundou o vapor dinamarquês “Lilly”, por meio de carga explosiva, na posição 41º40’05”N 9º45’W.
A tripulação, constituída por 19 homens, salvou-se, vindo desembarcar neste porto. O vapor procedia da Gâmbia e navegava com destino a Aarhus, na Dinamarca.

Foto do arquivo do Danish Maritime Museum, Elsinore

Características do vapor dinamarquês “Lilly”
1904 - 1917
Armador; D/S Dania (Chr. Andresen), Esbjerg
Construtor: Flensburger Schiffsbau Ges., 27.02.1890
ex “Hektos”, Flensburger Dampschiffahrt Ges., 1890-1904
Arqueação: Tab 1.774,00 tons - Tal 1.404,00 tons
Dimensões: Pp 69,90 mts - Boca 10,50 mts
Propulsão: 1 tripla expansão do construtor - 9 m/h
Equipagem: 19 tripulantes

Viana do Castelo, 10 - Ontem, pelas 4 horas da tarde, foi avistado um submarino alemão em frente do farol de Montedor, perseguindo dois vapores que seguiam para o norte.
O submarino, a certa altura, abordou um deles, enquanto o outro fugiu. Entretanto, passados breves momentos permitiu que o navio abordado pudesse continuar a viagem.
Pouco tempo depois, foi visto a navegar para o norte o vapor dinamarquês “Lilly”, logo atacado pelo submarino, que o rodeou durante duas horas, fazendo evoluções e dando apenas cinco minutos à tripulação para abandonar o navio. Depois alguns tripulantes do submarino foram a bordo do “Lilly”, onde colocaram duas cargas explosivas, indo o navio ao fundo em onze minutos. Eram 7 horas e 40 minutos.
Do afundamento foi expedida comunicação telegráfica de Montedor para a Capitania do porto, que, por sua vez, deu conhecimento as respectivas estações oficiais.
O ataque deu-se a 10 milhas a noroeste da barra de Viana e a 5 milhas a oeste do cabo Montedor, tão perto da costa que, se houvesse artilharia, poderia ter sido bombardeado o submarino.
O capitão Bang e os demais 18 homens da tripulação entraram hoje a barra, em escaleres de bordo, guiados por barcos de pesca, indo todos hospedar-se no Hotel Aliança.
O vapor “Lilly” transportava um carregamento de cacau e procedia do Senegal, enquanto que o submarino inimigo, depois do afundamento, seguiu o rumo sudoeste.
Ontem, às 9 horas da noite, foram ouvidas 12 detonações a sudoeste, e hoje, às 10 horas, ouviram-se mais duas. Um vapor que passava muito ao largo, perseguido, abriu fogo contra o submarino, que desapareceu. À uma hora da tarde foi ouvida uma nova detonação.

Viana do Castelo, 11 - Confirmam-se as informações da véspera sobre o afundamento do vapor “Lilly”. O carregamento não é cacau, mas sim óleo de amendoim.
O vapor vinha da Gâmbia com destino à Dinamarca. A sua arqueação era de 1.774 toneladas brutas e 1.404 toneladas líquidas, tendo sido construído em 1890, em Flensburg, na Alemanha.
Os tripulantes de um barco que pescava a 3 milhas a oeste da barra viram ontem, às 2 horas da tarde, um submarino que navegava para o norte.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 12 de Junho de 1917)

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Divulgação


Outra proposta para este final de semana!

IIº ENCONTRO DE CONFRARIAS
E IRMANDADES DE S. TELMO

Nos dias 22 e 23 de Outubro a Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos será a anfitriã do II Encontro de Confrarias e Irmandades de S. Telmo.
Neste Encontro, cujo lema é “S. Telmo: Farol de esperança, luz que nos guia”, participarão cerca de 180 pessoas, em representação de Confrarias, Irmandades e Autarquias de Portugal, Espanha e América do Sul.
Fique a conhecer em pormenor o programa completo deste Encontro:
Sábado 22 de Outubro:
Casa Diocesana de Vilar;
9h: Acolhimento dos participantes;
9h30: Sessão de abertura:
Renato Poças – Pároco de Miragaia/ Massarelos;
José Carlos Gonçalves – Juiz Provedor da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos;
9h45: Painel “Canonização de S. Pedro Gonçalves Telmo”:
António Baldaque – Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos (Moderador);
Frei António José de Almeida – Representante da Província Portuguesa da Ordem de São Domingos;
Ricardo Fernandez;
10h45: Coffee Break;
Continuação dos trabalhos;
13h: Almoço;
14h30: Painel “Rota de S. Telmo”:
José Vaz Santos – Vice Juiz da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos (Moderador);
Deolinda Maria Veloso Carneiro – Licenciada em História e Directora do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim;
José Eduardo Felgueiras – Investigador Histórico;
16h: Encerramento dos trabalhos;
16h30: City tour e viagem de barco pelo Rio Douro;
·         Casa Diocesana de Vilar;
20h: Jantar;
Domingo 23 de Outubro:
Igreja do Corpo Santo de Massarelos;
9h30: Reunião dos participantes do Encontro com Sua Exa. Revma. O Senhor Bispo do Porto e apresentação das conclusões do Encontro;
10h30: Recriação dos Romeiros pelo Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique;
11h: Eucaristia solene presidida pelo Sr. D. António Francisco dos Santos e animação litúrgica do “A Capite Chorus”;
12h30: Folclore pelo Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique e pelo Grupo de Danças de Fromista/ Espanha no Largo do Adro da Igreja do Corpo Santo de Massarelos;
Casa do Ribeirinho:
13h: Almoço;
Durante o almoço animação:
16h: Sessão de Encerramento do II Encontro de Confrarias e Irmandades de S. Telmo

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Divulgação


Sugestão para o fim de semana


domingo, 16 de outubro de 2016

Por Leixões, neste final de semana


A ver navios!...

Apesar do tempo desagradável que se faz sentir, foram aproveitadas algumas abertas para ir ao encontro dos navios que pudessem estar em porto e que justificassem maior curiosidade.
Por lá encontramos os seguintes:

O lugre dinamarquês "Den Store Bjorn"

Na realidade e para ser honesto devo confessar que este navio já se encontra de visita há alguns dias, o que é óptimo porque faz muito bem à vista, compondo de forma magnífica o enquadramento paisagístico portuário.
Este "Grande Urso", nome do lugre traduzido para português, foi construído em madeira no estaleiro de N.F. Hansen, em Odense, nos inícios do século passado, mas só mais recentemente viaja como navio de treino de vela, participando com alguma regularidade nos encontros de grandes veleiros, que tem lugar ao redor do mundo.
Está matriculado no porto de Kolding, tem um deslocamento na ordem das 420 toneladas, 49,50 metros de comprimento máximo e utiliza para manobras, quando necessário, um motor diesel Alpha, com 210 cavalos de potência.

Corveta portuguesa F471 - N.R.P." António Enes"

Um dos últimos resistentes desta classe de navios, que durante décadas foram utilizados no serviço SAR (Search and Rescue), além da fiscalização e patrulha nas águas costeiras do continente, Açores e Madeira. Eventualmente, um fim de semana tranquilo em porto, para o merecido descanso da guarnição.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Leixões na rota do turismo!


Navios de passageiros em porto,
durante a primeira quinzena de Outubro

Neste período diversos navios estiveram de regresso a Leixões, confirmando-se deste modo a importância que a localização oferece, entre portos no sul de Inglaterra e o norte de Espanha e a ligação de proximidade com Lisboa, ou até mesmo com a ilha de Madeira e outros portos com interesse turístico nas Baleares, nas viagens de cruzeiro que vem sendo programadas em ambos os percursos estabelecidos, i.e. sul-norte e vice-versa.
A justificar este sucesso, tem-se revelado fundamental as condições agora disponíveis no cais do terminal de passageiros, bem como a nova gare marítima, pela simplificação de processos que lhe são subjacentes. Essas são óptimas razões para compreender a continuação de navios a visitar o porto pela primeira vez, e que vem atraindo simultaneamente outros armadores a operar na Europa, e não só, em função das novas capacidades de oferta, conforme apontam as previsões em curso já para o próximo ano.
Faltará apenas concretizar-se o abrir das portas à nova marina, que se apresenta em boas condições de utilização, tal como a situação do início de actividade do restaurante a ser ali instalado. Tudo indica que estas facilidades só venham a ter lugar também no decorrer do próximo ano, segundo informação obtida através de um responsável pela administração portuária, porém, sem ter sido antecipada qualquer data para esse efeito, limitando ainda por vários meses a antecipada decisão - promessa - de vir a ser aberta a via pedonal de acesso ao recém construído edifício, como espaço público.

Navio de passageiros "Artania"
Foto do Arquitecto Fernando Paiva Leal
No dia 1, este navio esteve novamente em porto, tendo chegado procedente da Corunha e continuado a viagem para Lisboa.

Navio de passageiros "Balmoral"
No dia 4, teve lugar a quarta visita deste navio a Leixões neste ano. Chegou procedente de Lisboa e saiu com destino a Vigo.

Navio de passageiros "Queen Elizabeth"
Também no dia 4, houve oportunidade para ver este navio pela primeira vez em porto. Veio de Lisboa e saiu com destino a Cherbourg.

Navio de passageiros "Black Watch"
No dia 7, e contabilizando igualmente várias visitas a Leixões com muita regularidade, nesta ocasião chegou procedente do porto do Ferrol e saiu com destino a Honfleur.

Navio de passageiros "Seven Seas Voyager"
No dia 10, este navio voltou novamente a Leixões, tendo chegado procedente da Corunha e saído com destino a Cadiz,

Navio de passageiros "Hamburg"
Ainda no dia 10, este navio esteve igualmente de regresso a Leixões. Chegou procedente da Corunha e continuou esta viagem para Lisboa.

Navio de passageiros "Clio"
No dia 12, a terminar esta serie de navios em porto, ocorreu igualmente a primeira escala deste navio em Leixões. Veio proveniente de Vigo e partiu com destino a Lisboa.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Divulgação


Conferência Mar de Oportunidades
Matosinhos


sábado, 8 de outubro de 2016

Lloyd Brasileiro


Visita do paquete “Curvello” a Leixões

Entrou no Domingo de manhã em Leixões o paquete “Curvello”, do Lloyd Brasileiro, um dos magníficos e mais luxuosos vapores da importante frota desta companhia.
Procedente do Havre, o “Curvello” transporta a bordo alguns dos membros da embaixada brasileira à Conferencia da Paz, constituída pelos mais ilustres e notáveis diplomatas de carreira, do país irmão, e representantes dessa plêiade brilhante de estadistas e homens de letras de que justamente se orgulha o Brasil pensante dos nossos dias.
Os nossos ilustres hóspedes desembarcaram e acompanhados pelos srs. Alípio Moutinho e Manoel Pereira Serrão, representantes dos srs. Henry Burnay & C.ª, visitaram a linda praia da Granja e estiveram ontem nos formosos jardins do Palácio de Cristal, almoçando no luxuoso restaurante.
Visitaram também alguns dos armazéns das principais firmas exportadoras de vinho do Porto, em Gaia, sendo recebidos com as mais cativantes demonstrações de apreço e amabilidade.
Os aludidos diplomatas acompanharam a bordo do mesmo vapor o actual presidente dos Estados Unidos do Brasil, dr. Epitácio Pessoa, quando este ilustre homem público visitou a Europa.

Postal ilustrado com imagem do paquete "Curvello"

Características do vapor “Curvello”
1925-1927
Armador: Companhia Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
Nº Oficial: N/s - Iic: N/s - Porto de registo: Rio de Janeiro
Construtor: Reiherstiegwerft, Hamburgo, 28.08.1907
ex “Gertrud Woermann”, Woermann Line, Hamburgo, 1907-1917
ex “Curvello”, Governo brasileiro, Rio de Janeiro, 1917-1925
(O navio amarrou no porto do Rio de Janeiro em Agosto de 1914. Foi requisitado pelo governo brasileiro à Alemanha, em 1 de Junho de 1917, entrando em serviço sob operação do Lloyd. Passou a integrar a frota do Lloyd Brasileiro em 1925).
Arqueação: Tab 6.456,00 tons – Tal 3.967,00 tons
Dimensões: Pp 126,64 mts - Boca 15,42 mts - Pontal 8,69 mts
Propulsão: Do construtor - 1:Te - 6:Ci - 528 Nhp
Quando em viagem de Recife para Fortaleza, comboiado por navios militares, foi abalroado pelo paquete "Cuyabá", abrindo rombo em resultado dessa colisão, em 24-25.08.1943. Foi posteriormente levado a encalhar na praia de Caponga (Aruarú), e considerado perda total, pelo que foi abandonado para demolição.


É capitão do “Curvello” o nosso compatriota e filho desta terra, sr. Reis Júnior, que, sendo um verdadeiro homem do mar, tem o raro condão de radicar fundas simpatias em todas as pessoas que dele se aproximam, mercê da afabilidade do seu fino trato e da gentileza das suas maneiras. É por isso que em cada um dos seus conhecidos, o comandante do “Curvello” conquista um dedicado amigo.
O “Curvello” transporta para os portos do Brasil avultada quantidade de carga e conduz nas suas cabines de luxo de 1ª classe, nos camarotes de 2ª classe, na intermediária e beliches de 3ª classe, numerosos passageiros, tendo saído ontem à tarde de Leixões.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 19 de Agosto de 1919)

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Leixões na rota do turismo!


Navios de passageiros de visita ao porto,
na segunda quinzena de Setembro

Navio de passageiros "Astor"
No dia 21 este navio fez escala em Leixões, depois de uma ausência relativamente prolongada, tendo chegado proveniente de Portimão e saído com destino a Falmouth.

Navio de passageiros "Midnatsol" (Sol da meia-noite)
No dia 23 regista-se a primeira escala deste navio em porto, eventualmente em substituição do navio "Fran", da mesma empresa armadora, mas com outras condições de navegabilidade e conforto. Chegou procedente da Corunha e continuou viagem com destino a Lisboa.

Navio de passageiros "Koningsdam"
Também no dia 23 ocorreu a visita inaugural deste navio a Leixões, tendo chamado a atenção devido aos seus imponentes 300 metros de comprimento, com uma arqueação muito próxima das 100 mil toneladas. Tal como o navio anterior, chegou procedente da Corunha e partiu com destino a Lisboa.

Navio de passageiros "Marina"
Ainda no dia 23, houve igualmente a oportunidade para rever este navio em porto, que se encontrava a navegar em sentido inverso aos anteriores. Nesta conformidade, chegou procedente de Lisboa e saiu com destino à Corunha.

Navio de passageiros "Balmoral"
No dia 24 este navio repetiu a visita a Leixões, por onde tem passado com alguma regularidade. Veio proveniente de Lisboa e saiu com destino ao porto de Dover.

Navio de passageiros "Nautica"
No dia 29 mais dois navios estiveram de visita ao porto. O "Nautica" contabilizou novo regresso a Leixões, e desta feita chegou procedente da Corunha, em viagem para sul com destino a Lisboa.

Navio de passageiros "Thomson Spirit"
O segundo navio de visita ao porto no dia 29 foi o "Thomson Spirit", que pode ser considerado o campeão das escalas em Leixões no decorrer deste ano. No decurso desta viagem de cruzeiro, veio procedente de Vigo e saiu com destino a Lisboa.

Navio de passageiros "Mein Schiff 4"
No dia 30, foi ocasião para rever este navio novamente em porto. Chegou a Leixões procedente de Lisboa e saiu com destino ao porto da Corunha.