O encalhe do “ África Ocidental “ próximo a Sesimbra
O " África Ocidental"
13.01.1939 – 1971
Armador: Soc. Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lisboa
Imagem do "África Ocidental" - postal da Sociedade Geral
Nº Oficial: G-389 - Iic.: C.S.A.B. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
=Detalhes oficiais do navio, conforme o registo nacional de 1949=
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mt - Pp 68,06 mt - Bc 10,48 mt - Ptl 4,60 mt
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
dp “Zoe”, George Notaras & Co., Pireu, Grécia, 1971-1978
dp “Zoe”, Ermioni Shipping Co. S.A., Pireu, Grécia, 1978-1979
Vendido pelo último proprietário à firma S.M. Sadiq & Co., de Gadani Beach, Paquistão, para demolição em 17 de Fevereiro de 1979.
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1938
=Detalhes oficiais do navio, conforme o registo nacional de 1949=
Arqueação: Tab 1.265,98 tons - Tal 709,29 tons - Pm 2.319 tons
Dimensões: Ff 71,30 mt - Pp 68,06 mt - Bc 10,48 mt - Ptl 4,60 mt
Propulsão: Deutz, Alemanha - 1:Di - 8:Ci - 1.200 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 23 tripulantes - lotação para 8 passageiros
dp “Zoe”, George Notaras & Co., Pireu, Grécia, 1971-1978
dp “Zoe”, Ermioni Shipping Co. S.A., Pireu, Grécia, 1978-1979
Vendido pelo último proprietário à firma S.M. Sadiq & Co., de Gadani Beach, Paquistão, para demolição em 17 de Fevereiro de 1979.
A duas milhas a leste de Sesimbra encalhou, ontem (25.09.1958),
ao fim da tarde o navio “África Ocidental”
ao fim da tarde o navio “África Ocidental”
A duas milhas a leste de Sesimbra, junto ao Cabo de Aires, encalhou, ontem, ao fim da tarde, o navio “África Ocidental”, da Sociedade Geral de Transportes. Aquele navio transportava um carregamento de fosfato de Bona para Setúbal e o acidente deve ter ocorrido devido ao forte nevoeiro que pairava sobre a costa.
A capitania do porto de Setúbal recebeu um telefonema pedindo um salva-vidas, mas, no entanto parece que não há feridos, nem a tripulação corre perigo. Entretanto seguiu para o local do encalhe um rebocador da empresa armadora, havendo ainda esperança de safar o “África Ocidental”.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 26 de Setembro de 1958)
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 26 de Setembro de 1958)
O navio “África Ocidental” continua encalhado entre Sesimbra e o
Portinho da Arrábida, mas a sua posição não corre perigo iminente.
Portinho da Arrábida, mas a sua posição não corre perigo iminente.
Continua encalhado, no sítio do Cabo de Aires, entre Sesimbra e o Portinho da Arrábida, o navio-motor “África Ocidental”, da Sociedade Geral de Transportes.
O navio sinistrado está assistido por diversos barcos, incluindo o salva-vidas “Faro”, do Serviço de Socorros a Náufragos de Sesimbra. No entanto, a sua posição, que mudou agora para Nordeste, não oferece perigo iminente para os vinte e três homens da sua tripulação.
Para desencalhar o navio, foi reconhecida a necessidade de o aliviar da carga, composta por 1.500 toneladas de fosfatos, que carregara em Bona. Para o efeito, o rebocador “Praia Grande” dirigiu-se de manhã a Lisboa, a fim de levar para junto do “África Ocidental” dois batelões para os quais será feito o transbordo da carga.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 27 de Setembro de 1958)
Para desencalhar o navio, foi reconhecida a necessidade de o aliviar da carga, composta por 1.500 toneladas de fosfatos, que carregara em Bona. Para o efeito, o rebocador “Praia Grande” dirigiu-se de manhã a Lisboa, a fim de levar para junto do “África Ocidental” dois batelões para os quais será feito o transbordo da carga.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 27 de Setembro de 1958)
Foi posto a flutuar o “África Ocidental”
O navio “África Ocidental”, da Sociedade Geral, que havia encalhado nas areias do Cabo de Aires, entre Sesimbra e Setúbal, foi posto a flutuar na madrugada de ontem.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 28 Setembro de 1958)
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 28 Setembro de 1958)
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