O lugre “ Santa Quitéria “ (1)
1928 - 1929
Paiva Salgado & Cª (Empresa de Pesca Portuense, Lda.)
ex “Fãozense”
1919 - 1920
Parceria de Pesca Progresso, Porto
1928 - 1929
Paiva Salgado & Cª (Empresa de Pesca Portuense, Lda.)
ex “Fãozense”
1919 - 1920
Parceria de Pesca Progresso, Porto
Cttor.: Domingos Carlos Ferreira & Filhos, Lda., Fão, 09.11.1919
Nº Oficial: B-144 - Iic.: H.F.A.O. - Porto de registo: Porto
Nº Oficial: B-144 - Iic.: H.F.A.O. - Porto de registo: Porto
ex “Fãozense”
1920 - 1921
Sociedade Marítima Progresso, Porto
1920 - 1921
Sociedade Marítima Progresso, Porto
O capitão Alexandre Simões Ré, de Ílhavo, esteve presente em Fão, durante a construção do navio, cuja mão de obra orçou em Esc. 500$00. Depois de vistoriado pelas autoridades, foi considerado pronto a navegar a partir de Fevereiro de 1920. Era um lugre com 3 mastros, proa de beque, popa redonda, 2 pavimentos e a carena forrada com metal. Empregue no transporte de mercadorias, entre outros portos, efectuou duas viagens com destino a Belém do Pará, no Brasil. Apesar de ter efectuado dois registos, o armador é o mesmo, tendo apenas alterado a designação comercial. Sem outras alterações, o capitão Alexandre Simões Ré, continuou a bordo neste período. O lugre apresentava à época as seguintes características:
Nº Oficial: B-144 - Iic.: H.F.A.O. - Porto de registo: Porto
Arqueação: Tab 437,43 tons - Tal 392,37 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,50 mt - Ptl 4,48 mt
Propulsão: À vela
Colocado à venda entre finais de 1920 e início de 1921.
Arqueação: Tab 437,43 tons - Tal 392,37 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,50 mt - Ptl 4,48 mt
Propulsão: À vela
Colocado à venda entre finais de 1920 e início de 1921.
ex “Patriota II“
1921 - 1928
Parceria de Pesca Patriota, Lª., Porto
1921 - 1928
Parceria de Pesca Patriota, Lª., Porto
O lugre "Patriota" a sair a barra do rio Douro
Imagem de autor desconhecido,
Imagem de autor desconhecido,
retirada do livro abaixo mencionado
Nº Oficial: B-144 - Iic.: H.P.A.T. - Porto de registo: Porto
Arqueação: Tab 431,74 tons - Tal 270,40 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,50 mt - Ptl 4,48 mt
Propulsão: À vela
Arqueação: Tab 431,74 tons - Tal 270,40 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,50 mt - Ptl 4,48 mt
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: Alexandre Simões Ré (1921 até 1924) e Luiz Augusto Carriço (1925 até 1928).
O navio esteve presente em todas as campanhas de pesca na Terra Nova, neste período. As fracas capturas registadas, tanto neste ano, como nos anos anteriores, levaram o proprietário a colocar o navio à venda.
A firma Paiva Salgado & Cª., através da aquisição do navio, procedeu ao respectivo registo do lugre, para a Empresa de Pesca Portuense, Lda., com o nome “Santa Quitéria”, para participar na campanha de pesca de 1929, agora com as seguintes características:
A firma Paiva Salgado & Cª., através da aquisição do navio, procedeu ao respectivo registo do lugre, para a Empresa de Pesca Portuense, Lda., com o nome “Santa Quitéria”, para participar na campanha de pesca de 1929, agora com as seguintes características:
Nº Oficial: B-144 - Iic.: H.S.Q.A. - Porto de registo: Porto
Arqueação: Tab 441,34 tons - Tal 354,05 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,68 mt - Ptl 4,42 mt
Propulsão: À vela
Equipagem: -?-
Arqueação: Tab 441,34 tons - Tal 354,05 tons
Dimensões: Ff 48,50 mt - Pp 42,25 mt - Bc 9,68 mt - Ptl 4,42 mt
Propulsão: À vela
Equipagem: -?-
Nesse mesmo ano de 1929, na primeira viagem depois de rebaptizado com o novo nome, naufragou por motivo de alquebramento na Terra Nova, a 7 de Setembro. A tripulação abandonou o navio nos dóris, tendo posteriormente embarcado a bordo do vapor “Gil Eanes”.
Existe informação complementar sobre este navio, disponível no livro «Sete Séculos no Mar (XIV a XX), A Construção de Embarcações, de José Eduardo de Sousa Felgueiras, Volume III, pág. 224, Edição do Centro Marítimo de Esposende, Fórum Esposendense, 2010, citado anteriormente no blog, à data da sua apresentação.
Existe informação complementar sobre este navio, disponível no livro «Sete Séculos no Mar (XIV a XX), A Construção de Embarcações, de José Eduardo de Sousa Felgueiras, Volume III, pág. 224, Edição do Centro Marítimo de Esposende, Fórum Esposendense, 2010, citado anteriormente no blog, à data da sua apresentação.
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