sábado, 10 de abril de 2010

Encontros portuários ( XIV )


Navios da frota de
Wilh. Wilhelmsen Line, Tonsberg, Noruega
( IIIª parte )

nm " Tourcoing " (II)
1947 - 1967

O nm "Tourcoing" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor : Kockums A/B., Malmoe, Suécia, 16.12.1947
Arqueação : Tab 6.780,00 to > Tal -?- to > Pm 10.515,00 to
Cpmts.: Ff 152,10 mt > Pp 143,50 mt > Bc 19,00 mt > Ptl -?- mt
Máq.: Kockums A/B., 1947 > 2:Di > -?- Bhp > 17 m/h
dp “Aristogenis”, Marnuestro Nav. S.A., Piréu, Grécia, 1967-1973
Vendido para demolir a Li Chong Steel & Iron Works Co Ltd., em Kaohsiung, Formosa, a 10.03.1973

nm “ Tricolor “ (V)
1960 - 1971

O nm "Tricolor" em Leixões - imagem (c) Rui Amaro

Cttor.: Eriksbergs M/V A/B., Gotemburgo, Suécia, 08.01.1960
Arqueação : Tab 6.660,00, to > Tal 3.693,00 to > Pm 10.465 to
Alterações à arqueação após 1971, devido à adaptação parcial do navio ao transporte de contentores, como segue :
Arqueação : Tab 9.655,00, to > Tal 5.633,00 to > Pm 12.904 to
Cpmts.: Ff 155,58 mt > Pp 143,90 mt > Bc 20,81 mt > Ptl 9,48 mt
Máq.: Eriksbergs M/V A/B., 1959 > 1:Di > 12.500 Bhp > 19,5 m/h
dp “Troja”, Wilh. Wilhelmsen, Tonsberg, Noruega, 1971-1979
dp “Belalcazar”, Cia. Americana de Vapores, Panamá, 1979-1980
dp “Kota Makmur”, Pacific Internat. Lines, Singapura, 1980-1985
Vendido para demolição em Yantai, China, a 01.06.1985

nm “ Trinidad “ (I)
1948 - 1966

O nm "Trinidad" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Consolidated Steel Co., Richmond, California, 09.1943
ex “Cape Meredith”, Governo Americano, Los Angeles, 1943-1947
ex “Trinidad“, Trinidad Naviera Co. S.A., Panamá, 1947-1948
Arqueação : Tab 6.711,00 to > Tal 3.931,00 to > Pm 9.000 to
Cpmts.: Ff 127,30 mt > Pp 120,85 mt > Bc 18,32 mt > Ptl 7,80 mt
Máq.: Westinghouse, Pensacola, 1943 > 2:Tv > 14 m/h
dp “Frossini”, Astrovalia Naviera S.A., Piréu, Grécia, 1966-1969
Vendido para demolição em Kaohsiung, Formosa, a 24.04.1969

nm “ Triton “ (II)
1948 - 1969

O nm "Triton" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor : Kockums A/B., Malmoe, Suécia, 28.06.1948
Arqueação : Tab 5.414,00 to > Tal 3.112,00 to > Pm 9.235 to
Cpmts.: Ff 141,30 mt > Pp 131,30 mt > Bc 18,19 mt > Ptl 8,59 mt
Máq.: Kochums A/B, 1948 > 1:Di > 7.000 Bhp > 16,5 m/h
dp “Aplichau”, Hong Kong Pacific Co., Singapura, 1969-1974
dp “Aplichau”, Hong Kong Pacific Co., Panamá, 1974-1978
Em resultado da colisão com o navio “Ilok”, ao largo de Singapura, a 07.02.1978, foi vendido para demolir a Chi Shun Hwa Steel Co., em Kaohsiung, Formosa, a 24.3.78.

O nm “ Langfonn “
1948 - 1964
Sobre fretamento a Skibs A/S Dalfonn, Stavanger, Noruega

O nm "Langfonn" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor. : A/B Gotaverken, Gotemburgo, Suécia, 03.1949
Arqueação : Tab 5.352 to > Tal 3.070,00 to > Pm 9.560 to
Cpmts.: Ff 135,03 mt > Pp 127,72 mt > Bc 17,28 mt > Ptl 7,89 mt
Máq.: A/B Gotaverken, 1949 > 1:Di > 4.200 Bhp > 14 m/h
dp “Vibran Njord”, A/S D/S Varoy, Noruega, 1964-1966
dp “Concordia Vibran”, A/S D/S Varoy, Noruega, 1966-1967
dp “Vibran Njord”, A/S D/S Varoy, Noruega, 1967-1968
dp “Prosperitas”, Telamar S.A., Monróvia, Libéria, 1968-1976
dp “Pegasus III”, Carriers & Traders S.A., Panamá, 1976-1978
dp “Houda Star”, Springfield Shipping, Limassol, 1978-1980
Vendido par demolir a Golden Pickers & Leather Industries , Ltd., em Gadani Beach, Paquistão, a 18.12.1980.

1 comentário:

Blogspot ClicReaders disse...

Boa Tarde,
Tem um novo livro super interessante sobre o Príncipe de Astúrias
um dos maiores pólos navais do mundo, naufragou no Brasil em 1916
deixando a maior mancha de sangue e mistérios já vista pelos mares do Atlântico Sul.
Vale a pena conferir para todos que gostam histórias do mar!!!
http://www.magmalivros.com.br/loja/principe-de-asturias.html
Até mais!