sábado, 3 de abril de 2010

Encontros portuários ( XI )


Pequenos, só no tamanho... (2)

nm " Birte Broen"
1968 - 1970
Broen Shipping, Dinamarca

O nm "Birte Broen" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Marstrands A/B, Marstrand, Suécia, 07.1949
ex “Vale”, V. Hansen & Co., Marstrands, Suécia, 1949-1955
(Construído inicialmente como lugre de 3 mastros, tinha de tab 278,00 to. Reconstruído, perde a mastreação em 1951. Novamente reconstruído em 1954, foi aumentado, apresentando as características abaixo mencionadas.
ex “Calli”, Tham-Rederi, Suécia, 1955-1966
ex “Katja Loz”, Loz Line, Suécia, 1966-1968
Arqueação : Tab 385,00 to > Tal 273,00 to > Pm 574 to
Cpmts.: Pp 47,48 mt > Boca 7,83 mt > Pontal 3,61 mt
Máq.: Alpha-Diesel, Suécia, 1949 > 1 :Di > 340 Bhp > 10 m/h
dp “Ellen Bagge”, E.V. Bagge, Dinamarca, 1970-1973
dp “Marco”, S.M. Ubbesen, Dinamarca, 1973-1976
dp “Mom”, A.V. Madsen, Dinamarca, 1976-1979
dp “Donibu”, Donibu Marine Ltd., Limassol, Chipre, 1979-1996
Vendido para demolição em Grenaa, Dinamarca, a 24.06.1996

nm “ Njord “
1961 - 1970
Friedrich Beutelrock KG., Lubeca, Alemanha

O nm "Njord" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Kremer Sohn, Elmshorn, Alemanha, 08.1951
ex “Cremon”, Reederei H. M. Gehrckens, Hamburgo, 1951-1961
Arqueação : Tab 499,00 to > Tal 227,00 to > Pm 876 to
Cpmts.: Ff 60,15 mt > Pp 56,01 mt > Bc 9,35 mt > Ptl 3,66 mt
Máq.: M.W.M., Mannheim, 1951 > 1:Di > 800 Bhp > 11 m/h
dp “Maria Dimaki”, Ioannis Dimakis, Mytilene, Grécia, 1970-1982
dp “Maria Dimaki”, Marine Enterprises S.A., Grécia, 1982-1984
dp “Greeny I”, Greeny Sg & Trading., São Lourenço, 1984-1994
dp “Angie Star”, Aksel Denizcilik ve Ticaret AS., S.L., 1994-1995
dp “Kuzey 1”, -- ? --, Famagusta, Turquia, 1995-1999
dp “Kaptan Haci”, Engin Hamaloglu, Istambul, Turquia,1999-2001
dp “Mert I”, H. D. U. Tasimacilik, La Paz, Bolívia, 2001-2004
dp “Mert”, H. D. U. Tasimacilik, La Paz, Bolívia, 2004-2004
Vendido para demolir a Simsekler Gida GS., em Aliaga, Turquia, a 02.03.2004

nm " Peter Saxberg "
1957 - 1968
Rederi A/S Peter Saxberg, Skagen, Dinamarca

O nm "Peter Saxberg" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Pohl & Jozwiak, Hamburgo, Alemanha, 1957
Arqueação : Tab 399,00 to > Tal 226,00 to > Pm 605 to
Cpmts.: Ff 56,39 mt > Pp 51,27 mt > Bc 8,44 mt > Ptl 2,99 mt
Máq.: Alpha-Diesel A/S, 1957 > 1:Di > 300 Bhp > 9,5 m/h
dp “Nina”, Einar Fhager, Donso, Suécia, 1968-1978
dp “Petra”, P/r Rolf G. Adolf Zellen, Grabe, Suécia, 1978-1981
dp “Petra”, Thm. Brocklebank, Nyborg, Dinamarca, 1981-1983
dp “Birthe Bjorne”, -?-, Dinamarca, 1983-1985
dp “Chr. Hansen”, C. Hansen K/S, Assens, Dinam., 1983-1987
dp “Kueholm”, P/r Kuholm, Marstal, Dinamarca, 1987-1990
dp “Lady Caribe”, South Caribe, Bocomar, Honduras, 1990-1992
dp “Lady Caribe”, - ? -, Willemstad, Ant. Holandesas, 1992-??
Supostamente ainda em serviço.

nm “ Stern “
1958 - 1976
J. Damhof Jr., Delfzijl, Holanda

O nm "Stern" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Gebr. Bodewes Scp. “Gruno”, Foxhol, Holanda, 10.1958
Arqueação : Tab 486,00 to > Tal 244,00 to > Pm 910 to
Cpmts.: Ff 56,85 mt > Pp 51,52 mt > Bc 9,25 mt > Ptl 3,94 mt
Máq.: Appingedammer, 1958 > 1:Di > 500 Bhp > 10 m/h
dp “Amira-M”, Mohamed T.R. Monbayed , Tripoli, 1976-1980
Naufragou a cerca de 2 milhas de Tripoli, após viagem desde a ilha de Alhankle, em 14.02.1980.

nm “ Swallow “
1962 - 1967
Bodewes-Seven Mij., Groningen, Holanda

O nm "Swallow" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Bodewes, Martenshoek, Holanda, 1951
ex “Swallow”, Bodewes-Seven Mij., Groningen, 1951-1960
ex “Dinkelstroom”, Bodewes-Seven Mij., Groningen, 1960-1962
Arqueação : Tab 481,00 to > Tal 263,00 to > Pm 762 to
Cpmts.: Ff 52,74 mt > pp 47,27 mt > Bc 8,54 mt > Ptl 3,61 mt
Máq.: M.A.N., Alemanha, 1951 > 1:Di > 400 Bhp > 9,5 m/h
dp “Anna Drent”, K. Drent, Groningen, Holanda, 1967-1975
dp “Elina G.”, M. Gigilinis, Piréu, Grécia, 1975-1977
dp “Elina G.”, A. Katopodis & George Mazis, Piréu, 1977-1980
dp “Grigorios M.”, T.Makesinis, G.Daglas & G.Aktipis, 1980-1985
dp “Andonis”, -- ? --, 1985-1986
dp “Kapetan Vjeko”, Brodarska Zadruga, Split, Jug., 1986-1991
dp “Kapetan Vjeko”, Brodarska Zadruga, Split, Crc., 1991-1993
dp “Kapetan Vjeko”, Pud. Jadran Cargo, Split, Crc., 1993-1995
dp “Kapetan Vjeko”, Poduzece Anti-Plov, Zadar, Crc., 1995-1998
dp “Kapetan Vjeko”, Poduzece ZrN Doo, Zadar, Crc., 1998-1999
dp “Kapetan Bozo”, Poduzece ZrN Doo, Zadar, Crc., 1999-2002
Sem rasto após 2002

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Excelente postagem de “kustvaarders” que são uma verdadeira nostalgia, alguns deles atendi-os no Douro/Leixões.
The Danish m/v PETER SAXBERG, imo 5275973/__m/299gt/9,5 knots; 1957 completed by Pohl & Jozwieker Schiffswerft GmbH Co Kg, Hamburg, for Rederi A/S Peter Saxberg, Skagen, DNK; 1961 PETER SAXBERG, s/owner, lengthened to 56,39m/399gt; 1968 NINA, Einar Fahger, Donse, SWE; 27/07/1978 PETRA, P/R Rolf G. Adolf Zellen , Grabe, SWE; 10/05/1981 PETRA, Thomas Brocklebank, Nyborg, DNK; 06/01/1983 BIRTHE BJORN, s/owner, DNK; 13/09/1985 CHR. HANSEN, Christe Hansen K/S, Assens, DNK; 11/09/1987 KUEKOLM, P/R Kuheolm (Keterminde), Marstal, DNK; KUEHOLM, s/owner, DIS; 27/03/1990 LADY CARIBE, South Caribe Line Ltd, Pan; 25/08/1990 LADY CARIBE, s/owner, Willemstad, ANT; 10/1992 LADY CARIBE, Bocomar SA, San Lorenzo, HND; 03/2010 still trading.
Estou-me a recordar aí por volta de 1960, o PETER SAXBERG, quando saia a barra do Douro, sob a orientação do piloto Aires Franco, em condições de mar agitado, a breca do molinete desprendeu-se mesmo em cima da forte rebentação e aquela “casca de nós” ficou ancorada e com o andamento atravessou-se ao mar, e a coisa esteve feia. Valeu a coragem do oficial que correu ao castelo da proa e conseguiu suspender o ferro ou largou-o mesmo por mão, sempre debaixo de mar, e o navio lá conseguiu afastar-se do perigo, fazendo-se ao largo.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro