sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Leixões na rota do turismo! (13/2017)


Navios em Leixões durante o mês de Agosto

Durante este período registaram-se apenas oito escalas de navios de passageiros em porto, eventualmente a adivinhar os dias de muita névoa e aguaceiros, que se fizeram sentir no norte do país. Se para tal houver correspondência, e antecipando a larga quantidade de navios esperados chegar durante o mês de Setembro, é presumível admitir que o tempo estará muito bom para recebê-los.

No dia 8, nova escala em porto do navio de passageiros "Ventura"
Chegou procedente de Lisboa, saindo com destino a St, Peter Port

Nos dias 9 e 23, escalas do navio de passageiros "Tui  Discovery 2"
Em ambas as ocasiões veio procedente de Vigo, saindo para Lisboa

No dia 12, novo regresso do navio de passageiros "Mein Schiff 4"
Vindo procedente de Lisboa, saiu com destino à Corunha

No dia 24, fez escala em porto o navio de passageiros "Star Legend"
Chegado procedente do Ferrol, saiu com destino a Lisboa

No dia 26, escala inaugural do navio de passageiros "Aida Sol"
Chegou procedente da Corunha, saindo com destino a Lisboa

No dia 31, regresso do navio de passageiros "Astoria"
Chegou procedente de Vigo, saiu com destino a Lisboa

Navio-escola da Marinha Portuguesa NRP "Sagres"
O navio embaixada itinerante nacional passou por Leixões entre os dias 23 a 25 de Agosto, para mais uma vez ser brindado com a visita de alguns milhares de pessoas. O navio chegou procedente da Base Naval de Lisboa, tendo seguido viagem com destino ao Havre.

Navio-escola da Marinha da Colômbia ARC "Gloria"
De visita ao porto para descanso da guarnição entre os dias 28 de Agosto até ao 1º dia de Setembro. O navio encontra-se a realizar uma viagem de instrução de cadetes, com a duração estimada em 6 meses.
Saído de Cartagena, na Colômbia, fez escala em portos de países na América do Sul e nos Estados Unidos, partindo de Hamilton, Bermudas, para cruzar o Atlântico com destino ao Havre, último porto antes de chegar a Leixões. O próximo porto de escala será nas Canárias.
O bergantim-barca "Gloria" desloca 1.300 toneladas de arqueação, tem 76,00 metros de comprimento máximo, 64,60 metros de comprimento entre perpendiculares e 10,60 metros de boca.
A altura máxima dos mastros é de 40 metros, a superfície vélica é de 1.400 metros, a velocidade com motor é de cerca de 10,5 milhas por hora, tem autonomia de navegação para 60 dias e a guarnição permanente ronda os 94 tripulantes.

Sem comentários: