O encalhe do vapor norueguês "Bessa", junto à Torre do Bugio
Vapor encalhado
Em frente da baía de Cascais encalhou esta manhã, devido ao denso nevoeiro, o vapor norueguês “Bessa”. Até esta hora, 3 horas da madrugada, continua encalhado em frente à baía de Cascais.
Durante a noite estiveram em sua volta vários rebocadores, aliviando-lhe a carga, contando às primeiras horas da manhã pô-lo a flutuar.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 20 de Novembro de 1928)
Durante a noite estiveram em sua volta vários rebocadores, aliviando-lhe a carga, contando às primeiras horas da manhã pô-lo a flutuar.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 20 de Novembro de 1928)
Foto do vapor "Bessa", de autor desconhecido
Kolltveit, Baerd; Pedersen, Bjoern, Wilh. Wilhelmsen, 150 years,
1861-2011, WW/ Dinamo Forlag, ISBN: 978-82-8071-221-9
Kolltveit, Baerd; Pedersen, Bjoern, Wilh. Wilhelmsen, 150 years,
1861-2011, WW/ Dinamo Forlag, ISBN: 978-82-8071-221-9
Características do vapor norueguês “Bessa”
1917-1936
Armador: Den Norske Afrika og Australie Linie, Toensberg
Operador: Wilh. Wilhelmsen, Toensberg/ Oslo, Noruega
Nº Oficial: N/d - Iic: M.Q.W.B. - Porto de Registo: Toensberg
Construtor: Union Iron Works Co., Alameda, Califórnia, EUA, Abr.1917
Arqueação: Tab 7.797,00 tons - Tal 5.797,00 tons
Dimensões: Pp 125,20 mts - Boca 17,12 mts - Pontal 8,94 mts
Propulsão; Do construtor - 1:Te - 3:Ci - 600 Nhp - 11 m/h
Operador: Wilh. Wilhelmsen, Toensberg/ Oslo, Noruega
Nº Oficial: N/d - Iic: M.Q.W.B. - Porto de Registo: Toensberg
Construtor: Union Iron Works Co., Alameda, Califórnia, EUA, Abr.1917
Arqueação: Tab 7.797,00 tons - Tal 5.797,00 tons
Dimensões: Pp 125,20 mts - Boca 17,12 mts - Pontal 8,94 mts
Propulsão; Do construtor - 1:Te - 3:Ci - 600 Nhp - 11 m/h
O encalhe do “Bessa”
Continua nos baixos de areia do Bugio o vapor norueguês “Bessa”, que ontem de manhã, devido ao nevoeiro, encalhou naquele local.
Os trabalhos de salvamento recomeçaram hoje, às primeiras horas do dia, por parte das tripulações dos rebocadores “Falcão”, “Milhafre”, “Europa”, “Pátria”, “Arouca” e “Record”, mas, devido ao intenso nevoeiro, às 3 horas da tarde, o navio conservava-se no mesmo sítio, sendo possível que ainda hoje não seja safo.
As operações de descarga do “Bessa” prosseguiram ontem à noite, para ser conseguido pô-lo a flutuar. Como o “Bessa” metesse água pelo porão da ré, foram pedidas bombas para o seu esgotamento, de maneira a possibilitar safar o vapor na maré da madrugada.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 21 de Novembro de 1928)
Os trabalhos de salvamento recomeçaram hoje, às primeiras horas do dia, por parte das tripulações dos rebocadores “Falcão”, “Milhafre”, “Europa”, “Pátria”, “Arouca” e “Record”, mas, devido ao intenso nevoeiro, às 3 horas da tarde, o navio conservava-se no mesmo sítio, sendo possível que ainda hoje não seja safo.
As operações de descarga do “Bessa” prosseguiram ontem à noite, para ser conseguido pô-lo a flutuar. Como o “Bessa” metesse água pelo porão da ré, foram pedidas bombas para o seu esgotamento, de maneira a possibilitar safar o vapor na maré da madrugada.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 21 de Novembro de 1928)
O encalhe do vapor “Bessa”
Devido ao nevoeiro, ainda não foi possível pôr a flutuar o vapor norueguês “Bessa”, que ante-ontem encalhou na Torre do Bugio.
Os trabalhos prosseguiram com o auxílio de um rebocador dinamarquês, contando pô-lo a flutuar às primeiras horas da manhã.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 22 de Novembro de 1928)
Os trabalhos prosseguiram com o auxílio de um rebocador dinamarquês, contando pô-lo a flutuar às primeiras horas da manhã.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 22 de Novembro de 1928)
O encalhe do vapor “Bessa”
O nevoeiro continua a prejudicar os trabalhos de salvamento do vapor norueguês “Bessa”, encalhado na areia, na Torre do Bugio.
No local encontra-se, desde ontem, um vapor de salvação dinamarquês, que se propõe desencalhar o “Bessa”, porém, apesar dos esforços empregados, os resultados foram infrutíferos.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 23 de Novembro de 1928)
No local encontra-se, desde ontem, um vapor de salvação dinamarquês, que se propõe desencalhar o “Bessa”, porém, apesar dos esforços empregados, os resultados foram infrutíferos.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 23 de Novembro de 1928)
O vapor “Bessa”
Hoje, pelo meio-dia, hora da preia-mar, procederam-se aos trabalhos de salvamento do navio norueguês “Bessa”, há dias encalhado em frente da Torre do Bugio.
Apesar dos esforços empregues pelos vapores estrangeiros de salvação, auxiliados por um rebocador alemão de alto-mar, que substituíram os rebocadores portugueses naquele trabalho, continuam com resultados improfícuos.
As tripulações destes vapores esperam, mais uma vez, pôr o “Bessa” a flutuar na próxima preia-mar, pela madrugada de hoje.
(In jornal “Comércio do Porto”, segunda, 25 de Novembro de 1928)
Apesar dos esforços empregues pelos vapores estrangeiros de salvação, auxiliados por um rebocador alemão de alto-mar, que substituíram os rebocadores portugueses naquele trabalho, continuam com resultados improfícuos.
As tripulações destes vapores esperam, mais uma vez, pôr o “Bessa” a flutuar na próxima preia-mar, pela madrugada de hoje.
(In jornal “Comércio do Porto”, segunda, 25 de Novembro de 1928)
Vapor norueguês “Bessa”
O vapor norueguês “Bessa”, que se encontrava encalhado nos bancos da Torre do Bugio, conseguiu hoje safar-se, com o auxílio dos rebocadores.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 29 de Novembro de 1928)
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 29 de Novembro de 1928)
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