quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Imagens do dia!


Actualização relativa aos últimos dias

Embarcações da pesca costeira
Mantém-se inegável o prazer de observar estes pequenos barcos multicoloridos, de partida ou chegada ao porto, na dura azáfama diária que garante o sustento das suas tripulações. Confesso que o interesse neles se revelou muito recentemente, obrigando à aprendizagem do mundo fascinante da pesca, barcos e gente. Passarão a curto prazo a justificar uma pesquisa atenta sobre as especificidades e características de cada um deles. Por ora ainda só posso identificá-los, como segue:

"Conceição Alexandrina"

"Dois Marques"

"Estrela do Oceano"

"Foz da Nazaré"

"Francisca e Rodrigo"

"Nancimar"

O rebocador "Aquiles"

Este rebocador e o seu gémeo "Nereu", constituem provavelmente a parte mais visível do novo equipamento correspondente à optimização do material portuário. A sua eficácia, manobralidade e considerável força de tracção, faz deles indispensáveis na assistência aos navios de maior porte.

Alguns navios de contentores e carga convencional,
que estiveram em porto nos primeiros dias de Agosto

"Bjork Rider"

"Celtic Venture"

"Melas"

"Alana"

O caça-minas inglês "Grimsby" (M108)



Este navio passou o último fim de semana em Leixões, em visita de cortesia e para descanso da guarnição. Presume-se estar de regresso a Inglaterra. Trata-se de um dos dez caça-minas da classe "Sandown" (M101), que é composta igualmente pelos navios "Inverness" (M102); "Cromer" (M103); "Walney" (M104); "Bridport" (M105); "Penzance" (M106); "Pembroke" (M107); "Bangor" (M109) e "Blyth" (M110).
Tem um deslocamento na ordem das 450 toneladas, 52,70 metros de comprimento, 10,50 metros de boca e navega habitualmente com uma guarnição composta por 34 tripulantes.

Navios de passageiros


No último dia de Agosto o porto de Leixões recebeu em segunda escala neste ano, a visita do "Crystal Serenity". Chegou procedente de Lisboa e saiu com destino a Bordéus.
Em Setembro Leixões vai bater o recorde de visitas com 21 navios de passageiros. O máximo anterior de escalas em termos mensais era de 18 paquetes.
A nosso ver justifica-se desde já parabenizar toda a equipa da Administração dos Portos, pelo trabalho e empenho demonstrado, na motivação dos armadores e agentes turísticos a trazer os seus navios ao norte do país.
Eis alguns dos navios que já estiveram em porto, como segue:

No dia 1 o "Azamara Journey"
Em viagem desde Bilbao, saindo com destino a Lisboa

No dia 2 o "Adonia" (foto de José Modesto)
Em viagem desde a Corunha, saindo com destino a Gibraltar

No dia 2 o "Deutschland"
Em viagem desde a Corunha, saindo com destino a Lisboa

No dia 3 o "Ryndam"
Em viagem desde a Corunha, saindo com destino a Lisboa

No dia 3 o "Sea Cloud II"
Em viagem desde Vigo, saindo com destino a Lisboa

E ainda no dia 3, para terminar, o "Ocean Majesty",
Em viagem desde Bordéus, também saído com destino a Lisboa

Sem comentários: