domingo, 8 de junho de 2014

História trágico-marítima (CXXXVIII)


O encalhe do vapor “Bhamo”, próximo a Peniche

Vapor inglês encalhado - Parte em seu socorro o “Berrio”,
esperando-se que se salve a tripulação
O vapor inglês “Bhamo”, de Glasgow, procedente de Liverpool e com destino à Índia, com carga diversa, 12 passageiros e 85 tripulantes, encalhou hoje (12.06.1911) no banco de areia denominado Rocha do Vale das Janelas, ao norte do Baleal.
Em seu socorro saiu imediatamente o rebocador “Berrio”, não correndo a tripulação e passageiros, entre os quais uma mulher, risco, devido ao estado do mar, que é bom.
O capitão do “Bhamo” chama-se Weir.
(In jornal “A Capital”, terça-feira, 13 de Junho de 1911)

Foto do vapor inglês "Bhamo"
Imagem da Photoship.Uk

O encalhe do vapor “Bhamo”
O vapor inglês “Bhamo” continua encalhado próximo de Peniche, mas parece, contudo, que conseguirá safar-se. Os passageiros vieram hoje para Lisboa. Chegou o rebocador “Newa” para o safar.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 17 de Junho de 1911)

Identificação do vapor inglês “Bhamo”
Armador: British & Burmese Steam Navigation Co., Glasgow
Nº Oficial: 124249 - Iic: H.M.J.K. - Porto de registo: Glasgow
Construtor: W. Denny & Brothers, Dumbarton, Março de 1908
Arqueação: Tab 5.244,00 tons - Tal 3.358,00 tons
Dimensões: Pp 125,33 mts - Boca 15,91 mts - Pontal 8,56 mts
Propulsão: Denny & Co - 1:Te - 3:Ci - 424 Nhp -12 m/h
Vendido a W.H. Arnott Young & Co., de Dalmuir para demolição, em Outubro de 1938.

Vapor “Bhamo”
O rebocador “Newa” conseguiu safar o vapor inglês “Bhamo”, que encalhou perto do Vale de Janelas, na costa norte de Peniche. Parece que recebe a carga descarregada, umas trinta toneladas, e depois virá para Lisboa.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 18 de Junho de 1911)

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