sábado, 17 de maio de 2014

História trágico-marítima (CXXXVII)


Incêndio a bordo do navio “Marianne Dancoast”

Navio dinamarquês em chamas ao largo de Viana.
A tripulação foi salva excepto o chefe de máquinas

Imagem do incêndio no navio "Marianne Dancoast"
Foto do capitão do navio - minha colecção

Um violento incêndio deflagrou, cerca das 18 horas de
ontem (08.10.1983), a bordo de um navio dinamarquês,
que se encontrava a cerca de 20 milhas (32 Km), a oeste
da costa de Viana do Castelo.
Segundo o Capitão do porto de Leixões, a bordo do navio “Marianne Dancoast”, que se encontrava em trânsito, desconhecendo-se qual a sua origem ou destino, encontravam-se 7 tripulantes, seis dos quais já foram recolhidos pelo navio holandês “Sertan”, que navegava nas imediações.
A Capitania do porto de Leixões enviou, entretanto, um draga-minas, que se achava em serviço de patrulha costeira, ao encontro do navio dinamarquês, mas nada pôde fazer, tanto mais que o navio sinistrado estava em risco de explodir de um momento para o outro.
A bordo do “Marianne Dancoast” ficou apenas o chefe de máquinas, que se encontra em perigo de vida, por ter sido vítima das explosões e baldados todos os esforços para o retirar de bordo.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 9 de Outubro de 1983

Identificação do navio “Marianne Dancoast” – 1971/1983
Nº Oficial: 7110490 - Iic.: O.X.C.L. - Registo: Tuborg Havn
Armador: Rederiet Dancoast I/S, Tuborg Havn, Dinamarca
Operador: H. Folmer & Co., Copenhaga, Dinamarca
Construtor: Frederikshavn Vaerft & Tordok A/S, 06.05.1971
Arqueação: Tab 399,00 tons - Tal 226,00 tons - Pm 1.016 tons
Dimensões: Ff 59,37 mt - Pp 53,01 mt - Bc 10,62 mt - Ptl 3,58 mt
Propulsão: Alpha Diesel A/S - 1:Di - 8:Ci - 800 Bhp - 11 m/h
Equipagem: 7 tripulantes

Depois de ter sido procedida a descarga da mercadoria transportada em Vigo, o navio foi colocado à venda. Histórico comercial posterior, como segue: 1984/1989 “Marianne Norcoast”, Arctic Shipping A/S, Hamilton (Bermuda); 1989/1992 “Sammy Jo”, Culross S.A., Kingstown (St. Vincent); 1992/1994 “Anne Norco”, Sea Fan, Ltd., Kingstown (St. Vincent); 1994/2001 “Magica”, Sea Gull Maritime, Ltd., La Vallelta (Malta); 2001/2002 “Toli-I”, Hinckley Shipping, Ltd., Nuku’alofa (Tongo, Oceania); e “Toliara”, Hinckley Shipping, Ltd., La Paz (Bolivia). O navio foi vendido em 30 de Abril de 2008, em Aliaga (Turquia), para demolição.

Imagem do incêndio no navio "Marianne Dancoast"
Foto do capitão do navio - minha colecção

Incêndio dominado e maquinista por aparecer
Navio dinamarquês rebocado para Vigo
O incêndio que deflagrou num navio dinamarquês, a cerca de 20 milhas da costa de Viana do Castelo, foi completamente dominado, ao princípio da madrugada de ontem, havendo, no entanto, a lamentar o desaparecimento do chefe de máquinas, que se supõe tenha morrido queimado.
O fogo, cuja origem ainda se ignora, deflagrou cerca das 18 horas de anteontem e deixou o “Marianne Dancoast” bastante danificado. A bordo seguiam 7 tripulantes, seis dos quais foram salvos pelo navio holandês “Sertan”, que navegava nas imediações e que, portanto, não demorou a recolher os homens.
Na casa das máquinas ficava, no entanto, o engenheiro chefe, admitindo as autoridades que tenha perecido no momento em que as chamas deflagraram. Contudo, não existe ainda a confirmação oficial, mas tudo indica que o tripulante tenha morrido queimado.
O “Marianne Dancoast” – que transportava nos seus porões garrafas de gás butano, óleo lubrificante e cabos eléctricos – foi rebocado para o porto de Vigo, pelo rebocador espanhol “Nosas”. Segundo o que foi possível apurar junto da Capitania do porto de Leixões, os seis tripulantes que foram salvos seguiram para Lisboa.
Entretanto, saliente-se que as operações de reboque do navio dinamarquês decorreram sem problemas, sendo acompanhado pelo navio de guerra português “Lagoa”, até abandonar as águas territoriais nacionais.
(In jornal “Comércio do Porto”, segunda, 10 de Outubro de 1983

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