terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Navios portugueses - o lanchão "Sadino"


Navio novo construído no estaleiro da Gafanha
Outubro, 24 - Nos estaleiros da Gafanha foi lançado à água o lanchão-motor “Sadino”, de dois mastros, destinado ao serviço de cabotagem. A nova unidade, que desloca 270 toneladas de carga é propriedade da firma Chaves & Mateus, de Setúbal.
O lanchão "Sadino" no rio Douro

Caractrísticas
Armador: Chaves & Mateus, Lda., Setúbal
Nº Oficial: 511 - Iic: C.S.P.C. - Porto de registo: Setúbal
Construtor: Arménio Bolais Monica, Gafanha da Nazaré, 1952
Arqueação: Tab 193,27 tons - Tal 136,93 tons
Dimensões: Ff 34,18 mt - Pp 30,98 mt - Bc 7,73 mt - Ptl 3,44 mt
Propulsão: Deutz, 1952 - 1:Di - 6:Ci - 230 Bhp

À cerimónia do bota-abaixo assistiram diversas entidades oficiais e convidados. Foi madrinha do novo navio a menina Maria do Carmo, filha do sr. Celestino Rosa Mateus, um dos proprietários do “Sadino”, tendo procedido ao corte dos cabos o capitão do porto, sr. comandante Pinto Basto Carreira.
Numa dependência dos estaleiros foi servido um «Copo de Água», tendo usado da palavra e dirigido felicitações aos construtores e proprietários do navio, os srs. prof. Manuel Nunes Carlos e António Maria Rodrigues, funcionário superior do ministério da Marinha.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 26 de Outubro de 1952

3 comentários:

Joao Moura disse...

Boa informação sobre navios e até pequenas embarcações praticamente desconhecidas.Já agora aproveito para perguntar se tem alguma informação dum pequeno navio de salvamento, julgo que não ultrapassava 100 tons, o Alcantarense que recolhia feero velho dos naufragios nna costa portuguesa e que esteve nos Açores a recolher material do naufragado petroleiro norueguês Velma de 17000 ton e que encalhou, cheio de jet-fuel na ilha de Santa Maria.

Joao Moura

reimar disse...

Boa noite Sr. João Mouro,
Lamento só hoje ter oportunidade para lhe responder à questão sobre o "Alcantarense".
Tanto quanto julgo saber o navio pertenceu à Somar - Soc. de Salvados Marítimos, Lda., com sede em Peniche. Foi construído por Asdrubal Simão do Carmo, em Peniche, e 1953 é o ano de
construção. Foi registado na capitania de Peniche, com a matrícula PE312TL, e letras CSGZ, como indicativo internacional de chamada. Tinha um motor diesel da General Motors de 1946,
de 120 Bhp, 1.400 rpm. Arqueação bruta 61,93 tons e líquida 35,20 tons. Dimensões 17,86 mts de comprimento entre perpendiculares, 6,36 mts de boca e 2,13 mts de pontal.
Penso que é tudo.
Muitos cumprimentos e um bom ano.
Reinaldo Delgado

Joao Moura disse...

Muito obrigado pela informação . Votos de um excelente Ano de 2022

Joao Moura