terça-feira, 18 de maio de 2021

História trágico-marítima (CCCXI)


O naufrágio do iate-motor "Vale Formoso Segundo"
 
Afundou-se na madrugada de quinta-feira, 16 de Setembro, em frente da capela do Senhor da Pedra, mas os tripulantes conseguiram salvar-se, tendo sido recolhidos pela traineira “Ziza”.
Mais um sinistro na costa Norte, desta vez sem vítimas, felizmente. Trata-se do afundamento, em frente à capela do Senhor da Pedra, entre Miramar e Francelos, do iate-motor “Vale Formoso Segundo”, pertencente à Empresa Trans-Mar-Sul, Lda., com sede em Faro.
O sinistro ocorreu de madrugada, depois da tripulação, por ordem do mestre Francisco Salgado, de 39 anos, de Ílhavo, ter deixado o iate, que começou a meter água entre a Figueira da Foz e Aveiro. Antes, os 10 homens que compunham a tripulação, tentaram todos os esforços, mas as bombas de bordo revelaram-se insuficientes para a esgotar.
Características do iate-motor “Vale Formoso Segundo”

Armador: José dos Santos Roque Júnior, Faro
Operador: Empresa Trans-Mar-Sul, Lda., Faro
Nº Oficial: A-655 - Iic: C.S.K.U. - Porto de matrícula: Faro
Construtor: José Miguel Amaro, Faro, 1941
Arqueação: Tab 132,02 tons - Tal 83,05 tons
Dimensões: Ff 29,03 mts - Pp 24,82 mts - Boca 7,26 mts - Ptl 3,40 mts
Propulsão: Motor S/d - 2:Ci - 130 Bhp (c/ origem na Suécia)
Equipagem: 10 tripulantes

O “Vale Formoso Segundo” transportava um carregamento de barro para a Fabrica de Cerâmica do Candal, havia saído no dia 14, à tarde, de Lisboa. Segundo declarações dos tripulantes, o iate navegou bem até alturas da Figueira da Foz, mas, depois, abriu água por motivos que desconhecem. Apesar dos esforços feitos, teve de ser abandonado, por volta das 4 horas da manhã, saltando os tripulantes para a baleeira de bordo. Em pouco tempo afundava-se.
Entretanto, a traineira “Ziza” que regressava da faina da pesca, encontrava-os e logo foram recolhidos, levando-os para Leixões. Quase todos tiveram tempo de salvar os seus haveres, bem como alguns pertences de bordo, mas não muitos.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 17 de Setembro de 1948

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