O encalhe do navio "Lucia del Mar", na barra de Leixões
No dia 14 de Agosto de 1981, por volta das 07.05 horas da manhã, o navio porta-contentores espanhol da Iberolinhas "Lucia del Mar", encalhou do lado norte da barra do porto de Leixões.
A causa do sinistro deve-se ao denso nevoeiro que durante a manhã baixou sobre a costa, aliado ao facto da maré estar baixa, obrigando à imobilização do navio durante três horas, assente sobre os tubos submersos de combustivel da Shell, junto ao Terminal de Petroleiros.
A causa do sinistro deve-se ao denso nevoeiro que durante a manhã baixou sobre a costa, aliado ao facto da maré estar baixa, obrigando à imobilização do navio durante três horas, assente sobre os tubos submersos de combustivel da Shell, junto ao Terminal de Petroleiros.
Foto do navio encalhado, ainda sob o efeito do nevoeiro
Minha colecção
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Características do porta-contentores "Lucia del Mar"
Armador: Equimar Marítima, S.A., Bilbao
Construtor: Enrique Lorenzo y Cia., S.A., Vigo, 1978
ex "Lucia del Mar", Equimar Marítima S.A., Bilbao
ex "Seatrain Spain", fretado pela Seatrain, Espanha
Arqueação: Tab 9.185,00 tons - Tal 7.373,00 tons
Dimensões: Pp 164,80 mts - Boca 20,01 mts - Pontal 7,00 mts
Propulsão: Máquina MAN - 12:Ci - 8.952 Kw - 12.000 Bhp - 19 m/h
Construtor: Enrique Lorenzo y Cia., S.A., Vigo, 1978
ex "Lucia del Mar", Equimar Marítima S.A., Bilbao
ex "Seatrain Spain", fretado pela Seatrain, Espanha
Arqueação: Tab 9.185,00 tons - Tal 7.373,00 tons
Dimensões: Pp 164,80 mts - Boca 20,01 mts - Pontal 7,00 mts
Propulsão: Máquina MAN - 12:Ci - 8.952 Kw - 12.000 Bhp - 19 m/h
Foto das manobras de desencalhe, referidas no texto
Minha colecção
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Na manobra de desencalhe foram utilizados cinco rebocadores da A.P.D.L. que, conjugando a força dos seus motores, conseguiram retirar o navio dum fundo de areia e lodo, em que se atolara.
Após estas manobras que se revelaram determinantes para safar o navio, o "Lucia del Mar", accionando a máquina a toda a força, fez marcha à ré, indo atracar no Posto A do Terminal de Petroleiros.
Neste local, uma equipa de mergulhadores fez uma detalhada inspecção ao casco, não tendo sido detectado qualquer rombo, obtendo por esse motivo, pelas 13 horas, autorização para atracar no Terminal de Contentores, onde viria a efectuar as normais operações portuárias.
Após estas manobras que se revelaram determinantes para safar o navio, o "Lucia del Mar", accionando a máquina a toda a força, fez marcha à ré, indo atracar no Posto A do Terminal de Petroleiros.
Neste local, uma equipa de mergulhadores fez uma detalhada inspecção ao casco, não tendo sido detectado qualquer rombo, obtendo por esse motivo, pelas 13 horas, autorização para atracar no Terminal de Contentores, onde viria a efectuar as normais operações portuárias.
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