terça-feira, 23 de abril de 2019

Divulgação!


Os últimos Terranovas Portugueses
Dia mundial do livro - 2019


A minha escolha para falar sobre livros neste dia tão especial, recai precisamente sobre este trabalho, apresentado ontem no Museu Marítimo de Ílhavo, perante uma sala cheia de amigos do autor, colaboradores, curiosos e interessados, que a partir de agora têm a oportunidade de ajuizar por si mesmo, uma miscelania de temas, que transcendem a gloriosa epopeia da faina maior.
Obviamente, o livro trata e retrata pormenores valiosos sobre a pesca do bacalhau, porém, mais do que a pesca propriamente dita, é agora mais fácil entender como os navegadores chegaram aos bancos de pesca, na Terra Nova ou na Gronelandia, e por exemplo, porque é que ainda há nomes bem portugueses por aquelas paragens.
Mais ainda, o autor demonstra afectos por outros assuntos, que foram ao longo dos anos motivo de creteriosa pesquisa, tais como a construção naval, a exploração do espaço lagunar que o rodeia e a odisseia dos seus conterrâneos, herois na sua labuta diária, com o destemor de desbravar o mar, para sustento das famílias, tanto na pesca como na navegação comercial.

O autor, engº Senos da Fonseca, na ocasião da apresentação do livro

O engº Senos da Fonseca, conta já com outros trabalhos publicados, de temática semelhante, o que confirma uma paixão e conhecimento das muitas actividades, que desde sempre existiram na ria de Aveiro.
O livro agora publicado é por conseguinte reflexo da sua preocupação em dar a conhecer a um número alargado de pessoas a rudeza do trabalho realizado pelos locais, e paralelamente chamar a atenção para a beleza do mundo que desfruta, nos seus múltiplos aspectos.

Sem comentários: