terça-feira, 8 de novembro de 2016

História trágico-marítima (CCI)


O encalhe do vapor “Cabo Oropesa”

Viana do Castelo, 28 – Ao norte da barra de Caminha encalhou, na quarta-feira de manhã, o vapor “Cabo Oropesa”, da Companhia Ybarra, de Sevilha, de 1.522 toneladas, construído em 1903 e que procedia do Mediterrâneo, com carga geral.
Fizera, desde Sevilha, uma excelente viagem até à altura das Berlengas, onde foi canhoneado por um submarino alemão, sem consequências, continuando a sua rota para Vigo, primeiro porto de destino.
Todavia, às 6 e meia da manhã, uma densa neblina obrigou o comandante a afrouxar a marcha, até que, às 7 horas e 10 minutos, não se vendo absolutamente nada e ouvindo-se os silvos das traineiras que passavam, chegou a acreditar-se, a bordo do “Cabo Oropesa”, que este estava enfiando no canal da ria de Vigo.
Nessa persuasão, foi dado rumo noroeste ao navio, que foi encalhar nos «petões de ferro», como lhe chamam os marinheiros espanhóis, na ponte de Ribel, os mais terríveis baixios da costa galega.
A sirene de bordo silvou e as traineiras aproximaram-se do navio, mas nada puderam fazer. Para aliviar a embarcação, foi alijada toda a carga da coberta – vinho, barris, azeite, álcool, aguardente, etc., porém a situação do navio não melhorou; antes, de momento a momento, mais se comprometia. Parte da carga foi recolhida pelos pescadores de La Guardia, que rodearam o vapor com as suas gamelas.
Na tarde de quinta-feira foi pedido auxílio a um vapor norueguês que passava, o qual intentou arrancar o “Cabo Oropesa” do perigoso lugar, mas não o conseguiu, navegando depois para o sul.
Ao anoitecer de quinta-feira, por ordem da casa armadora chegou ao local do naufrágio o vapor “Triana”, que trabalhou com o auxílio do vapor “Maria”, de Constantino Candeira e de algumas barcas do rio, no transbordo da carga.
Este trabalho foi ante-ontem suspenso, pois que, devido ao mau tempo, o mar varria a coberta de popa à prôa. O “Cabo Oropesa” considera-se totalmente perdido. O valor do navio e carga é de uns oitocentos contos.
(In jornal “Comercio do Porto”, quarta, 28 de Agosto de 1917)

Foto do encalhe do vapor “Cabo Oropesa”
(In blog “Hablame de Navios”, de Ignacio Saa)

Características do vapor “Cabo Oropesa”
1903 - 1917
Armador: Ybarra & Cia., Sevilha
Construtor: Grangemouth & Greenock Dockyard Co., 09-1903
Arqueação: Tab 1.522,00 tons - Tal 1.002,00 tons
Dimensões: Pp 72,20 mts - Boca 10,50 mts - Pontal 4,54 mts
Propulsão: Blair & Co., Stockton - 1:Te - 9 m/h
Navio encalhado e posteriormente considerado perda construtiva, na barra do rio Minho, em 29 de Agosto de 1917, durante viagem de Sevilha para Vigo.

O encalhe do “Cabo Oropesa”
Chegou a informação que do naufragado vapor “Cabo Oropesa”, tem dado à costa, nas praias de Caminha e La Guardia, vários utensílios de bordo e alguma carga.
(In jornal “Comercio do Porto”, sexta, 31 de Agosto de 1917)

Sem comentários: