domingo, 14 de fevereiro de 2016

História trágico-marítima (CLXXXI)


Portugal e a guerra
O afundamento do vapor “Caminha” e da escuna “Três Macs”

Nota oficiosa:
Por notícias recebidas no ministério da Marinha, sabe-se que foi afundado por um submarino inimigo, próximo de Bordéus, o vapor “Caminha”, de 2.760 toneladas.
Em breves dias devem chegar a Lisboa 20 tripulantes, a bordo de um vapor francês, tendo ficado em La Rochelle o capitão e 18 marinheiros.
Houve uma vítima: o cozinheiro, de côr.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 14 de Abril de 1917)

Imagem do vapor "Caminha" em Lisboa
Foto de autor desconhecido

Características do vapor “Caminha”
1916-1917
Nº Oficial: N/s - Iic: H.C.A.M. - Porto de registo: Lisboa
Armador: Transportes Marítimos do Estado, Lisboa
Construtor: Schiffswerft Neptun A.G., Rostock, 05.1907
ex “Minna Horn”, F. Dampfer (H.C. Horn), Lubeca, 1907-1911
ex” Euripos”, Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1911-1916
Arqueação: Tab 2.763,00 tons - Tal 1.747,00 tons
Dimensões: Pp 89,60 mts - Boca 13,30 mts
Propulsão: Neptun A.G., 1907 - 1:Te - 9,5 m/h
Equipagem: 40 tripulantes

O vapor “Caminha” foi afundado pela artilharia do submarino alemão UC-71, no dia 7 de Abril de 1917, sob o comando do capitão Hans Valentiner, na baía da Biscaia, i.e. 30 milhas náuticas ou cerca de 56 km a Su-sudoeste do Cabo Ferrat, posição 45º22’N 02º48’W, quando em viagem de Lisboa para Rochefort.

Nota fornecida pelo ministério da Marinha: «O capitão e tripulantes do vapor “Caminha”, torpedeado na costa francesa, estiveram no Instituto de Socorros a Náufragos, onde lhes foram fornecidos socorros em dinheiro e guias de passagem para as terras das suas naturalidades.»
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 17 de Abril de 1917)
.....

Escuna "Três Macs"

Nota fornecida pelo ministério da Marinha:
«O navio torpedeado na costa espanhola é a escuna “Três Macs”, que saíra de Lisboa para Gibraltar com um carregamento de petróleo. Alguns dos tripulantes já vem a caminho de Lisboa.»
(In jornal “Comércio do Porto”, terça. 17 de Abril de 1917)

Características da escuna-motor “Três Macs”
1904-1917
Nº Oficial: 433 - Iic: H.F.M.P. - Porto de registo: Lisboa
Armador: J.M. da Silva Teles, Lisboa
Construtor: H. Parry & Son, Ginjal, Lisboa, 1904
Arqueação: Tab 130,03 tons - Tal 101,43 tons
Dimensões: Pp 28,21 mts - Boca 5,53 mts - Pontal 2,90 mts
Equipagem: 8 tripulantes

Escuna construída em aço e equipada com um motor de 60 cavalos, integrava a frota lisboeta de pequena cabotagem. Durante um serviço a contrato da Vacuum Oil Co., para o transporte de combustível, foi lhe dada ordem para parar pelo submarino alemão U-52, que se encontrava sob o comando do capitão Hans Walther, em 14 de Abril de 1917. Acto contínuo, a tripulação do submarino meteu a escuna a pique, com explosivos, na posição 36º39’N 07º22’W.

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