sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Museu Marítimo de Santos


Pinturas do espólio museológico

Durante a visita ao museu encontrei diversas peças achadas em naufrágios, algumas das quais muito antigas e por motivos óbvios muito interessantes, quer fossem dos próprios navios, vidros ou cerâmicas.
Foram feitas algumas tentativas para fotografar esses artefactos, todavia por estarem resguardadas em estantes de vidro, o efeito causado pelo reflexo das luzes anulou a melhor das intenções.
Foi no entanto possível registar imagens de algumas pinturas expostas, que pelo seu interesse estou a partilhá-las no blog, todas elas de grande simbolismo, porque as duas primeiras imagens correspondem a dois dos maiores naufrágios ocorridos durante viagens da Europa para a América do Sul (Brasil e Argentina) e as duas restantes são naufrágios que tiveram lugar durante os anos da IIª Grande Guerra Mundial.
O "Vandyk" foi afundado pela aviação alemã (Luftwaffe) e o vapor "Baden", que tantas vezes passou pelos portos nacionais, foi afundado pela tripulação durante o combate travado com navios das forças aliadas, para evitar a sua captura.

Navio de passageiros espanhol "Príncipe de Astúrias"
Naufragado em 05.03.1916

Navio de passageiros italiano "Principessa Mafalda"
Naufragado em 26.10.1927

Navio de passageiros inglês "Vandyk"
Naufragado em 10.06.1940

Navio de carga e passageiros alemão "Baden"
Naufragado em 25.12.1940

1 comentário:

canoasdomar disse...

Parabéns pelo seu blogue – Pelos excelentes relatos que documenta – Foi para mim uma bela surpresa tomar conhecimento dele – Vou segui-lo – Também conheci a situação de náufrago numa frágil piroga, ao longo de 38 dias nos mares do Golfo da Guiné – Depois de ter efetuado duas travessias – S. Tomé – Príncipe e S. Tomé – Nigéria, quis tentar a travesseia ao Brasil mas, além de ter sido traído por o pesqueiro que me havia prometido deixar na corrente equatorial, apanhei um violento tornado que me fez andar à deriva e viver dias e noites de grande incerteza, se bem que, por vezes, também alguns momentos de sublime magia e beleza. Aqui fica o título de uma postagem e o link – Um abraço pela vossa tão louvável dedicação - 26º Dia - Não tenho comida. Água também não. Estou a beber água do mar. Sinto-me um bocado fraco...Vou suportando, com um bocado de paciência até ver... Já estive à pesca mas não pesquei nada... Pormenores em http://www.odisseiasnosmares.com/2012/10/nao-tenho-comida-agua-tambem-nao-estou.html