terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O ovo de Colombo!...


Quem diria?


Não há nada como correr o mundo!
Encontrei esta placa à porta de um restaurante, muito perto do centro do Rio de Janeiro, bem próximo da Praça Mauá.
Não me dei à curiosidade de provar tal iguaria, mas posso assegurar ter contribuído para passar alguns dias divertidos, com base no inigualável poder criativo dos nossos irmãos do outro lado do Atlântico.
Rigorosamente impagável!
Haverá porventura forma melhor, para começar um novo ano?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Museu Marítimo de Santos


Pinturas do espólio museológico

Durante a visita ao museu encontrei diversas peças achadas em naufrágios, algumas das quais muito antigas e por motivos óbvios muito interessantes, quer fossem dos próprios navios, vidros ou cerâmicas.
Foram feitas algumas tentativas para fotografar esses artefactos, todavia por estarem resguardadas em estantes de vidro, o efeito causado pelo reflexo das luzes anulou a melhor das intenções.
Foi no entanto possível registar imagens de algumas pinturas expostas, que pelo seu interesse estou a partilhá-las no blog, todas elas de grande simbolismo, porque as duas primeiras imagens correspondem a dois dos maiores naufrágios ocorridos durante viagens da Europa para a América do Sul (Brasil e Argentina) e as duas restantes são naufrágios que tiveram lugar durante os anos da IIª Grande Guerra Mundial.
O "Vandyk" foi afundado pela aviação alemã (Luftwaffe) e o vapor "Baden", que tantas vezes passou pelos portos nacionais, foi afundado pela tripulação durante o combate travado com navios das forças aliadas, para evitar a sua captura.

Navio de passageiros espanhol "Príncipe de Astúrias"
Naufragado em 05.03.1916

Navio de passageiros italiano "Principessa Mafalda"
Naufragado em 26.10.1927

Navio de passageiros inglês "Vandyk"
Naufragado em 10.06.1940

Navio de carga e passageiros alemão "Baden"
Naufragado em 25.12.1940