quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os 52 anos do paquete “ Funchal “


A jóia da Coroa

Imagem do renovado paquete "Funchal"

Na semana em que está previsto que o paquete “Funchal” regresse ao mar, na perspectiva de ser mantido a navegar com a bandeira portuguesa, no mercado de cruzeiros nacional e internacional, regozijamo-nos pela motivação e sucesso da mais recente e obstinada aposta empresarial da Portuscale Cruises.


Confesso a minha decepção por não ter sido incluída a imagem do navio na minha primeira colecção de cromos, i.e. “Navios e Navegadores”, publicada em 1962 pela Agencia Portuguesa de Revistas, ao lado do “Infante D. Henrique” e do “Vera Cruz”, da Companhia Colonial, do “Príncipe Perfeito” e do “Índia”, da Companhia Nacional, ou do “Rita Maria” da Sociedade Geral. Mas ao lado da bandeira da Empresa Insulana, indicativa da companhia insular, lá estava a chaminé fumegante do “Funchal”, quiçá prenúncio de mais uma viagem de ligação à Madeira e às ilhas dos Açores.

Postais do navio da minha coleção

Vimo-lo a navegar de casco pintado em preto e em branco, praticamente desde as primeiras escalas que fez em Leixões, ainda com as cores da Empresa Insulana de Navegação, como navio de linha, servindo a intenção de diminuir a distância e as necessidades existentes entre continentais e insulares. Desde esses dias de há 50 anos atrás, gozava da particularidade única de não nos ser indiferente, porque era pequeno, singelo e esbelto de linhas e contornos.

Postais do navio da minha coleção

Características do navio em 1963
Nº Oficial: H-479 - Iic.: C.S.B.M. - Porto de registo: Lisboa
Cttor.: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/B, Helsingor,
                Dinamarca, Outubro de 1961
Arq.: Tab 9.823,97 tons - Tal 5.971,97 tons - Pm 2.975 tons
Dim.: Ff 152,79 mt - Pp 144,03 mt - Bc 19,08 mt - Ptl 7,91 mt
Prop.: Parsons Co., 1961 - 2:Tv - 2x6.900 Bhp - 18 m/h
Equipagem: Um total de 400 entre tripulantes e passageiros

Percorrendo as listas de navios nacionais e do Lloyds, constata-se que o navio em 1977, já se encontrava matriculado em nome da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, E.P., com algumas alterações em relação aos detalhes de origem, como segue:
Características do navio em 1977
Nº Oficial: I-454 - Iic.: C.S.B.M. - Porto de registo: Lisboa
Arq.: Tab 9.846,90 tons - Tal 6.892,60 tons - Pm 2.975 tons
Dim.: Ff 152,79 mt - Pp 144,03 mt - Bc 19,08 mt - Ptl 7,91 mt
Prop.: Stork Werkspoor - 2:Di - 9:Ci - 2x5.000 Bhp - 18 m/h
Equipagem: Um total de 400 entre tripulantes e passageiros

Postais do navio da minha coleção

Por volta de 1986, ou mesmo antes, depois de um longo período de profunda indefinição, que quase colocou o navio cortado a maçarico, num qualquer sucateiro próximo ou distante, foi encontrado um comprador que diligentemente decidiu manter o navio com base em Lisboa, muito embora tivesse sido transferido a propriedade para o Panamá, a coberto da empresa Great Warwick Inc., mas sem qualquer alteração nas principais características. Desde então o navio foi operado regularmente pela empresa Arcalia Shipping Co. Ltd., também sediada na República do Panamá.

Foto recente do "Funchal" de Luis Miguel Correia
Indiscutivelmente uma das melhores imagens de sempre

Sem comentários: