quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pensei que já tinha visto tudo…


A notícia do dia

O “bacalhau” – Imagem publicada no blog “Os meus sabores”

Realmente devo ter sonhado que já tinha visto tudo, mas afinal não vi! A notícia que hoje saiu publicada nas páginas do “Jornal de Notícias” e que abaixo transcrevo deu-me volta ao estômago, manhã cedo, logo ao pequeno-almoço, como segue:
«Um grupo de bacalhaus vivos enviados para o primeiro aquário português dedicado a este peixe chegou, segunda-feira, morto a Ílhavo, depois de todos os peixes terem ficado congelados durante o transporte. A Câmara de Ílhavo garante que uma nova remessa chegará a tempo da inauguração dia 16 de dezembro.
As três dezenas de bacalhaus juvenis, que iriam dar vida ao novo aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, foram fornecidos pelo Museu de Aalesunds, na Noruega. Os peixes foram transportados de avião para Lisboa, na segunda-feira, tendo seguido depois por estrada até Ílhavo.
À chegada ao município conhecido como a "Capital Portuguesa do Bacalhau", após a abertura das caixas de transporte, verificou-se que os peixes estavam envoltos em blocos de gelo.
Fonte da autarquia disse à agência Lusa que a empresa responsável pelo serviço de transporte está a apurar as responsabilidades no caso, assegurando que se mantém sem alteração a data de inauguração do aquário de bacalhaus - "em data a anunciar chegarão mais bacalhaus, a tempo da inauguração do aquário", adiantou.
O aquário dos bacalhaus custou cerca de 2,8 milhões de euros, 85% dos quais comparticipados pelo Programa Operacional da Região Centro - Mais Centro. O novo edifício desenvolve-se com ligação física direta ao atual edifício do Museu municipal e ao edifício do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, contemplando uma área para instalação do aquário para bacalhaus, uma área social e também uma zona dedicada às reservas do Museu.
O aquário, que corresponde a um prédio de três andares, irá acolher 150 bacalhaus de diferentes tamanhos e vegetação marinha, que podem ser observados à superfície e de diferentes ângulos, em espiral.» 
Inacreditável!...
Devo dizer que faço parte do grupo de pessoas que adoraram a ideia de ser anexado ao espaço do Museu Marítimo de Ílhavo um aquário com bacalhaus. Quando o Engº. Ribau Esteves deu a conhecer esta nova estrutura, aquando da sessão solene onde foram referidas as obras de aumento do museu, apercebi-me do interesse que o projeto do aquário podia vir a ter, dando a conhecer à população nacional e estrangeira que nos visita, um dos peixes cuja excelente utilização gastronómica nos habituou a vê-lo às postas, seco e sem cabeça.
Porém, nunca me ocorreu que pudesse vir a acontecer uma situação de pura negligência, levando os peixes a morrerem por congelamento, durante a viagem desde o museu norueguês até Ílhavo. Mais do que exigir responsabilidade pelo dinheiro gasto em vão, face à incúria e incompetência dos transportadores, deviam os mesmos ser severamente penalizados pela falta de aptidão adequada a um transporte de seres vivos, quando supostamente deveriam ter capacidade e conhecimentos para o realizar.

1 comentário:

Portuguesinha disse...

As coisas que se descobrem navegando na net. Desconhecia a existência de um aquário de bacalhaus.
Excluindo a consciência da crise financeira que vivemos e o desperdício monetário que neste contexto são os investimentos desta espécie, ainda assim, a ideia agrada-me. Não sei se terá sucesso, mas ao menos fica construído um edifício-aquário de três andares que agora, por assassinato por congelamento, aguarda os seus bacalhaus.