segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Navios de cruzeiros em Leixões


O “Saga Ruby”

O navio "Saga Ruby" em Leixões - Foto de José Modesto

Este foi o navio que efectuou a última escala em Leixões. Entrou no porto, como normalmente acontece, pelas sete horas da manhã, do passado dia 8 de Novembro, atracando no cais norte da doca nº1, prometendo à chegada cumprir uma visita dentro da maior regularidade. Mas infelizmente, para o ainda mais bonito dos navios que nos visita – é essa pelo menos a minha opinião -, esta vinda a Leixões teve desde logo um mau pronuncio, motivado por súbita doença num dos seus passageiros. Com efeito, um súbdito inglês, de 90 anos de idade, havia sofrido horas antes um ataque cardíaco, que obrigou ao seu imediato desembarque, tendo dado entrada supostamente ainda com vida no Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos, mas onde veio lamentavelmente a falecer.
Apesar de este ser um episódio compreensível, que admitimos possa acontecer em qualquer lugar e mesmo não se tratando de pessoa com idade avançada, o inesperado ocorreu quando pelas quatro horas da tarde, hora agendada para a saída do navio, com destino a Lisboa, a máquina principal recusou-se a trabalhar, devendo ter provocado algumas situações de embaraço, já que quando se trata do transporte de passageiros, há normalmente horários rigorosos a cumprir.
A empresa armadora providenciou imediatamente no sentido de fazer chegar a Leixões peças sobressalentes, de origem inglesa e japonesa, para ser realizada a indispensável reparação, efectuada em porto nos dias seguintes, pela equipa de competentes mecânicos a bordo do navio, supervisionada por um técnico, vindo de Inglaterra com esse objectivo.
É óbvio que seria impensável supor se o navio iria ter condições para continuar a viagem, com os passageiros a bordo, pelo que como também normalmente acontece a Saga Cruises, na sua qualidade de empresa proprietária do navio, viu-se na contingência de fazer regressar a Inglaterra os 567 passageiros embarcados, por avião, no decorrer do último sábado, dia 10 de Novembro e eventualmente devolver aos passageiros o valor recebido, correspondente ao valor atribuído à viagem deste cruzeiro.
As reparações efectuadas a bordo ficaram concluídas pelas dezanove horas, também no sábado, todavia já sem a urgência do cumprimento dos horários e porque se revelou fundamental ter o motor a funcionar durante várias horas. Confirmadas as necessárias condições de manobra e navegabilidade, saiu de Leixões pelas 11 horas da manhã de Domingo, para cumprir uma viagem até o estaleiro em Bremerhaven, na Alemanha, onde vai completar a reparação e oficializar a documentação obrigatória, que lhe vai assegurar a continuidade de operação no mercado de cruzeiros.

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