quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Curiosidades - A crise terá chegado ao mar?


Notícias da pesca

O Sr. Albino Rocha Tavares Santos, residente na Rua da Constituição, Porto, é um dos amigos reformados, que com alguma assiduidade desce ao rio Douro, entregando-se com paixão à prática da pesca lúdica, para melhor passar o tempo. Num desses momentos, encontrando-se a pescar no parque da Alfândega, (local muito frequentado pelos pescadores da cidade), a cerca de vinte minutos para a meia-noite do dia 19 de Outubro, notou o agitar frenético da sua cana, tendo de imediato recuperado a linha, confirmando a captura.
Surpresa maior e contra todas as expectativas, trazia bem preso no anzol um pequeno “bonito”, com cerca de 1 quilo. Quem poderia imaginar ver um atum no rio Douro, caso muito raro e sem paralelo, pelo menos durante os últimos 50 anos. Admitindo saber que o atum é um peixe que se desloca em cardume, acreditamos na possibilidade de também outros exemplares terem entrado no rio, certamente à procura de comida (peixes menores). Posto isto levanta-se uma questão que julgamos oportuna e pertinente; será que a crise já chegou ao mar ?

O amigo Santos, naturalmente feliz com o inesperado presente...

1 comentário:

Rui Amaro disse...

E ainda dizem que o estuário do Douro anda poluido!
Olha o que o Amigo Santos arranjou. Agora os "pescadores de canavial" vão todos a correr, lá para os lados do cais do Porto A à pesca dos "bonitinhos".
Outro dia foi a foca que andou para ai a passear ou melhor a nadar, agora tivemos um tunideo emigrante.Note-se que no estuário tem aparecido cavalas, uma espécie que não existia há muitos anos.
Saudaçõs Maritimo-entusiastas. È o sistema "Simplex" que está a dar resultado. Oh dás!
Saudações maritimo-entusiasticas
Rui Amaro