Porto de Leixões
O futuro está mais perto
Tanto quanto julgo saber, comungo da opinião pública que o porto de Leixões, limitado pelos espaços limítrofes não tem como crescer. Lembramos que a última modernização aconteceu à quase 40 anos, com a construção do Terminal de contentores Norte a as docas Nºs 2 e 4.
Se por um lado o município ficou privado de explorar a beleza natural da foz do rio Leça, aliado à destruição de monumentos históricos como a ponte Romana, tiraram-se enormes benefícios comerciais na área portuária. Tornava-se claro e evidente a constatação que o futuro passava pela contentorização, pelo que o progresso exigia adaptações necessárias a esse tráfego de navios e mercadorias.
Já os últimos anos mostram novas movimentações, tanto a nível do tráfego de passageiros em navios de cruzeiro, a que se junta um crescente interesse na passagem de veleiros pelo porto, alguns dos quais de dimensões bastante consideráveis. Apesar das contingências, parece-nos da maior justiça elogiar o trabalho da equipa Administrativa do porto, pelo interesse em continuar com a modernização das instalações portuárias em Leixões, lamentando apenas a falta de capacidade para aproveitar melhor o curso navegável do rio Douro, depois das obras magníficas realizadas na barra.
As imagens relativas ao novo Terminal de cruzeiros não deixam dúvidas, pelo interesse e arrojo demonstrado, na construção do cais e arranjo paisagístico prometido, revelando-se uma mais valia face ao cada vez maior comprimento e calado dos navios empregues actualmente. Já a Marina em projecto, se por um lado vai libertar e melhorar a capacidade da Marina actual para a prática da vela local, beneficiando em larga escala as escolas dos clubes residentes, vai a nosso entender ficar sujeita às fortes ressacas de mar vindas do quadrante Sudoeste, daí advindo potenciais avarias nos pontões e embarcações, principalmente durante Invernos mais rigorosos.
Se por um lado o município ficou privado de explorar a beleza natural da foz do rio Leça, aliado à destruição de monumentos históricos como a ponte Romana, tiraram-se enormes benefícios comerciais na área portuária. Tornava-se claro e evidente a constatação que o futuro passava pela contentorização, pelo que o progresso exigia adaptações necessárias a esse tráfego de navios e mercadorias.
Já os últimos anos mostram novas movimentações, tanto a nível do tráfego de passageiros em navios de cruzeiro, a que se junta um crescente interesse na passagem de veleiros pelo porto, alguns dos quais de dimensões bastante consideráveis. Apesar das contingências, parece-nos da maior justiça elogiar o trabalho da equipa Administrativa do porto, pelo interesse em continuar com a modernização das instalações portuárias em Leixões, lamentando apenas a falta de capacidade para aproveitar melhor o curso navegável do rio Douro, depois das obras magníficas realizadas na barra.
1 – Reordenamento do porto de serviço e recreio
Ao ver a imagem projectada do reordenamento previsto, nota-se um aumento em paralelo à actual Marina, que pensamos venha a ser utilizado como quadro dos navios da Armada. Se assim fôr, a ideia revela-se excelente porque a Marinha de Guerra à muito que merecia um espaço próprio, somos de opinião que o cais que vai ser construído bem poderia ser utilizado tanto interior como exteriormente. A forma rectilínea dos cais em vez de oblíqua traria vantagens, ao possibilitar a atracação de navios maiores, nacionais e estrangeiros, em permanência ou de visita ao porto, libertando espaço nas docas como vem acontecendo até agora.
2 – Terminal de cruzeiros e nova MarinaAo ver a imagem projectada do reordenamento previsto, nota-se um aumento em paralelo à actual Marina, que pensamos venha a ser utilizado como quadro dos navios da Armada. Se assim fôr, a ideia revela-se excelente porque a Marinha de Guerra à muito que merecia um espaço próprio, somos de opinião que o cais que vai ser construído bem poderia ser utilizado tanto interior como exteriormente. A forma rectilínea dos cais em vez de oblíqua traria vantagens, ao possibilitar a atracação de navios maiores, nacionais e estrangeiros, em permanência ou de visita ao porto, libertando espaço nas docas como vem acontecendo até agora.
3 – Leixões 2010.
Vamos aguardar ansiosamente a chegada de 2010. Como costumamos dizer o futuro já vem tarde mas valeu a pena esperar. E que este futuro venha depressa, na firme convicção de que o país ganhou mais uma aposta, nos percursos ainda sinuosos neste início do século XXI.
Vamos aguardar ansiosamente a chegada de 2010. Como costumamos dizer o futuro já vem tarde mas valeu a pena esperar. E que este futuro venha depressa, na firme convicção de que o país ganhou mais uma aposta, nos percursos ainda sinuosos neste início do século XXI.
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