quarta-feira, 23 de outubro de 2013

História trágico-marítima (LXXXI)


Barca “ Nova Sympathia “ (2)
1897 - 1899
Armador: Vareta, Santos & Comandita, Porto

A barca “Beltana” ancorada em porto Australiano
Foto «State Library - Governo do Estado Sul da Austrália»

Naufrágio
Por telegrama ontem recebido do Pará sabe-se haver naufragado a 17 do corrente, a leste de Salinas, baía na costa norte do Estado do Pará, no Brasil, a barca “Nova Sympathia”, pertencente à praça do Porto, salvando-se a tripulação.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta, 22 de Novembro de 1899)

Identificação do navio
Construtor: Sir James Laing, Sutherland, 04.1869
ex “Beltana”, W. Stevens, Londres, 1869-1876
ex “Beltana”, A.L. Elder & Co., Londres, 1876-1897
Arqueação: Tab 734,00 tons
Dimensões: Pp 52,58 mts - Boca 10,24 mts - Pontal 5,85 mts
Propulsão: À vela
Capitão embarcado: José de Oliveira da Velha

A barca “Nova Sympathia”
Este navio, que naufragou na costa norte do Estado do Pará (supostamente na Ilha de Caité, próximo da cidade portuária de Bragança), pertencia aos srs. Vareta, Santos & Comandita, da praça do Porto, era construída de ferro e teca, com a 1ª classe do Lloyds Inglês, tinha a capacidade de 1.000 toneladas, e seguia de Cardiff com um carregamento de carvão para o Pará.
Era um dos melhores navios da marinha mercante nacional, o que representa uma perda importante para a depauperada navegação portuguesa.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta, 23 de Novembro de 1899)

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