Histórico comercial do lugre bacalhoeiro “Vencedor” (Iº)
1903 – 1909
Armador: José Joaquim Gouveia, Porto
Construtor: D. R. Andersson, Carlshamn, Suécia, Maio de 1871
Imagem do lugre-patacho "Vencedor" encalhado
numa das linguetas na Cantareira, à Foz do Douro
Imagem da colecção de Francisco Cabral
numa das linguetas na Cantareira, à Foz do Douro
Imagem da colecção de Francisco Cabral
Nº Oficial: -?- - Iic.: H.G.Q.R. - Registo: Lisboa
a) ex lugre-patacho "Mary", N. Olsson, Helsingborg, 1871-1895
b) ex "Minho", J. F. Ribeiro de Magalhães & Fº., Porto, 1896-1902
Arqueação: Tab 304,67 tons - Tal 289,44 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 37 tripulantes – 32 canoas
Capitães embarcados: Manuel Simões Peixinho (1903 a 1906) e Vitorino Fernandes Mano (1907 a 1909)
Ancorado no Douro em local situado em frente ao Gaz, devido à força da corrente da cheia de 1909, partiram-se-lhe as amarras, vindo rio abaixo na manhã do dia 23 de Dezembro, até encalhar numa das linguetas da Cantareira, próximo à Foz. Depois de desencalhado, em virtude das avarias sofridas no casco, deve ter sido mandado desmantelar no final do mês de Janeiro de 1910.
a) ex lugre patacho “Mary”
1871 – 1895
Armador: N. Olsson, Helsingborg, Suécia
Nº Oficial: -?- - Iic.: H.C.S.W. - Registo: Helsingborg
Arqueação: Tab 259,00 tons - Tal 247,00 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: N. Olsson (1871 a 1875); C.F. Jonsson (1876 a 1877); C.F. Jorgensson (1878 a 1880); C.F. Jonsson (1881 a 1884) e Mansson (1885 a 1895)
b) ex lugre-patacho “Minho”
1896 - 1902
Armador: J. F. Ribeiro de Magalhães & Filho, Porto
Nº Oficial: -?- - Iic.: H.G.Q.R. - Registo: Porto
Arqueação: Tab 304,67 tons - Tal 266,22 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: Reis (1896 a 1898); Faustino Alberto Valério (1899 a 1901) e Jorge Forte Homem (1902)
a) ex lugre-patacho "Mary", N. Olsson, Helsingborg, 1871-1895
b) ex "Minho", J. F. Ribeiro de Magalhães & Fº., Porto, 1896-1902
Arqueação: Tab 304,67 tons - Tal 289,44 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 37 tripulantes – 32 canoas
Capitães embarcados: Manuel Simões Peixinho (1903 a 1906) e Vitorino Fernandes Mano (1907 a 1909)
Ancorado no Douro em local situado em frente ao Gaz, devido à força da corrente da cheia de 1909, partiram-se-lhe as amarras, vindo rio abaixo na manhã do dia 23 de Dezembro, até encalhar numa das linguetas da Cantareira, próximo à Foz. Depois de desencalhado, em virtude das avarias sofridas no casco, deve ter sido mandado desmantelar no final do mês de Janeiro de 1910.
a) ex lugre patacho “Mary”
1871 – 1895
Armador: N. Olsson, Helsingborg, Suécia
Nº Oficial: -?- - Iic.: H.C.S.W. - Registo: Helsingborg
Arqueação: Tab 259,00 tons - Tal 247,00 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: N. Olsson (1871 a 1875); C.F. Jonsson (1876 a 1877); C.F. Jorgensson (1878 a 1880); C.F. Jonsson (1881 a 1884) e Mansson (1885 a 1895)
b) ex lugre-patacho “Minho”
1896 - 1902
Armador: J. F. Ribeiro de Magalhães & Filho, Porto
Nº Oficial: -?- - Iic.: H.G.Q.R. - Registo: Porto
Arqueação: Tab 304,67 tons - Tal 266,22 tons
Dimensões: Pp 36,79 mts - Boca 7,99 mts - Pontal 3,87 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: Reis (1896 a 1898); Faustino Alberto Valério (1899 a 1901) e Jorge Forte Homem (1902)
Que bueno el descubrimiento de su blog ...La Mar es nuestro mundo..desde este pequeño blog del Trafico y noticias desde el Puerto de la Luz les mandamos un saludo http://bermaxofotos.blogspot.com.es/
ResponderEliminar